TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manual Query Básico

Por:   •  6/12/2019  •  Projeto de pesquisa  •  6.680 Palavras (27 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 27

[pic 1] Manual Query básica

Sumário

1        Introdução        3

2        Consultando e Criando Querys        3

3        Registros        5

4        Consulta        7

5        Critérios        10

6        Prompts        11

7        Executando a Consulta        16

8        Adicionando novas tabelas        19

9        Outer Join (+)        21

10        Conclusão        24

11        Bônus        25

12        Principais tabelas PeopleSoft        27


  1. Introdução

Este manual tem o intuito de mostrar a ferramenta de criação de query (Consulta) disponibilizada pelo PeopleSoft, e os conceitos básicos para criação de uma query através de um exemplo prático de uma consulta básica dos veículos alocados por um período de dias escolhido pelo usuário, e nós informando se foi executado ou não o plano de retirada se sim informar o número do ID BATCH se não retornar vazio.

Para se fazer uma boa query, é necessário colocarmos em mente 3 pontos básicos sendo eles:

  • Saber quais informações estou querendo encontrar através da query.
  • Lugar onde vou encontrar essas informações (Tabelas)
  • Saber amarrar as informações entre as várias fontes de dados.

Tendo isso em mente com certeza, vamos conseguir montar uma boa consulta. Ao longo do tempo, na medida que as querys forem sendo criadas esses conceitos vão ficando mais claros e o entendimento vai se enraizando através da prática.

  1. Consultando e Criando Querys

Para executar, ajustar ou criar uma query é necessário acessar o caminho: Home > PeopleTools > Gerenciador de Consultas > Usar > Gerenciador de Consultas.

[pic 2][pic 3][pic 4]

Nesta tela, é possível tanto consultar uma query quando criar uma nova.

Onde está apontando a seta vermelha é o local onde é possível buscar uma query que já está criada. Caso não tenha em mãos o nome completo da consulta é possível utilizar o caráter % como curinga conforme exemplo abaixo:

[pic 5]

No exemplo acima estamos buscando todas as querys que contenham a palavra ALOC seja no início, no meio ou no final. Se por exemplo soubéssemos que a consulta é ALOC_VEIC e eu sei que começa com ALOC mais não sei o termino poderia fazer a consulta assim: ALOC% e clicar no botão pesquisar.

Após isso irá aparecer as consultas que se enquadram nos critérios que foi pesquisado.

Caso queria somente executar, basta clicar no link Executar, se quiser dar manutenção basta clicar no nome da consulta, se quiser renomear clicar no link Renomear e excluir clicar no link Excluir.

Na seta azul é o link para o painel onde é possível criar a query. Após clicar no mesmo é direcionado para uma tela conforme abaixo:

[pic 6]

        No decorrer deste manual, iremos abordar cada uma dessas abas em um tópico especifico exceto a aba Having cuja abordagem será no manual de query avança.

  1. Registros

Esta aba é utilizada para buscar as tabelas que iremos utilizar na nossa consulta.

Uma tabela, nada mais é do que um objeto no banco de dados onde é armazenado qualquer informação. Quase tudo que vimos seja no peopleSoft, Intranet, Extranet está armazenado em tabelas. A grande questão para realizar uma boa consulta é saber amarra-las entre si para obter uma determinada informação.

Conforme informado na introdução vamos criar uma consulta de alocação por um período e nós informar se foi executado o plano de retirada ou não, se foi gerado id fiscal dentre outras informações.

Para criação destas consultas vamos utilizar as tabelas abaixo:

MMC_ALOC_INV

Tabela de Alocação

DEMAND_PHYS_INV

Locais retirada da demanda

OBS: No final do manual terá uma lista com algumas das principais tabelas.

Agora que temos as tabelas que vamos precisar para montar nossa consulta vamos começar à utiliza-las e extrair as informações que precisamos e fazer a amarração entre elas.

        Primeiramente vamos consultar a tabela, para isso, basta somente digitar o nome da mesma e clicar em pesquisar. Após isso, vai aparecer o registro. Conforme print abaixo.

[pic 7]

 [pic 8] => Nome da tabela que está sendo consultada, pode se utilizar o carácter % caso não saiba somente parte no nome da tabela.

 [pic 9] Clicando nesta imagem é possível ver todos os campos que compõem essa tabela conforme print abaixo:

[pic 10][pic 11]

  

Podemos observar que alguns campos aparecem a imagem de uma chave [pic 12] esses campos são as chaves primarias da tabela, essas informações nunca poderão se repetir e na maioria dos casos servem para amarrarmos com campos de outras tabelas dependendo da estrutura da tabela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.9 Kb)   pdf (1.7 Mb)   docx (585.1 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com