TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lista de Exercícios de Redes de Computadores

Por:   •  21/10/2022  •  Exam  •  656 Palavras (3 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 3

1 – Redes são um sistema muito heterogêneo, isso faz com que a complexidade para lidar com todas as suas funcionalidades se torne muito complicada. A ideia então é dividir para conquistar, ou seja, reduzir os problemas em camadas específicas que irão lidar com um tipo de serviço. A modularização permite uma manutenção facilitada e atualizações do sistema sem a necessidade de troca de componentes de rede.

2 – O modelo OSI foi idealizado antes mesmo dos protocolos, isso fez com que desenvolvedores, sem a experiência necessária, deixassem o projeto bastante genérico e consequentemente sem a noção ideal do que incluir em cada camada. Com isso, um dos problemas foi resultar o modelo em 7 camadas, sendo maior do que o necessário. O modelo TCP/IP se beneficiou de os protocolos já terem sido criados, por decorrência ao ARPANET e a necessidade de interligação de várias redes de maneira uniforme. Por isso ele foi o modelo mais próximo que a internet se embasou, mesmo o OSI tendo as suas importâncias, principalmente nas duas camadas mais baixas.

3 – Para exemplos de broadcast temos as redes sem fios e o protocolo ARP (cola: resolução de endereços (conversão) da camada de internet em endereços da camada de enlace. A requisição é via broadcast, não a resposta que será unicast). Para exemplos de multicast temos as chamadas de vídeo e jogos multiplayer.

4 – João Monlevade possui sim serviço de 4g. Pela Claro a partir de 20gb o valor sai R$ 79,99. A tim e a Oi são outros dois exemplos de operadoras que fornecem 4g para a cidade. A tecnologia começa com as operadoras recebendo o sinal através de fibras ópticas e elas são repassadas para os clientes pelas antenas através de ondas magnéticas.

5 – Para se instalar uma rede Ethernet pode ser utilizado cabos de cobre par trançado, fibra óptica, cabo coaxial. O mais barato é o cabo de cobre par trançado e o mais rápido seria o cabo de fibra óptica, mais especificamente os de lasers semicondutores.

6 – O sinal tanto da rede quanto Wi-Fi são transmitidos via broadcast, e se torna necessário então uma forma de controlar o acesso ao canal compartilhada. E é por isso que a camada de enlace se torna necessário, pois ela vai ter uma subcamada que irá controlar esse controle de acesso ao meio. Mac address

7 –  

  1. Estabelecer conexão pode ser entendido como a ligação entre duas extremidades que irão comunicar entre si afim de transmitir dados, bits, informação utilizando o protocolo TCP.
  2. É possível que em determinado momento um transmissor mais rápido esteja mandando altas quantidades de dados para um receptor mais lento. Afim de evitar o que chamamos de congestionamento é necessário na arquitetura de rede existir um controle de fluxo. A rede em si também pode ficar sobrecarregada e cada computador quando perceber esse congestionamento deverá reduzir sua demanda idealmente.
  3. É a comunicação orientada a conexão que irá garantir que dados sejam entregues de uma origem até o destino. Se encontra na camada de transporte.
  4. Parte lógica que irá tratar erros, endereçamento de um dispositivo, controle de fluxo e controle de acesso ao meio é tudo o que o enlace lida em um canal de transmissão.
  5. Datagrama seria um serviço não orientado a conexões, como por exemplo UDP, já que não é possível ter uma garantia de confirmação de recebimento pelo receptor, uma analogia possível ao telegrama. É possível, porém existir datagramas confirmados para garantir uma confiabilidade. Os quadros são da parte de enlace de mascarar erros para que a camada de erro não possa ver. Então é criado um quadro de dados que o receptor deverá retornar quadro por quadro se o serviço for confiável. E por fim na camada de transporte um pacote é chamado de segmento.

8 –

  1. Com conexão
  2. Sem conexão
  3. Com conexão
  4. Com conexão
  5. Com conexão
  6. Sem conexão
  7. Com conexão
  8. Sem conexão
  9. Com conexão

    9 –

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (27.6 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com