TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Microsoft Windows

Tese: Microsoft Windows. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/2/2015  •  Tese  •  797 Palavras (4 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 4

Microsoft Windows

Vocês sabem como o Windows utiliza a memória do computador?

A memória RAM é indispensável em qualquer computador, quanto mais memória instalada na máquina, melhor será seu desempenho. Porém não basta ter muita RAM disponível em seu computador. O que torna a RAM realmente útil é a capacidade de uso que o Sistema Operacional faz dela. Isso significa que o Windows deve ser capaz de prever quais dados devem ser priorizados ou esquecidos de acordo com o contexto de uso da máquina.

Memória Física Vs Memória Virtual

Resumidamente, o Windows trabalha com dois tipos de memória. O primeiro deles é a memória principal, também chamada de física. Ela é a quantidade de RAM instalada em sua máquina, os pentes de memória em si, ou seja, o hardwares propriamente dito. Já a memória conhecida como virtual é uma espécie de memória auxiliar, usada pelo computador em alguns casos especiais. Essa memória é nada mais do que um arquivo hospedado no disco rígido da máquina, e o Windows usa esse arquivo como se ele fosse uma extensão da memória principal.

O Gerenciamento de Memória

Cada vez mais, os programadores necessitam de mais memória e mais programas rodando simultaneamente para poderem tratar cada vez mais informações, para atender suas necessidades. Apesar de muitas pessoas duvidarem, o Windows é bem eficiente quanto ao gerenciamento de memória. Superficialmente, podemos dizer que ele "sabe", por exemplo, o que deve ser enviado para a memória física e o que deve ser armazenado na virtual. Ao carregar na memória todos os softwares necessários para o bom funcionamento do sistema, o Windows respeita algumas regras.

A memória física recebe aquilo que o Windows considera essencial, como o próprio sistema operacional e as aplicações que o usuário estiver usando no momento. O restante, ou seja, aquilo que o Windows acredita que não será usado tão urgentemente, fica na memória virtual. Em outras palavras, a memória virtual é um recurso essencial para o armazenamento de dados que não estão em uso, mas que devem ser recuperados com velocidade quando necessário. Essa memória também é usada pelo sistema quando se esgota, por completo, o espaço disponível na memória física. Nesse caso, a memória virtual acaba sendo uma extensão da memória principal. A memória virtual fica armazenada em um arquivo no disco rígido da máquina, o processo de leitura e escrita de dados no HD do computador é muito mais lento do que o equivalente em memória RAM.

Basicamente, isso explica por que o desempenho do computador melhora quando instalamos mais memória RAM. Quanto mais memória física disponível, menos provável é o uso extensivo da memória virtual.

Linux

O gerenciamento de memória é o que torna o sistema operacional mais rápido e funcional. Assim como o Windows, o Linux possui dois sistemas de gerenciamento de memória, a memória física, que cuida da alocação e liberação de blocos de memória, e a memória virtual, que tem o papel de "enganar" os processos, informando que há memória suficiente quando não há. Esta técnica pode melhorar a performance do sistema operacional. O Linux

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com