TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MELHORES FORMAS DA COPIA DE SEGURANÇA “BACKUP”

Por:   •  17/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.259 Palavras (14 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

          Projeto Profissional Interdisciplinar IV

                                                                 Setembro/2013

                                               

MELHORES FORMAS DA COPIA DE SEGURANÇA

“BACKUP”

                                                                Sumario

Introdução

     Umas das primeiras coisas que já se deve ter quando for se for implantar um sistema e ter um planejamento sobre a forma de backup, como será aplicado, de quanto em quanto tempo deve ser feito esse backup, são essas umas das questões a serem levantadas para que se possa por em pratica. Pois mesmo havendo um sistema parrudo com melhores hardwares, e softwares esta sujeito a falhas. Iremos ver nesse trabalho informações sobre melhores praticas de backup mais utilizado e mais seguro onde que a prevenção vale tudo.

1 – CAPITULO

 MELHORES FORMAS DE BACKUP

 O usuário infelizmente só procura o backup quando ele realmente precisa, assim isso se ele fez realmente esta copia de segurança. Hoje com a tecnologia temos vários recursos para se fazer os backups onde gerenciados por , dispositivos de armazenamento,  softwares, serviços online pagos e gratuitos. Queremos tornar esta pratica tão simples e importante um habito corriqueiro para os usuários que não esta atento a sua a sua copia de segurança.

O que é Backup?

Para entendermos melhor sobre backup precisamos entender o que é temos que saber a importância dos dados, mas para medirmos isso vamos imaginar qual consequência você teria em ter os dados e arquivos inacessíveis ou ate perdidos, Para você saber o quão importante são seus arquivos, imagine o que aconteceria se você os perdesse. Qual seria sua reação ao saber que seu acervo de mais de 10 mil músicas simplesmente sumiu? O que você faria se descobrisse que os arquivos de seu trabalho de conclusão de curso estão todos danificados? Quais seriam as conseqüências ao descobrir que o CD onde você guardou a única cópia de uma importante apresentação de slides está quebrado? O que diriam os seus amigos ao descobrirem que, por uma falha em seu computador, você perdeu todas as fotos daquele grandioso evento que vocês foram? Qual a desculpa que você daria ao seu chefe ao constatar que aquele relatório de mais de 100 páginas está corrompido?

Então se diante dessas situações você identificou a melhor forma de ter uma segurança de se recuperar esses arquivos é fazendo backup uma copia de segurança de seus arquivos.

É uma parte importante na administração de qualquer servidor. Por mais confiável que seja a maquina, desastres acontecem, sem falar na possibilidade de um erro humano. Sem backups regulares, é apenas questão de tempo ate que você tenha problemas e perca dados importantes.

Fazer copia de segurança e ter seus dados e arquivos copiados e salvos com segurança em CD-ROM, DVD, disco rígido, fitas magnéticas, copia via rede, e alguns serviços online. Onde nos garante termos segurança de poder recupera-los.

Outra forma de assegurar seus dados e arquivos e o espelhamento de disco, geralmente são feitos para garantir que a unidade física mais frágil do computador esteja disponível em tempo integral.

Para que serve o backup?

 Podemos entender que o backup é uma copia de segurança dos arquivos, que é simplesmente você ter seus arquivos guardados que possam ser recuperados caso venha a ter algum problema nos arquivos e dados originais.

Mas também o backup e utilizado como consulta de informações algum dado que não se tem mais na ultima atualização do sistema ou algum arquivo que não tem mais no sistema necessita de consulta. Com isso e importante a finalidade dos seus dados e arquivos e também se for o caso definir qual frequência ele é atualizado para se definir o intervalo no qual as copias devem ser feitas.

Quantas copias de segurança devo fazer?

Para que seja definido a quantidades de copias de arquivos deve se levar em consideração duas coisas, quanto seus arquivos são importante e a quantidade de dispositivos ira utilizar para fazer backups, isso é claro para dispositivos físicos pois isso não se aplica em serviços online. É de trivial a importância esses parâmetro, pois quanto mais dados, mais backups devem ser feitos.

Com isso como devemos agir para adquirirmos um serviço de backup confiável, ira depender também das condições financeiras da organização, no caso de uma empresa de grande porte e comum a contratação ou ate a criação de centro de dados (data centers) próprios para que seja gerenciado seus backups. Umas empresas de porte médio ou pequeno optam por servidores específicos para esses fins que como exemplo, um esquema de replicação de dados baseados em RAID. Outra forma também seria o backup a através de uma pequena rede.

Já para os usuários comuns esse tipo de backup não se em caixa pois se seus  dados forem perdidos não irá prejudica-lo formalmente pois serviços são mais simples podem, ser feitos mais simplesmente com utilização de CDs, DVDs, ou Hds externos, e até pendriver.

2- CAPITULO

FORMAS DE BACKUPS

Depois de obter as informações de como e quando efetuar esse processo de backup iremos abordar quais formas mais utilizadas para se fazer o backup  junto com suas  vantagens de desvantagens que cada uma nos proporciona.

 Backup Completo

O backup completo consiste em você ter as copias dos arquivos por completo onde que você acaba tendo todos os arquivos armazenados mesmo que haja alteração.

Existe o lado bom desse modo de copia de segurança e que todos sempre estarão seguros e copiados mas se não ter um dispositivo com grande capacidade isso será um problema pois e desnecessário você ter os mesmos arquivos copiados sendo que não houve alteração.

Backup Diferencial

Fazer uma copia de arquivos segura do tipo diferencial exige um pouco mais de paciência e atenção. Ele consiste em salvar todos os arquivos que foram completamente alterados desde o último backup completo realizado. Para isto, é preciso saber quais arquivos foram inseridos na última cópia de segurança e também saber quais sofreram grandes modificações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (141.4 Kb)   docx (28.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com