TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Melhor Forma de Administrar

Por:   •  26/6/2021  •  Monografia  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 3

ALU 244 - DOS SANTOS

1ª CIA – 2º PEL

Redação Alusiva ao dia da Arma de Infantaria

        O dia da Arma mais antiga do Exército , a Arma Rainha , é comemorado no dia 24 de maio , em homenagem ao seu patrono , o Brigadeiro Antônio Sampaio . O militar é patrono da Infantaria justamente por sua permanente conduta exemplar , cheia de valores essenciais ao Infante , em que ingressando como voluntário no Exército Brasileiro , galgou por todos os postos e tendo destaque em sua participação vitoriosa ; sendo a maior na Guerra do Paraguai , em que comandou a 3ª Divisão de Exército Imperial .

        A história da Infantaria no contexto mundial é quase tão antiga quanto à guerra , tendo origens nos combatentes gregos e romanos , em que nas situações de conflito combatiam corpo corpo e também utilizavam alguns armamentos como espadas e bastões  e se protegendo com couraças e elmos metálicos , sendo assim , desde sempre foram a principal força combativa do exército .

        Com o surgimento das armas de fogo a Infantaria passou a se organizar com uma forma tática e emprego diferente , em linhas contínuas de atiradores , lado a lado , que se contrapunha, à linha em frente , do inimigo . E com a evolução das armas de fogo e o desenvolvimento da Artilharia , a Arma deixou de ser empregada em linhas de atiradores .

        Contribuiu também para os militares nos campos de batalha se ocultarem do inimigo , pois nos tempos das guerras de Napoleão Bonaparte, os uniformes dos soldados eram fáceis de serem avistados por suas cores , e com isso muitos soldados foram mortos por serem facilmente reconhecidos pelos inimigos , assim com o passar do tempo e a evolução das técnicas de guerra os uniformes passaram a ter cores que se confundissem com o ambientes ao redor , sendo conhecido como uniforme camuflado .

        Sua característica principal é a aptidão de combate a pé , em qualquer tipo de terreno e sob quaisquer condições meteorológicos , podendo utilizar vários tipos de transporte . Tendo a missão básica de ataque de destruir ou capturar o inimigo , empregando o fogo , o movimento e a ação de choque .

        Sendo assim ,a função mais importante da Infantaria funciona como  força primária de um exército, sendo ela  baseada na questão da territorialidade , podendo ser definida pelas palavras : conquistar , manter e impedir . É a Infantaria que , em última análise , determina se o terreno foi tomado e é sua permanência que assegura o controle do território . Por sua vez , ainda que as táticas de emprego mudaram , sua missão básica não foi alterada .

        Sendo extremamento importante ao para as Forças Armadas , estende-se a Marinha com uma forma especializada da Infantaria , o Fuzileiro Naval , em que é transportado em navios de guerra  preparados principalmente para o desembarque , além de utilizarem carros anfíbios em que podem sair do mar em direção a terra de forma direta e em condições de combate .

        Diferentemente de modo primário , a Infantaria se diferencia da Cavalaria por suas formas de deslocamento , sendo a Infantaria avançando a pé , enquanto a Cavalaria a cavalo . Atualmente , na força-tarefa , as suas manobras se equiparam e misturam-se no combate contemporâneo , fortalecendo o ataque militar , de forma que são definidas como Armas-Base .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (40.6 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com