TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DETERMINAR A MELHOR FORMA DE TRANSPORTAR PRODUTOS ÚMIDOS NAS INDÚSTRIAS ALIMENTÍCIAS

Por:   •  20/10/2019  •  Artigo  •  1.993 Palavras (8 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 8

ALEXANDRE LATOELIS

ID DO SISTEMA GÊNIO: 7544

DETERMINAR A MELHOR FORMA DE TRANSPORTAR PRODUTOS ÚMIDOS NAS INDÚSTRIAS ALIMENTÍCIAS

Projeto apresentado como requisito para obtenção de nota parcial à disciplina de PROJETOS EDUCACIONAIS do curso EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA ministrado por Gênio Sistema Educacional.

JACAREZINHO/PR

2016

  1. TEMA/TÍTULO DO PROJETO A SER DESENVOLVIDO

       Determinar a Melhor Forma de Transportar Produtos Úmidos nas Indústrias Alimentícias

  1. DELIMITAÇÃO DO TEMA

        Este projeto educacional tem o intuito de informar sobre qual seria a melhor forma de transportar produtos úmidos nas indústrias alimentícias. Os meios de transporte aqui apresentados serão os seguintes; a esteira transportadora, o transporte helicoidal ou rosca-sem-fim e o sistema de transporte pneumático, que são os que proporcionam um menor custo benefício para as indústrias e ainda são indicados para transportar inúmeros tipos de grãos, diversos tipos de produtos, inclusive produtos úmidos. A característica principal deste processo é que o material transportado é levado ao destino final com economia, agilidade, e sem perdas no decorrer do transporte. Por meio de uma metodologia de estudo baseada na pesquisa bibliográfica buscou-se estudar o processo de transporte aqui detalhado. E diante desse aspecto, o presente estudo apresenta os tipos de transporte mais eficientes, suas características construtivas e as diversas aplicações. Sendo que o sistema de transporte helicoidal é o que se destaca como sendo o que geraria um melhor custo benefício no transporte de produtos úmidos.

  1. OBJETIVO GERAL

Determinar a melhor forma de transportar produtos úmidos nas indústrias alimentícias brasileiras, servindo de base para ser apresentado em cursos técnicos profissionalizantes ligados á área industrial.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Indicar qual seria a melhor forma de transporte para produtos úmidos em uma indústria.

Analisar outros meios de transporte de produtos nas indústrias.

Verificar novas possibilidades de economia de materiais e de redução de mão de obra.

  1. JUSTIFICATIVA

O presente projeto educacional da área de educação profissional tem como objetivo analisar três tipos de modalidade de transporte de produtos, realizados nas indústrias e ou empresas de nosso país, de forma simples e clara para o pleno atendimento das necessidades de economia e rapidez dos serviços de transporte realizados.

Ao focar qual seria a melhor forma para transportar produtos úmidos em uma indústria, primeiramente serão demonstrados três formas de transportes considerados econômicos e eficazes no transporte de inúmeros produtos, grãos, cereais, etc. Mais que, no transporte específico de produtos úmidos o modo mais eficaz seria aquele realizado pelo sistema de transporte helicoidal, conhecido também como sistema de transporte rosca-sem-fim.

Sendo assim, os sistemas de transporte aqui explanados serão os seguintes; o transporte realizado através de esteiras, o helicoidal/rosca-sem-fim e o pneumático.

Bem como também citaremos alguns programas de controle da qualidade, realizados nas indústrias/empresas que são de extrema importância para que seja garantida a qualidade dos produtos ofertados aos seus clientes.

Sendo que os novos procedimentos adotados referentes às operações logísticas, contudo, deram-se, em geral, de modo empírico (MARTINS et al., 2004). Entretanto, após a abertura do mercado, importantes mudanças têm ocorrido nos vários setores da economia no intuito de reposicionar as empresas no ambiente competitivo imposto pela entrada de empresas de capital estrangeiro no país.

E com tais inovações, os transporte de diversos produtos dentro das indústrias passaram a ser realizados com a utilização de meios modernos e mais ágeis como, por meio de correias transportadoras, elevadores, transportadores helicoidais e outros equipamentos, sendo que em todos é primordial que falhas sejam evitadas, por isso tem-se de procurar soluções otimizadas ou que tenham bons resultados. Independente da forma, boa parte dessas soluções se utilizam da automação e do controle de sistemas.

Segundo Moraes & Castrucci (2001) a automação surge da necessidade de flexibilidade, menores custos de trabalho, redução das perdas materiais e custos de capital, maior controle das informações relativas ao processo e maior qualidade das informações, o que oferece subsídios para o melhor planejamento e controle da produção.

Almejar a perfeição, requisitando processos mais rápidos, limpos, seguros e eficientes, se torna um objetivo básico para as empresas atuais do ramo industrial.

Sendo que o transporte de produtos realizado pelo sistema helicoidal/rosca-sem-fim, traz inúmeros benefícios ás indústrias como, por exemplo; rapidez, eficiência, economia, preservação dos produtos, vantagens no transporte realizado entre curtas distâncias, e principalmente é aconselhável o realizar em se tratando de produtos úmidos, onde o sistema helicoidal não o danifica e nem se prende no equipamento.

Sendo que este projeto educacional é relevante pelo fato do mesmo apresentar soluções, e ser eficiente em sua aplicação futura por parte dos alunos que escolherem uma profissão ligada à área industrial.

  1. FINALIDADE/PÚBLICO ALVO

A finalidade a ser atingida através deste projeto é buscar qual seria a melhor forma de transporte para produtos úmidos em uma indústria e ou empresa.

  1. METODOLOGIA

A pesquisa foi realizada através de um método que é o estudo bibliográfico, tendo como base o acompanhamento das áreas das indústrias, em especial a que envolve os meios de transporte utilizados no transporte interno de diversos produtos nas indústrias alimentícias.

Lück (2003) afirma que:  

Elaborar projetos caracteriza-se como processo de construção de conhecimentos e compreensão de uma realidade, orientado pelo espírito científico sempre aberto e questionador das pessoas participantes e não, simplesmente, por esquemas formais de sua elaboração.

O sistema de movimentação ou manuseio de produtos secos, úmidos, de grãos dentre muito outros, tem grande importância em uma indústria ou em uma unidade armazenadora. Pesquisas demonstram que os danos mecânicos causados aos produtos, tanto em intensidade quanto no ponto onde o produto recebe o impacto, ocorrem devido ao uso inadequado dos equipamentos ou de equipamentos inapropriados para a movimentação dos produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (140.3 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com