TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelagem Patrimônio Móvel

Por:   •  30/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  1.338 Visualizações

Página 1 de 2

Cada estudo de caso espelha um suposto mundo real, isto é, um texto hipotético, descrito forçosamente de forma nem sempre totalmente objetiva e clara, buscando criar espaço para a interpretação baseada no bom senso, simulando a realidade organizacional de pouca objetividade em determinadas situações.

1) Estudo de Caso 01: Patrimônio Móvel

Contexto e tarefa:

Uma empresa quer um sistema para gerenciar seu patrimônio móvel. Para isto contratou você e solicitou um projeto. Inicie seu trabalho construindo um DER capaz de responder da melhor forma possível às necessidades de informações do cliente. Para ajudar, o gerente do Setor de Patrimônio da empresa redigiu o texto abaixo, explicando como ele deseja que o sistema funcione.

Texto Base:

Nossa empresa é organizada em departamento e estes em setores. Cada setor é identificado por uma sigla. Cada departamento é identificado por uma sigla.

Cada bem móvel adquirido é identificado fisicamente por uma plaqueta de metal que possui um número de 6 dígitos criado pelo Setor de Patrimônio. Após receber essa identificação, o bem deverá ser cadastrado no sistema. Mais tarde esse bem deverá ficar sob responsabilidade de um setor da empresa. Estando dentro da empresa um bem pode ser transferido para outro setor, passando automaticamente a ficar sob responsabilidade desse novo setor.

Quando um bem móvel sofre algum tipo de dano é feito o registro de uma ocorrência. Uma ocorrência é, portanto, o registro de um fato acontecido com um bem e originado por um único tipo de dano. Cada ocorrência com um bem móvel deverá ser identificada mediante um número próprio (número de registro de ocorrência), permitindo que saibamos, a qualquer momento, quais foram as ocorrências havidas com um bem.

Os tipos de danos são cadastrados previamente, mesmo antes de alguma ocorrência. Alguns exemplos de tipos de danos são: quebra, furto, extravio, defeito, etc. surgindo um novo tipo de dano, o sistema deverá permitir seu cadastramento para posterior registro da ocorrência.

Algumas informações são importantes que o sistema forneça:

1) Dado um bem móvel, qual sigla e o nome do setor responsável pelo bem.

2) Dado um bem móvel, qual sigla e o nome do departamento ao qual o setor responsável pelo bem está subordinado.

3) Quais as ocorrências já havidas com um bem móvel e as datas destas ocorrências.

4) Quais os bens móveis existentes na empresa (descrição de cada bem) e respectivos: data de compra e valor de compra.

5) Dado um setor, quais as ocorrências já havidas sob responsabilidades do mesmo

6) Dada a identificação de um tipo de dano informar: sua descrição e ocorrências causadas pelo mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (53.8 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com