TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Noções básicas de Internet CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Relatório de pesquisa: Noções básicas de Internet CONSIDERAÇÕES INICIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/2/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.703 Palavras (7 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 7

Noções básicas de internet

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Um dos tópicos que vamos discutir aqui é sobre o que é Sociedade da Informação e o que é Sociedade do Conhecimento. Por isso, convidamos você a ler, com bastante atenção, as citações de alguns autores apresentadas a seguir, a fim de formar uma visão mais crítica sobre alguns conceitos que certamente começarão a fazer parte de seu universo mental enquanto aprendiz virtual.

Dica

Destaque as palavras-chave e, depois, anote o que o texto quis dizer. Faça um comentário ou uma síntese de cada citação. Por fim, escolha um dos temas e tente fazer, a seu modo, uma dissertação. Essa experiência servirá de teste, no qual, certamente, várias dúvidas surgirão. É por essa razão que apresentamos a você o Tema 3 - Linguagem, texto e dissertação. Por meio dele, tentaremos esclarecer todas as suas possíveis dúvidas com relação à elaboração de um texto dissertativo.

Lembre-se de que você está agora se aproximando com mais consciência deste maravilhoso mundo virtual, no qual você, por via das circunstâncias, já está inserido. Essa visão rápida e panorâmica de alguns conceitos-chave poderá ser o ponto de partida para um maior e posterior aprofundamento.

Portanto, avise aos amigos que vai estudar e retire-se para um lugar mais reservado e tranquilo. Desligue o seu celular e desconecte o Skype, o Facebook, o MSN etc. Concentre-se e mantenha o foco em seu estudo, lembrando-se de que a concentração, a determinação, a autodisciplina e a leitura atenta e reflexiva são a chave para assimilar novos conteúdos e adquirir novos conhecimentos.

Inicialmente, você poderá se sentir um pouco "descompensado", com a sensação de que está perdendo o seu tempo, de que "não dará conta" ou de que, quanto mais se esforça por aprender, menos sabe. Você, na verdade, está numa situação de "desequilíbrio cognitivo". Isso é ruim? Não, isso é bom, porque significa que está buscando um novo equilíbrio cognitivo, uma nova maneira de interagir com a realidade, ou seja, você está "aprendendo" e se apropriando de novos conhecimentos.

É importante, então, que você não desanime, pois todas essas "inquietações" fazem parte da construção do conhecimento. Você está "ressignificando" as informações, interagindo com os conteúdos, produzindo conhecimento e modificando suas percepções do mundo e das pessoas.

O verdadeiro sábio é aquele que sabe que nada sabe; por isso, sempre está buscando saber mais, conhecer mais, aprender mais. Está sempre em busca de um equilíbrio cognitivo, pois, quando pensa que sabe, descobre que nada sabe 一 como afirmava o filósofo grego Sócrates: "Sei que nada sei!".

Nossa mente constitui um sistema de trocas e interações extremamente complexo e dinâmico. Desde que nascemos, trocamos sentimentos, vivências, ideias, opiniões, saberes e conhecimento. Piaget chama esse processo de "desequilibração e equilibração cognitivas". Quando você diz a alguém: "Estou pensando em fazer um curso superior on-line e queria trocar uma ideia com você!", isso significa que você precisa de argumentos convincentes que possam justificar a sua decisão, ou seja, você busca um equilíbrio cognitivo.

DICA: Se você quiser aprofundar seus conhecimentos a respeito da teoria de Jean Piaget sobre o conhecimento cognitivo, sugerimos que faça uma busca na internet sobre o pesquisador, que, a partir de estudos com crianças, desvendou as estruturas cognitivas que tornam possível a construção do conhecimento humano.

Com calma e tranquilidade, faça a leitura dos textos a seguir. Imagine que os autores dos textos estão à sua frente, expondo as suas ideias. Interrogue-os, faça-lhes perguntas e "escute" o que eles têm a lhe dizer:

SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO VERSUS SOCIEDADE DO CONHECIMENTO

No contexto tradicional, o que caracteriza o conhecimento é a "referência a posteriores atividades cognitivas do sujeito". Quem conhece é somente um indivíduo ou um grupo de indivíduos. Consequentemente, o conhecimento está restrito ao indivíduo ou ao grupo e reflete as memórias cognitivas e afetivas do indivíduo ou da coletividade. É um conhecimento duradouro e estático, situado no tempo e no espaço, num contexto sociocultural determinado e que pode ser definido como "crença verdadeira justificada" (GRAYLING in BUNNIN; TSUI-JAMES, 2002, p. 41).

Em contrapartida, a informação caracteriza-se por um conjunto "flutuante de fatos, um objeto circulando em rede", e apenas se transforma em conhecimento pela ação de um sujeito histórico; por si só, a máquina não "conhece", não exerce atividades cognitivas, não justifica, não está sujeita à influência de fatores socioculturais, emocionais e subjetivos, não é portadora de conhecimento, de "uma crença verdadeira justificada", mas apenas armazena e processa dados. "Informação: informação que existe. Conhecimento: informação armazenada em mim" (ROMISZOWSKI, 1981 apud PETERS, 2009, p. 312).

O conhecimento somente acontece em virtude de uma atividade cognitiva capaz de transformar a informação em conhecimento: "Informação que foi interpretada e sintetizada, refletindo certos valores implícitos, se torna conhecimento" (TAPSCOTT, 1997, p. 32 apud PETERS, 2009, p. 312).

Portanto, o conhecimento humano é uma atividade cognitiva complexa que extrapola o âmbito particular das ciências em geral e das tecnologias. As ciências produtivas, pelo seu caráter teleológico (de finalidade) e instrumentalista, que privilegia o como fazer, excluem questões fundamentais que devem ser colocadas no âmbito da informação e do "conhecimento" enformado, quais sejam, as questões éticas e políticas. Na sociedade da informação e da tecnologia, o poder financeiro e econômico detêm também o poder da informação e o acesso a ela (ALVES, 2012, p. 181-202).

Mundo virtual e globalização

Esta realidade etérea (virtual) faz com que, às vezes, o que até agora estava distante e desconhecido se faça próximo e comum. Enquanto isso, realidades muito próximas e familiares se distanciam de nossas consciências e vivências. Por sua vez, o mundo virtual tem provocado a aproximação do que está distante e o distanciamento do que está perto, dependendo do efeito de sua incorporação ou exclusão dos canais de comunicação e informação existentes na rede mundial. Desse modo, o que se pode alcançar através dessa rede corre o risco de desaparecer de nosso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com