TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de Modelagem BPMN

Seminário: Modelo de Modelagem BPMN. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/12/2014  •  Seminário  •  963 Palavras (4 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 4

BPMN

O padrão de modelagem BPMN foi desenvolvido com o objetivo de tornar mais fácil a visualização e organização dos processos de negócio, sendo de fácil entendimento, tanto para um usuário técnico, quanto para um usuário de negócios, entretanto sendo eficiente para representar processos complexos.

Usando uma notação gráfica para representar as tarefas dentro do processo, a modelagem BPMN possui 3 níveis, são eles: diagrama; mapa e modelo de processos. O diagrama representa as principais atividades, enquanto o mapa apresenta um maior detalhamento, além de conter mais atividades para representar melhor os processos, incluindo sub-processos embutidos, regras de negócio etc.

O modelo é o último nível no qual todas as atividades são representadas, validadas e comentadas, além de agregar todas as informações possíveis sobre o processo em geral, possibilitando realizar simulações ou refazer uma análise mais detalhada do processo.

O padrão de modelagem tem como meta estabelecer para seus interessados, uma visão compreensível, tornando todo o processo claro e dinâmico para o Analista de negócios, Desenvolvedor técnico e Gerente de projetos, pois todos os processos são analisados por diferentes usuários, daí a necessidade do modelo ser padronizado.

Pode se concluir que essa é uma das principais vantagens da modelagem BPMN, inclusive ela pode representar processos internos e externos, permitir implementação e alterações sem modificar as especificações anteriores. Porém existem desvantagens como exemplo uma modelagem desenvolvida para outra finalidade não pode ser atendida no escopo das normas BPMN.

Identificando e Classificando os processos de uma organização

Os processos são primeiramente identificados e organizados usando a arquitetura de processos denominada de PCF (Process Classification Framework), esse padrão visa servir modelos de alto nível para realização de benchmarking entre organizações de diversos setores.

A arquitetura PCF trabalha com o ponto de vista sistêmico, ou seja, de forma horizontal e não da maneira tradicional como a hierárquica por exemplo.

Tal organização é denominada como grupo de gestão de negócios e se divide em 2 categorias, a primeira é a primária ou de negócios, e a segunda são os processos gerenciais e de apoio.

Basicamente, cada categoria tem suas características definidas da seguinte maneira: processos primários que envolvem o cliente e a empresa (serviços ao cliente etc.); processo gerencial, que organiza e coordena toda a execução das atividades das categorias envolvidas (assinatura de contratos, etc.); e por fim o processo de apoio, onde não há envolvimento do cliente (treinamento de equipe etc.).

Cada processo possui as suas respectivas funções detalhadas e definidas para melhor controle do processo, possibilitando uma organização mais gerenciável e eficiente.

Dentre essas categorias existem ainda as classificações dos processos, são os processos chaves e os processos críticos, um processo é considerado chave quando há um alto custo para a empresa e alto impacto para o cliente, já o processo crítico tem as mesmas características do processo chave, porém ele deve estar ligado diretamente à estratégia de negócios.

Análise e modelagem de processos

A análise é uma etapa importante na modelagem pois, nela deve ser estabelecido todas as características do negócio para uma posterior remodelagem ou melhoria, sem que tenha impacto nas especificações. Quando a análise é bem executada, a modelagem será desenvolvida com mais precisão e objetivo, mantendo o foco sempre nos processos de negócio.

A modelagem em si, também tem os objetivos pré-definidos, são eles: entendimento, aprendizado, documentação e melhoria, aos quais podemos aplicar o ciclo PDCA visando a busca da melhoria contínua.

Categoria de Objetos do Fluxo: Atividade, Evento e Gateway

A modelagem BPMN utiliza uma notação gráfica, para descrever todo o processo bem como seu fluxo e suas regras, tais notações permitem que o diagrama possa ser analisado e implementado, de acordo com as necessidades de cada organização. Essa notação gráfica se utiliza de vários elementos, cada um com sua respectiva função.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com