TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia da Pesquisa Cientifica

Por:   •  19/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  758 Palavras (4 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade: Síntese

Capitulo II :

O Trabalho Acadêmico: Orientações gerais para o estudo na Universidade

O autor destaca a importância de hábitos disciplinados, imprescindíveis  para leitura, debate e aproveitamento acadêmico, para os alunos  na etapa da formação universitária.  Considera que,  o  aluno deve aproveitar  sistematicamente o tempo de estudo, priorizar atividades, determinar horários rigorosos e manter um ritmo.

No Ensino Superior, o apoio docente e as condições de aprendizagem oferecidas, são   instrumentos para estimular sua capacidade criadora  de maneira mais independente possível, no sentido de que o próprio aluno organize sua vida acadêmica e discipline sua vida científica em busca de um domínio critico.  

Ao explorar adequadamente o material especifico, os conteúdos passam a serem assimilados de forma mais ativa,  e não passiva e mecânica, como,  talvez,  tenha sido nos anos que antecederam a etapa do ensino superior.

        O embasamento teórico, documentos e livros, tanto impressos quanto eletrônicos, de natureza fundamentalmente bibliográfica, é imprescindível. Recomenda-se a  construção de uma biblioteca pessoal, como fonte de consultas complementares para comparar o que foi explicado em sala, gradativamente. No inicio, com livros fundamentais, dicionários,  textos básicos, obras clássicas. A medida que o curso for avançando, deve recorrer a  textos monográficos  resultantes de pesquisas mais elaboradas  e revistas especializadas.

        O  professor deve conduzir os alunos a descobrirem caminhos de aprendizagem, pois, o uso de textos auxiliares não prejudicará a qualificação do ensino.         Na prática, os textos científicos e filosóficos, com termos complexos, é o  maior obstáculo do estudo, diretamente ligado a dificuldade de compreensão  dos alunos,  pode  provocar desanimo e até depreciação do conteúdo.

 Recomenda-se primeiro,  a leitura corrida do texto, sem a necessidade de tentar compreende-lo, apenas para levantar vocabulário e conceitos básicos.   Em segundo momento, o aluno deve tentar compreender a ideia geral do tema, sem intervir  na intenção do autor. Para fins  de estudo, a leitura deve ser feita por etapas, uma unidade por vez, de forma continua. Ao compreender cada etapa terá condições de  refazer um raciocínio global do conteúdo, reduzindo a uma forma sintética.

Entre as etapas de análises, temos a análise textual, a análise  temática e a análise interpretativa. A análise textual é a primeira abordagem, uma leitura corrida apenas para  sentir o estilo e o método do autor e evidenciar elementos básicos  com vocabulário e referencias..

Na análise temática, procura-se entender  a mensagem global (tema-problema),  que nem sempre está explicita no titulo, sem intervir o conteúdo do autor.  Na análise interpretativa  o aluno se posiciona  a respeito das ideias do autor de forma mais ampla, comparando seu ponto de vista  com teorias e pressupostos de outros autores de forma critica e coerente.

A síntese pessoal é a revisão de todas as etapas anteriores. Consiste  em reelaborar o texto, reproduzindo as ideias principais do autor, dispensando tudo que for secundário, ou  seja, é a reprodução de um novo texto com base no original.

O texto pode ser  classificado como: narrativo, descritivo ou dissertativo. O trabalho científico assume a forma dissertativa,  por necessidade de argumentação de ideias e fatos.  O  problema  deve ser definido e delimitado, nunca tratar de tudo ao mesmo tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (82.2 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com