TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Com a globalização as empresas procuram a melhor forma de atender seus clientes oferecendo uma demanda de produtos e serviços com qualidade e eficiência.

Por:   •  6/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.511 Palavras (7 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Com a globalização as empresas procuram a melhor forma de atender seus clientes oferecendo uma demanda de produtos e serviços com qualidade e eficiência.

        Alguns fatores contribuem para um serviço eficaz e certamente nada daria certo sem o planejamento adequado para implantar os recursos necessários antes da instalação efetiva do negócio.

Trabalho de PPCP

A área de planejamento é responsável pela realização da estrutura do projeto de uma empresa. Isto inclui coletar informações de mercado, demanda e procura por produto e produto oferecido. Comportamento do mercado financeiro nos períodos anteriores e atuais e de demanda futura. Busca por material de qualidade e de fornecedores de confiança e com preços atraentes e outros aspectos que contribuam para a execução do que foi planejado. É, portanto, o ponto de partida para a criação e crescimento de um ambiente estruturado.

O controle de produção é responsável pela qualidade, ampliação, aumento ou redução da produção de um produto, conforme a necessidade ao que se designa ou de acordo com sua demanda.

Um controle eficaz permite que uma empresa possa sobreviver às crises financeiras e até mesmo expandir seus negócios para outros mercados, internos ou externos ou obter melhores rendimentos na área de atuação visando maximizar seus lucros.

Independente do tipo de empresa, seja ela estatal, privada ou mista, todas terão que, em todo momento planejar, sejam os recursos financeiros ou materiais e até pessoas. Independente do seu tamanho ou seguimento.

O planejamento de uma empresa não fica retido somente no seu organograma de funções. Vários aspectos deverão ser analisados antes da implementação e até mesmo durante sua atividade.

Uma empresa funciona com vários setores e cada setor deve ter seu planejamento estrutural para a “engrenagem” principal funcione de maneira correta. Podemos afirmar que cada setor é um “cliente” de outro, assim devemos atender os setores de uma forma plena e com qualidade, desta forma, o negocio tem uma funcionalidade eficiente e eficaz.

Eficiência e eficácia

        A discussão sobre ser eficiente (fazer uma tarefa com a maior qualidade possível, com planejamento e execução precisa e detalhista) ou ser eficaz (obter o melhor resultado com menor dispêndio de energia, não necessariamente gastando mais tempo ou prazo para isso) é um debate com muitas vertentes e defensores de ambos os lados. 

        Não podemos mais nos deter em ter um produto/serviço barato ou de qualidade. Esta mentalidade retrógada era adotada por grandes empresas, em conseqüência, algumas empresas menores também tinham essa mesma idéia.

        Discussão muito comum entre as áreas de negócios (comercial) e de projetos. O produto seria feito com rapidez e sem qualidade ou barato e atenderia o prazo? Qualidade e agilidade nunca caminharam lado a lado.

Planejamento Estratégico, Tático,  Operacional

        - Planejamento estratégico é o que defina as estratégias de longo prazo da empresa, contribuem na definição de missão, visão e valores da empresa. Colabora na concepção dos objetivos e analise dos fatores internos e externos do negócio. É o mais amplo de todos e atinge toda a organização, processo gerencial que determina o rumo da empresa, otimizando a relação da empresa com o seu ambiente.

        Processo permanente e contínuo, sempre voltado e visando o futuro racional nas tomadas de decisão e dos recursos organizacionais de forma eficiente, podendo gerar mudanças e inovações na empresa. Normalmente as decisões são tomadas por proprietários ou diretores.

        - Planejamento tático faz a intermediação entre os planejamentos estratégico e operacional. Normalmente projetado em médio prazo, abrangendo cada unidade da organização, recebe as orientações do planejamento estratégico e transforma em ações dentro das unidades da empresa.

        - Planejamento operacional formaliza os objetivos e procedimentos, por em pratica as ações antes desenvolvidas pela gerencia de nível tático. O planejamento operacional esta ligado diretamente a área técnica de execução do plano de ação.

Envolve cada tarefa ou atividade de forma isolada buscando o alcance de metas especificas.

        O planejamento operacional ajuda a colocar em pratica os planos táticos de cada setor da empresa.

        Devemos salientar que o planejamento operacional deve conter os recursos necessários para sua implantação, procedimentos a serem adotados, resultados esperados, prazos e responsáveis pela a ação.

Importância, Finalidade e Funções do PCP

        Segundo Moreira (1999) a palavra “produção” está relacionada mais intrinsecamente às atividades industriais. A atividade industrial, em sua forma mais característica, implica na fabricação de um produto físico e tangível.

        Sua importância é fundamental para uma organização ptodutiva uma vez que qualquer  operação e toda natureza necessita ser planejada e controlada para que os objetivos sejam alcançados dentro dos prazos previamente estipulados e alcançando a qualidade do produto final.

        Planejar e controla significa garantir que os recursos produtivos estejam disponíveis na quantidade e momentos certos e com a qualidade adequada para seu fim,

        A finalidade do PPCP é aumentar a eficiência e eficácia do processo produtivo da empresa, planejando a produção e controlando seu desempenho. Exerce função dupla, estabelecendo antecipadamente o que a empresa deverá produzir e de com e quanto deverá dispor de recursos (matéria-prima, máquinas e equipamentos, pessoas, estoques...) para a produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (81.6 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com