TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologias ágeis informática

Por:   •  2/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.430 Palavras (6 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 6

O Scrum não é um processo padronizado onde metodicamente você segue uma série de etapas, ao invés disso, é um Framework para organizar e gerenciar trabalhos complexos. Pode ser utilizado em conjunto com outros métodos ágeis como o XP.

Pode ser utilizado em qualquer tipo de projeto de desenvolvimento.
        No Scrum existem papeis bem definidos e diversas etapas que devem ser cumpridas em prazos estipulados.

Papeis:

  • Product Ower: É o ponto central com poderes de liderança sobre o produto e único responsável por decidir quais recursos e funcionalidades serão construídos e qual a prioridade de cada um.
  • Time Scrum(aprox. 7 pessoas) uma das principais caracteristicas do scrum: é uma equipe multidisciplinar e que são responsáveis pela concepção, construção e testes do produto. A ideia principal é de que ela se auto organiza para determinar a melhor maneira de realizar o trabalho para atingir a meta definida pelo Product Ower.
  • ScrumMaster ou gerente do projeto: Procura assegurar que a equipe respeite e siga os valores e a prática do Scrum

Etapas:

  • Product Backlog: Basicamente uma lista com os requisitos definidos pelo Product Ower. Aqui são definidas as funcionalidades a serem entregues ao cliente, este documento pode ser alterado a qualquer momento. Quando esta etapa esta pronta pode-se partir para o sprint Backlog.
  • Sprint Backlog: No início de cada sprint ocorre a chamada Sprint Planning Meeting, reunião de planejamento, onde o product ower prioriza todos os itens do product backlog e a equipe seleciona as funcionalidades que ela será capaz de implementar durante o sprint que se inicia
  • Sprint: São ciclos ou iterações que duram de 2 a 4 semanas e representam a parte de desenvolvimento das funcionalidades definidas dentro do sprint Backlog. Como tem duração mensal dentro de cada sprint, acontecem reuniões diárias(Daily Scrum) e curtas(aprox. 15 min) para avaliar o progresso de cada um dentro do que foi definido.
  • Sprint Review: Esta reunião tem como objetivo rever o trabalho concluído e não concluído e apresentar uma demo ao cliente.
  • Sprint Retrospective: Esta reunião tem o objetivo de rever os erros e acertos no sprint realizado. É uma das partes mais importante do processo, pois nela é possível aprender com os erros e tentar aprimorar o produto.

Product Owner (dono do produto)

O Product Owner representa a voz do cliente e é responsável por garantir que a equipe agregue valor ao negócio. O Product Owner escreve centrado nos itens do cliente (histórias tipicamente do usuário), os prioriza e os adiciona para o product backlog. Equipes de Scrum devem ter um Product Owner, e, embora esse possa também ser um membro da equipe de desenvolvimento, recomenda-se que este papel não seja combinado com o de ScrumMaster.

Equipe (Development Team)

A equipe é responsável pela entrega do produto. A equipe é tipicamente composta de 5-9 pessoas com habilidades multifuncionais que fazem o trabalho real (analisar, projetar, desenvolver, testar técnicas de comunicação, documentos, etc.) Recomenda-se que a equipe seja auto-organizada e auto-conduzida, mas que muitas vezes trabalhem com alguma forma de projeto ou gestão de equipe.

Scrum Master

Scrum é facilitado por um Scrum Master, que é responsável pela remoção de impedimentos à capacidade da equipe para entregar o objetivo do sprint / entregas. O Scrum Master não é o líder da equipe, mas age como um tampão entre a equipe e qualquer influência ou distração. O Scrum Master garante que o processo Scrum seja usado como pretendido. O Scrum Master é o responsável pela aplicação das regras. Uma parte fundamental do papel do Scrum Master é proteger a equipe e mantê-la focada nas tarefas em mãos. O papel também tem sido referido como um líder-servo para reforçar essa dupla perspectiva.

Product Backlog

É basicamente uma lista com requisitos e suas prioridades definidas pelo Product Owner. No product backlog são definidas as funcionalidades a serem entregues ao cliente, este documento pode ser alterado a qualquer momento, está é outra característica importante do SCRUM, neste processo a equipe tem que ter ciência da natureza mutável do software, ou seja, as necessidades dos clientes podem e muito provavelmente vão mudar a qualquer momento e um processo de desenvolvimento ágil tem de ser flexível neste ponto. Quando se tem o Product Backlog pronto pode-se partir para a próxima etapa o Sprint Backlog.

Sprint Backlog

Consiste em uma lista de itens selecionados do Product Backog que serão realizados no próximo Sprint, esta lista é definida durante uma reunião chamada Sprint Planning Meeting na qual a equipe decide o que vai ser realizado em determinado Sprint, alias as reuniões são um dos pontos centrais do SCRUM.

Sprint

A julgar pela duração de um sprint (entre 7e 30 dias) o nome sprint(corrida) é bem apropriado, a grosso modo um sprint é o desenvolvimento de um incremento de um software a ser entregue em determinado prazo, mas esse processo envolve algumas nuances a mais que veremos a seguir.

Daily Scrum

É uma reunião diária realizada a cada dia de um sprint, está reunião tem um conjunto de regras bem definido:

  • A reunião começa precisamente no horário marcado.
  • Todos são bem-vindos, mas apenas "poucos" podem falar.
  • O encontro tem duração determinada (Time-Box) e dura 15 minutos.
  • A reunião deve acontecer no mesmo local e mesma hora todos os dias
  • Durante a reunião, cada membro da equipe responde a três perguntas:
  • O que você tem feito desde ontem?
  • O que você está planejando fazer hoje?
  • Você tem algum problema impedindo você de realizar seu objetivo?

Uma das vantagens das reuniões curtas é que evitam o cansaço causado por reuniões delongadas e que muitas vezes acabam sendo pouco produtivas, também é importante destacar que desta forma também se garante que todos os membros da equipe estarão a par de cada progresso feito durante o projeto.

Reunião de Revisão da Sprint (Sprint Review)

Esta reunião tem dois objetivos principais: rever o trabalho concluído e o não concluído e apresentar uma demo ao cliente. Dessa forma a cada sprint o cliente poderá ver uma parte do produto funcionando e participar do processo fazendo sugestões de melhorias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (169.7 Kb)   docx (300.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com