TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TI aplicada à logística e os modelos estratégico e organizacional do negócio e governança de TI em relacionamentos com parceiros e clientes.

Por:   •  15/7/2015  •  Resenha  •  1.167 Palavras (5 Páginas)  •  584 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

A globalização aliada à internet e à tecnologia, desencadearam um processo acirrado de disputa das empresas pelos mercados, de tal sorte que não existem mais barreiras que possam impedir esse processo. E nesse enfoque, a tecnologia da informação passou a ser fundamental para o êxito de qualquer organização, haja vista a análise às aplicações da tecnologia da informação e suas influências no modelo de estratégia e organização, detectando ainda os objetivos destes principais modelos. Ante ao atual cenário mercadológico contemporâneo, onde as disputas para lograr êxito são cada vez mais acirradas, é de suma importância, enveredar caminhos em busca de oportunidades, driblar concorrentes, prever possíveis ameaças e solidificar o relacionamento com clientes, e tudo isso só será possivel se houver uma integração da logística com a Tecnologia da Informação.

Desenvolvimento

Influência da utilização de TI aplicada à logística e sobre os objetivos do modelo estratégico e organizacional do negócio.

Tempos atrás, a visão que se tinha da T.I. era somente de dar apoio administrativo e de que não possuia capacidade para gerar qualquer vantagem financeira para os negócios, ao contrário,só gerava custos. Na atualidade a utilização da T.I. tem sido imprescindível para o sucesso empresarial, aparecendo como um diferencial competitivo, fato que desperta nas empresas a necessidade de investirem cada vez mais em TI, com o propósito da elevação de sua lucrabilidade, influenciando, desta feita, seu modelo de estratégia e organização. Com a velocidade das mudanças geradas pela globalização, não se consegue imaginar a ausência da TI na estratégia das empresas.

Se tomarmos como exemplo,o setor bancário, verificamos que a T.I. exerce influencia direta em seu core-business, através de caixas eletrônicos, cartões magnéticos, internet banking e outros. Ressaltando que a aplicação de T.I., neste setor, não se resume apenas a aspectos puramente técnicos, informatizando rotinas e processos, mas fazendo uma releitura dos mesmos, de maneira a colaborar para a otimização do negócio da empresa, permitindo com que esta responda com a rapidez necessária a velocidade das mudanças impostas pelo mercado, o que indubitavelmente influencia o modelo de estratégia e organização.

Outra aplicação de T.I. que exerce influência no modelo de estratégia e organização,é a implantação da nota fiscal eletrônica e – nota, haja vista gerar alterações no relacionamento da empresa com fornecedores, clientes e com a entidade fiscal..

A utilização de T.I. consegue exercer influência no modelo de estratégia e organização no decorrer do enriquecimento de todo o processo da empresa, contribuindo desta forma com a otimização das atividades, derrubando barreiras de comunicação e agregando mais valor e qualidade aos produtos e serviços oferecidos. E segundo Santos (2009), é nesse novo cenário, a T.I. começou a assumir um papel muito mais importante nas organizações: o de fator de crescimento de lucros e de redução de custos operacionais.

Objetivos dos principais modelos de estratégia e organização de negócios

A concorrência cada vez mais acirrada, desperta nas empresas a necessidade darem uma maior atenção à sua cadeia de suprimentos, sob a ótica de perceberem que um sistema de informação é fator preponderante para lograr exito com a sua logística, haja vista a importância que esta possui para a redução de custos e melhoria do atendimento às necessidades da clientela.

A partir da interação e da experiência vivida com a tecnologia da informação aplicada a logística empresarial, conseguimos visualizar que os principais modelos de estratégia e organização de negócios tèm por objetivos os seguintes aspectos:

- Excelência Operacional: esse aspecto é de suma importância, haja vista a necessidade de crescimento e de destaque num mercado cada vez mais disputado e sem previsibilidade. Para que se alcance essa meta de crescimento, as empresas devem contar com uma gerência de excelência que estejam engajadas em melhorias mais dinâmicas que as dos seus concorrentes, buscando eliminar minimizar ou pelo menos reduzir significativamente os custos operacionais desnecessários. Deve também apostar na qualidade e no seu constante aprimoramento com o intuito de elevar sua eficiência e seu nível de competitividade, haja vista que a introdução de novas tecnológias e sistemas proporcionam uma contribuição de alta relevância para que se consiga atingir uma excelência operacional altamente eficaz.

Em suma, excelência operacional nada mais é que o fato das empresas colocarem em destaque a sua eficiência e confiabilidade para manter lider no mercado nos aspectos relativos a preços e conveniências, reduzindo custos.

- Intimidade com parceiros e clientes: esse aspecto tem como ênfase a preservação do relcionamento existente com clientes e parcerias, dando valor ao tempo de vida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (50.1 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com