TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONCEITO DE SISTEMA INFORMÁTICO PARA BIBLIOTECA COMUNITÁRIA

Por:   •  12/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.192 Palavras (17 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 17

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

CONCEITO DE SISTEMA INFORMÁTICO PARA BIBLIOTECA

COMUNITÁRIA

Brasília – DF- 2018

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

CONCEITO DE SISTEMA INFORMÁTICO PARA BIBLIOTECA

COMUNITÁRIA

Eduardo Francisco Breda, RA: 1864458

Fillipe Gonçalves Feitosa, RA: 1880849

Maykon Douglas Marques Cardoso, RA: 1881034

Raony Antônio Almeida Durães, RA: 1877135

Curso: Tecnologia em Redes de Computadores

Semestre:

Brasília – DF – 2018

Resumo

Este trabalho apresenta a organização de um sistema informático para a biblioteca Ler e Crescer, que funciona na periferia da cidade de Brasília – DF. O método de estudo de caso foi adotado, que tem por objetivo explorar, descrever, explicar, avaliar e/ou transformar. A partir de pesquisas realizadas e da observação das dificuldades em gerenciar uma biblioteca comunitária, um projeto de desenvolvimento de software foi iniciado. De maneira simples, funcional e com diversos exemplos, apresenta-se as etapas de elaboração do banco de dados e do aplicativo que servirá de suporte às pessoas, voluntárias, que trabalham na importante missão de acrescentar conteúdo educacional, social e cultural às pessoas da comunidade, na qual a biblioteca está inserida. A empresa PIM III, exercendo certa responsabilidade social, organizou o acervo e implantou uma ferramenta funcional capaz de suprir as necessidades que as rotinas diárias de uma biblioteca comunitária possuem.

Palavras-chave: Biblioteca comunitária; Sistema informático;

Abstract

This work presents the engineering of an Information System (IS) to the library Ler e Crescer, placed at periphery of Brasilia – DF. The case study implemented, was driven in order to explore, describe, explain, evaluate and/or transform. Based on the collected data and the observation of the obstacles to manage a community library, a project of software engineering has begun. In a functional simple method, and many examples, describes here the steps for a database and app elaboration that will support people, volunteers that work in this important mission of building educational content, social and cultural to the community people, where the library is located. The company PIM III, practicing social responsibility, organized the collection and implemented a functional tool, capable to supply all the needs of the daily routines in such a community library.

Keywords: Community library; Information system;

Sumário

1. INTRODUÇÃO        5

2. BIBLIOTECA COMUNITÁRIA        6

2.1 Responsabilidade social        6

3. ACERVO        8

3.1 Classificação Decimal Dewey (CDD)        9

3.2 Organização física        10

4. ANÁLISE        11

5. BANCO DE DADOS        12

5.1 Escolha da plataforma        12

5.2 Levantamento de requisitos        12

5.3 Projeto conceitual        13

5.4 Projeto lógico        14

5.5 Sistema gerenciador de banco de dados (SGBD)        15

6. DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA        16

6.1 Detalhes do sistema        16

7. CONCLUSÃO        19

8. REFERÊNCIAS        20

1. INTRODUÇÃO

Muito se fala em bibliotecas comunitárias hoje no país, mas percebe-se um certo equívoco na utilização do termo, muitas vezes confundindo-se com bibliotecas públicas ou municipais. A definição mais adequada ao termo biblioteca comunitária seria a de um espaço criado pela comunidade para atender uma população local, a fim de incentivar à leitura e oferecer acesso ao livro. Segundo Badke:

A biblioteca popular caracteriza-se por surgir da vontade, necessidade e trabalho de uma comunidade; ela emerge do esforço de pessoas que lutam juntas, tendo como principal objetivo realizar um trabalho baseado na proposta de transformar a realidade vigente. Essas bibliotecas, normalmente, aparecem em bairros onde vivem pessoas de uma classe social menos favorecida com experiências de lutas sociais (BADKE. 1984, p.18):

Por, na maioria dos casos, não contar com ajuda nenhuma do estado, esse modelo de biblioteca se mantém através de doações e pelo trabalho oferecido por voluntários que, muitas vezes são moradores da própria comunidade, conhecem os frequentadores e sabem quais os gêneros mais adequados para compor o acervo.

Para enriquecer e dar suporte ao trabalho de uma biblioteca comunitária na periferia de Brasília, nós da empresa PIM III, fomos designados a projetar um sistema informático que terá como principais características a organização do acervo, o cadastro de usuários e as rotinas e políticas de empréstimo e devolução dos livros. Utilizaremos a classificação decimal de Dewey (CDD) para padronizar a catalogação e, dessa forma, facilitar a procura pelo livro mais indicado à necessidade do usuário, que por não ter o hábito de frequentar uma biblioteca, muitas vezes não saberá encontrar o título correto para satisfazer seus objetivos.

Será apresentado um sistema desenvolvido em linguagem C, integrado com um sistema gerenciador de banco de dados (SGBD) MySQL, com os menus adequados para satisfazer as rotinas necessárias.

2. BIBLIOTECA COMUNITÁRIA

A palavra biblioteca teve origem nos termos gregos biblion que significa livro e theka que significa caixa        , ou seja, a palavra como um tudo significa: Móvel ou prateleira, ou estante onde se guardam livros.

Atualmente o conceito de biblioteca vem sofrendo alteração, levando em consideração que uma biblioteca é muito mais importante do que um simples depósito de livros ou documentos. Uma biblioteca exerce uma função social extremamente importante, que é a de trazer informações para as pessoas de forma rápida e precisa, de acordo com as necessidades de cada uma delas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)   pdf (494.8 Kb)   docx (174.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com