TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo gestão de ti

Por:   •  25/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.652 Palavras (7 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 7

Economia cafeeira e desenvolvimento industrial

 No período estudado 1900 a 1930 a ecomonia cafeeira dependia de fatores exógenos, de fora, e ao comportamento do clima.

Os donos das fazendas de café tiveram grande destaque nessa época e tinham mt influencia politica, a camada social a qual constituíam era chamada de plutocracia.

Apesar da visão liberal preencher o pensamento econômico mundial, ela seria rapidamente superada pelos ideais “Keynesianos”, após a publicação em 1936, da obra  “A teoria geral do emprego , do juro e da moeda” , de autoria do economista britanico John Maynard Keynes. Os ideias apresentados na obra foi de grande importância pós crise internacional iniciada em 1929, conhecida como a grande depressão. Em resumo ele recomendava uma participação maior do estado na economia, para a manutenção do emprego e seus efeitos multiplicadores (q podem ser explicados assim: se existe emprego, tem salario e por consequência terá consumo, tendo assim a manutenção da atividade economica)

Como o café é um produto dispensável em época de crise internacional o consumo por parte dos países importadores foi reduzido, fato que resultou um déficit externo.

Mas a politica econômica não foi conduzida fielmente como os ideias liberais, pois o governo ao longo de todo o período utilizou instrumentos disponíveis par incentivar a economia.

Ao termino do período tem uma ruptura com o modelo de economia primário exportadora do café, porque com a crise internacional do café, o país não conseguiu outras maneiras de venda, fato que forçou a chegar em outro resultado e procurar a industrialização independente do café.

Os desafios da politica econômica

O desafio no período na condução politica econômica esteve focado em proteger a economia de flutuações externas e conciliar interesses políticos.

Nota se a atuação dos governos na conduta politica econômica por meio de:

Politica fiscal, monetária e cambial, banqueiros dos exterior e intervenção no preço do café através da oferta.

Haveria se necessário apoio militar e maioria do congresso que resultava no pacto oligárquico, para assegurar a manutenção de um regime antidemocrático.

Ao longo desse período nota-se uma grande diferença ao longo dos anos:

-1900 a 1913: ciclo da era de ouro, devido ao crescimento econômico

Grandes desafios e muitos acontecimentos influenciaram a economia brasileira.

Foi marcado pelo crescimento econômico devido dois fatores: aumento das exportações de borracha e investimentos europeus em países periféricos.

A politica monetária ortodoxa foi adotada por imposição dos ingleses, graças a concessão do empréstimo.

Em 1906 foi criado a caixa de conversão, uma taxa de cambio com o objetivo de controlar a liquidez na economia, que emitia notas conversiveis em ouro e vice e versa.

Nesse mesmo ano tivemos uma grande safra de café em SP, inicialmente a intenção era reter a safra para elevar o preço. Porem os bancos nacionais não conseguiam custear os estoques então foi necessário recorrer ao mercado internacional.

Para buscar uma saída os governantes de SP, RJ e MG se reuniram e criaram o Convenio de Taubaté, onde surgiu a ideia de propor pro governo que passasse a comprar e guardar o estoque de café q ñ fosse vendido, para comercialização futura quando a crise sessasse, pois assim acreditavam q os preços ficariam em alta e aumentasse a economia.

O governo relutou porem aceitou a proposto junto dos banqueiros londrinos fazendo com que assim a partir de 1908 a economia voltasse a crescer até 1913 – pré primeira guerra mundial – onde teve um novo ciclo de crise.

-1914 a 1918: marcado pela primeira guerra mundial

Com o inicio da guerra foram tomadas algumas iniciativas para avaliar a crise de liquidez : fechamento da caixa de conversões, feriado bancário, moratória temporária e emissão de notas inconversíveis. Empréstimo de 15 milhões de libras para pagamento de juros dos empréstimos federais

Novas mudanças foram implantadas pelo governo para adaptação a esse cenário de guerra se perdurava: redução das despesas governamentais, ampliação da base de produtos sujeitos ao imposto de consumo e emissão monetária para cobrir principalmente a expansão das atividades do banco do brasil.

Com a dificuldade de importação, a produção domestica foi estimulada. Contudo surgiram alguns problemas diplomáticos que impactaram negativamente na economia: os aliados impuseram restrições a importação do café e o governo alemão estava com pagamento atrasado referente a uma divida de 1906.

Os alemães depositaram parte da divida em um banco  alemão, marcos, mas efeito para a resolução da divida. A decisão do embate aconteceu qnd eles afundaram com seus submarinos, 2 navios brasileiros e tbm pela entrada dos americanos na guerra contra os alemães. Com contra partida do não pagamento o governo brasileiro se apropriou dos navios ancorados e território antes do inicio da guerra e arrendou os ao governo francês. No fim do período da guerra o preço do café saltou de 10,8 centavos de dólar por libra-peso para 22 centavos, isso assegurou uma posição mais confortável para o brasil.

-1919 a 1923: crescimento no iníco, seguido de queda da atividade econômica. Periodo pos guerra

Com o fim da guerra a economia brasileira acompanhou o movimento de auge acompanhado pelas principais economias e posteriormente tbm mergulhou em uma recessão. O crescimento do auge ocorreu devido ao aumento do preço do café, aumento das exportações do café e aumento das importações. Esse período de euge só foi percebido em 1919, devido ao surgimento da inflação das economias centrais. Contudo a recessão atingiu o mercado brasileiro com a baixa das exportações e com a aceleração tardia das importações, crise cafeeira e falta de crédito no mercado interno.

Como solução para os créditos internos o governo atribuiu novas funções ao banco do brasil, tornando o emprestador de ultima instancia. Além disso o cambio foi desvalorlizado e mesmo assim em 1921 o governo interviu no preço do café, para evitar os déficits comerciais, para isso utilizou de novo o banco do brasil como provedor de crédito.

Nesse mesmo ano a crise continuou a se agravar em razão que colocava em cheque o crédito destinado ao café. No ultimo trimestre de 1921 foi conseguido um empréstimo de curto prazo, junto dos bancos comerciais ingleses, para a defesa do setor cafeeiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (57.1 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com