TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monografia Sistemas ERP: Características, Custos e Tendências

Por:   •  12/4/2016  •  Monografia  •  2.794 Palavras (12 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 12

FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO

Sistemas de Informação

Sistemas Integrados de gestão

 Alberto Gonçalves

Flavio Dias

Guilherme Xisto

Viviane Bueno

Professor: Maciel Manoel Queiroz

São Paulo

Novembro de 2012

FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO

Sistemas de Informação

Sistemas Integrados de gestão

Trabalho apresentado as Faculdades Integradas Rio Branco, ao curso de Sistemas de Informação, á matéria sistemas de Sistemas Integrados de gestão.

Alberto Gonçalves

Flavio Dias

Guilherme Xisto

Viviane Bueno

Professor: Maciel Manoel Queiroz

São Paulo

Novembro de 2012

Escopo

Introdução ao projeto de implantação

Um Sistema de Gestão Empresarial deve abranger, quando não todos, os principais escopos de uma empresa ou órgão para o qual está destinado. Tal cumprimento deve proporcionar uma maior interação com os dados existentes, que poderão ser exibidos ou tratados, para elaboração de novas perspectivas. As áreas básicas que um Sistema de Gestão Empresarial (ERP) deve dar suporte em uma empresa são, segundo Colangelo (2001, p.30): finanças, operações/logística e recursos humanos. As demais áreas são incorporadas como módulos adicionais ao sistema que possuirão um diferencial de tratamento, e, evidentemente, contribuindo para melhor elaboração de novas respostas como ferramentas de trabalho. Um exemplo a essa questão é a adequação de Sistemas de Gestão Empresarial para indústrias, as quais absorvem mais implementações por ter o controle de produção como um pré-requisito.

É tido, como concepção, que o projeto de implantação de um sistema ERP inicia-se quando surge a ideia de implantação e pode não terminar nunca. A visão é que a implantação de um sistema ERP vai dar início a um processo de transformação continuada, sem perspectivas de conclusão. Assim, o processo que leva uma organização a auferir os benefícios com o uso de um sistema ERP compreende três etapas: pré-implantação, implantação e pós-implantação. Estas últimas serão devidamente sequenciadas e exploradas a seguir.

Pré-Implantação

A fase de pré-implantação do projeto, visa definir a tomada de decisão de implantar ou não um sistema integrado. Depende de um eficaz estudo de viabilidade chamado de business case, o qual é constituído pelas etapas de planejamento, avaliação estratégica, identificação de oportunidades e avaliação econômico-financeira, que serve de base para a seleção do sistema ERP.

Após a definição do business case deve ser determinado quais produtos e parceiros apoiarão a estratégia de negócios proposta pelo estudo de viabilidade.

Com base no descritivo acima, foram definidas as principais fases para o desenvolvimento inicial do projeto de implantação do sistema ERP na empresa XPTO Papeis e Embalagens S/A, o qual será descrito abaixo:

Estudo de viabilidade (Business Case)

 

  • Planejamento organizacional e funcional

De acordo com o escopo organizacional, as seis empresas que fazem parte do grupo XPTO (cinco unidades fabris e um escritório central), devem ser integradas por um único sistema de planejamento de recursos empresariais, o mesmo deve contemplar a integração ou substituição dos sistemas legados já existentes em cada polo do grupo, levando em conta o valor de negócios e a qualidade técnica de cada sistema. Outro ponto importante é levar em consideração a capacidade de o sistema permitir a integração total com os futuros clientes e fornecedores, pois a infraestrutura interna já foi criada e permitirá suporte a esses novos processos que serão implementados.

O planejamento funcional foi fundamentado no conceito de orientação por processos, pois a empresa já possuía todo seu parque industrial segmentado nesse conceito, mas não possuía a tecnologia de suporte apropriada para o mesmo.

  É essencial que o sistema permita a integração de toda a cadeia de valores do grupo XPTO internamente.

 A implantação do sistema integrado deverá controlar todos os processos existentes na organização, sendo incluídos os processos básicos da organização e seus processos diferenciais.

Como processos básicos o sistema deve contemplar a gestão de materiais, vendas e distribuição, contabilidade financeira, planejamento e controle de produção, recursos humanos, gestão de qualidade e soluções industriais.

O grupo XPTO possui processos diferenciais que o sistema deve suportar os quais são descritos abaixo:

O sistema deve permitir a industrialização e comercio de produtos florestais, industrialização de chapas, caixas de papel ondulado e outras espécies de embalagens. Além da industrialização, venda ou utilização de embalagens de papelão não ondulado.

O sistema também deve dar suporte ao gerenciamento do plantio, corte transporte, transformação e industrialização de madeira e outras matérias primas utilizadas na indústria.

Por fim o sistema deve permitir que todo o processo de planejamento e vendas seja programado, ou seja, permitir trabalhar com previsões sobre estas variáveis.

  • Avaliação Estratégica

Dentre os motivos estratégicos que levam a aquisição de um sistema ERP pela organização XPTO, podemos citar a disputa por clientes internos e externos em um mercado competitivo, o que faz com que a organização busque por diferenciais, que levem a empresa a um patamar elevado nos quesitos organizacionais, como qualidade de produtos e serviços prestados, eficiência na logística de recepção de matérias primas e distribuição de mercadorias, automação de atividades e redução de custos, que são áreas de excelência dos sistemas ERP.

Otimizando o abastecimento da fábrica, implementando uma infraestrutura com mobilidade e otimizar o uso dos ativos florestais.

Com isso visando posicionar a organização como uma das maiores fabricantes de papeis para embalagens de fibra longa no mercado sul-americano, ampliando seu mercado de atuação.

  • Identificação de oportunidades

A organização identificou que poderia adquirir vantagens em seus planos estratégicos e táticos operacionais devido ao aquecimento do mercado brasileiro no setor com a aquisição de um sistema ERP.

No que tangem as oportunidades estratégicas foi identificado a possibilidade de ganho de agilidade, segurança, rastreabilidade e qualidade de informação, criação de novos mercados, aumento da carteira de clientes em 55% e descentralização das vendas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)   pdf (243.5 Kb)   docx (199.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com