TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MODELO PARA O RELATÓRIO DE QUÍMICA

Por:   •  28/9/2021  •  Relatório de pesquisa  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

FACULDADE ESTÁCIO DE BELÉM

DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL

PROFª. Dra. SHEILA SANTOS

RELATÓRIO DA PRÁTICA EXPERIMENTAL Nº 01

DISCIPLINA: Fundamentos de Bioquímica

ALUNO (S):         Maria

                José

                Antônio

                Raimundo

TURMA/TURNO: 3001/Noite

DATA: ____/_____/_____

BELÉM/PA

  1. INTRODUÇÃO/APRESENTAÇÃO

 

É a síntese do conteúdo pesquisado e da prática realizada, de forma ampla e objetiva. É o convite a leitura do relatório.

  1. OBJETIVO (S):

 

É o motivo/intuito da realização da prática que pode ser fornecido ou não para os alunos. Pode servir de feed-back ao professor que deseja saber se os alunos captaram os objetivos da prática.

 

  1. MATERIAIS UTILIZADOS

 

É a listagem de todos os equipamentos, vidrarias, reagentes, materiais etc. utilizados durante a realização da prática. É muito importante para que o aluno saiba identificar e associar a função dos materiais utilizados.

 

  1. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

 

Devem ser fornecidos pelo professor para a realização da prática, de forma objetiva e clara, com intuito de facilitar o entendimento e ação dos alunos durante a realização da prática. No relatório, é cobrado o procedimento fornecido pelo professor acrescido de um embasamento teórico (pesquisa) para reforçar o experimento realizado e os métodos e técnicas usadas no trabalho experimental devem ser descritos.

  1. RESULTADOS E DISCUSSÃO

 

É uma das partes mais importantes do relatório, pois é onde o aluno expõe os resultados obtidos da prática realizada, questiona o experimento e relata as facilidades e dificuldades enfrentadas. E onde o professor detecta as expectativas dos resultados versus resultados adquiridos.

  1. CONCLUSÃO

 

As conclusões são feitas com base nos resultados obtidos; são deduções originadas da discussão destes. São afirmativas que envolvem a ideia principal do trabalho.

  1. ANEXOS (OPCIONAL)

É a parte onde estão anexados: questionário proposto, esquemas, gravuras, tabelas, gráficos, fotocópias, recortes de jornais, revistas etc. É onde se colocam aditivos que enriquecem o relatório, mas que não são essenciais.

  1. BIBLIOGRAFIA

 

A bibliografia consultada deve ser citada. A citação dos livros ou trabalhos consultados deve conter nome do autor, título da obra, número da edição, local da publicação, editora, ano da publicação e as páginas:

Autor. Título e subtítulo; Edição (número); local: Editora. Data. Página.

Exemplo:

GONDIM, Maria Eunice R.; GOMES, Rickardo Léo Ramos. Práticas de Biologia; Fortaleza: Edições Demócrito Rocha. 2004.1-122p.

[pic 2]

DICAS PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE QUÍMICA

Um relatório de aula prática deve apresentar uma linguagem direta, simples, impessoal e precisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (128.8 Kb)   docx (30.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com