TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista de Exercício Sobre Redes de Computadores

Por:   •  30/9/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.287 Palavras (10 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 10

Lista 1 – A

1. As redes de computadores podem apresentar-se em configurações diferentes e assim podem ser definidas como LAN, MAN e WAN. Diferencie-as.

LAN - pode chegar a poucos quilômetros de extensão. Largamente usada para conectar estações de trabalho e compartilhar recursos. São restritas. Permite definir taxas de desempenho nominais e são fáceis serem administradas. Geralmente usam cabos nos quais as estações são conectadas (Redes locais sem fio são explicadas mais a frente). Taxas de transmissão que variam de 10Mbits/s a 10Gbits/s. Topologias LAN: Barramento, Anel, Estrela, Árvore e Híbrida;

MAN - Metropolitan Area Networks (MANs) e LANs fazem parte do que se convencionou chamar de tecnologias de acesso à Internet. Abrange até mesmo uma cidade inteira. São mais rápidas e permitem que empresas com filiais em bairros diferentes se conectem entre si.

WAN - Também chamada de rede de longa distância. Abrange uma área maior que apenas uma cidade. A Internet é o melhor exemplo de uma WAN.

2. As redes wireless são uma evolução das nossas redes de computadores e hoje em dia mostram-se dominantes nos ambientes por diversos fatores que as tornam vantajosas. Sabendo disso, cite/demonstre uma situação real onde se justifica a utilização de uma rede sem fio.

As redes sem fios surgiram da necessidade de ultrapassar os limites impostos pela rede física. Junto com o surgimento dos computadores pessoais e dos dispositivos mobile, foi imprescindível uma conexão à altura de tal façanha e que tivesse as mesmas características desses dispositivos: a mobilidade. É inviável a utilização de um smartphone via cabo para ter acesso a internet. Esse seria um exemplo muito comum da importância das redes wireless.

3. Observe a figura abaixo:

Assinale a resposta correta. Do ponto de vista físico, que topologia(s) possui a figura representada? Explique sua resposta.

A primeira figura seria Barramento e a segunda seria Estrela. A primeira representa computadores ligados sequencialmente, através de um canal, o que nos leva a melhor definição de um Barramento. A segunda nos mostra computadores ligados através de um ponto físico, o que nos remete a topologia Estrela.

4. A topologia física de rede que apresenta uma configuração, onde vários nós são conectados através de uma controladora de comunicação recebe qual denominação? Explique.

A topologia Estrela é a que melhor descreve o enunciado. Ela possui um controlador centralizador ligados a vários outros computadores.

5. Quais são os tipos de redes de computadores e qual a motivação para estudá-las separadamente?

Os principais tipos de redes de computadores vistos em sala são: LAN, WLAN, MAN e WAN. Cada um desses tipos possui características que os diferenciam. Dessa forma, é muito importante estuda-los separadamente a fim de compreender amplamente sobre os mesmos.

A motivação de estudar estas redes é que cada uma delas possui características peculiares que afetam a decisão do que esperar delas em termos de desempenho e outras características para atender as necessidades.

6. Quais são os parâmetros que permitem diferenciar as redes de computadores?

Os principais parâmetros para diferenciar uma rede de computador são: tamanho, tecnologia de transmissão e topologia.

Cobertura geográfica, tecnologias do meio de comunicação, velocidade de comunicação e taxa de erro característica do meio de transmissão.

7. Quais são as características de uma MAN?

É uma rede de transporte, isso é, não tem Hosts ligados diretamente nela. Interliga LANs e WANs. Semelhante à tecnologia LAN, só que cobrem distâncias muito maiores numa região metropolitana. Utiliza protocolos de rede WAN (ATM, MPLS) e protocolos derivados de redes LAN (MetroEthernet).

8. Quais são as características de uma WAN?

É uma rede de transporte. Não tem Hosts ligados diretamente nela. Interliga LANs e MANs. É uma rede formada para interligação de LANs e MANs localizadas em regiões fisicamente distantes. Taxas de Transmissão iguais ou MENORES que das LANs. Taxas de erro maiores que das LANs. Pode ter acesso público (Ex. Internet). Grande área de cobertura. Podem ser redes nacionais ou internacionais. Usam    linhas    de    transmissão    de    dados    de    grandes    operadoras    de telecomunicações.

9. Defina o significado de LAN e WAN e compare suas características mostrando suas diferenças e suas semelhanças.

LAN - Local Area Network e WAN - Wide Area Network;

Semelhanças: A taxa de transmissão que pode ser igual;

Diferenças: LAN tem hosts ligados a ela e WAN não (é só rede de transporte de dados). LAN tem cobertura geográfica bem menor que a da WAN. LAN tem alta taxa de transmissão (BPS) e WAN tem velocidade menor. LAN tem baixa taxa de erro e WAN pode ter algum erro na transmissão devido às distâncias e tecnologia de transmissão utilizada. LAN está em propriedade privada e WAN normalmente em propriedade pública ou de concessionárias de serviços de telecom. Os protocolos de comunicação são diferentes por atenderem características diferentes de tecnologia de rede.

10. Defina o significado de WAN e MAN e compare suas características mostrando suas diferenças e suas semelhanças.

MAN – Metropolian Area Network e WAN - Wide Area Network;

Semelhanças: São redes de transporte, não têm hosts ligados diretamente nelas e a taxa de transmissão que pode ser igual;

Diferenças: WAN tem cobertura geográfica maior que a da MAN. MAN tem alta taxa de transmissão (BPS) e WAN tem velocidade menor. MAN tem baixa taxa de erro e WAN pode ter algum erro na transmissão devido às distâncias e tecnologia de transmissão utilizada. MAN pode usar alguns protocolos de rede WAN e LAN, mas WAN tem seus próprios protocolos de comunicação.

11. Monte um quadro comparativo que mostre as diferenças e as igualdades das LANs, MANs e WANs.

LAN

MAN

WAN

Nome

Local Area Network

Metropolian Area Network

Wide Area Network

Rede terminada/transporte

Tem host ligado nela

Não tem host ligado nela

Não tem host ligado nela

Cobertura geográfica

Limitada

Cobertura de uma área metropolitana, bairro, pequena cidade, campus

Grande cobertura (mundial)

Taxa de erro

Baixa

Alta

Algum erro

Velocidade (BPS)

Alta

Alta

Menor que LAN e MAN

Protocolos

Específicos de LAN

Usa protocolos adaptados da LAN e WAN

Específicos de WAN

Propriedade

Privada

Pública ou concessão

Pública ou concessão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (107.8 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com