TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERLES, João Batista. Comunicação: conceitos, fundamentos e história. Biblioteca. On-line de Ciências da Comunicação, 2007

Por:   •  31/5/2022  •  Resenha  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E GESTÃO SOCIAL

GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

DOCENTE: DR. GUILHERME SMANIOTTO TRES

 

Priscila Rayanne Rodrigues da Silva

 

 

Resenha Descritiva

 

 

 

  NATAL/RN

2022

RESENHA DESCRITIVA

PERLES, João Batista. Comunicação: conceitos, fundamentos e história. Biblioteca. On-line de Ciências da Comunicação, 2007.

1 DADOS SOBRE O AUTOR

João Batista Perles - É graduado em Comunicação Social, com bacharelado em Jornalismo (2004) e pós-graduado em Línguas e Práticas Pedagógicas em Comunicação e Linguagem, pelo Centro Universitário Toledo (2007). Atualmente é professor da Faculdade de Selvíria (FAS)-MS, onde leciona a disciplina de Teorias da Comunicação. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Organização Editorial de Jornais.

2 DADOS SOBRE A OBRA

O autor inicia o artigo citando que a comunicação simboliza  um dos eventos mais marcantes da humanidade. Ele expõe também que a tríade  linguagem, cultura e tecnologia são elementos indispensáveis do desenvolvimento comunicativo. Também comenta que a linguagem serviu de gatilho para escrita, e a comunicação foi modificada com a tecnologia.

3 RESUMO DA OBRA

No capítulo “Fundamentos Científicos”, o autor expõe a  classificação que a comunicação tem no dicionário, a tachando como insuficiente por tentar simplificar um dos fenômenos mais importantes da socialização. Ele também aborda que a capacidade comunicativa não é privilégio dos seres humanos; está presente e é bastante complexa em muitos outros momentos da vida animal, nas aves, nos peixes, nos mamíferos, nos insetos e muitos outros. Perles lembra que  a palavra comunicação vem do latim ‘communis’, comum. O que introduz a ideia de comunhão, comunidade. E que para falar em  “processo de comunicação” é necessário buscar o conceito de “processo”, ou seja, qualquer fenômeno que apresente contínua mudança no tempo. O autor cita também diversos pontos de vista da comunicação de diferentes áreas, tais como antropologia, psicologia, sociologia, linguística e filosofia, reconhecendo que tais contribuições são fundamentais à compreensão do fenômeno comunicativo.

No capítulo do Grunhido à Internet, Perles evidencia que o uso de tecnologia pelo homem teve início não relacionado à comunicação, mas à sobrevivência, uma vez que as primeiras ferramentas utilizadas pela espécie humana serviam para destrinchar alimentos, destacando a pedra como os primeiros artefatos líticos atribuídos ao homo habilis e que a mais de meio milhão de anos antes de surgir evidências da  linguagem os humanos eram capaz de produzir os sons de fala articulada. O autor ressalta que a  história da escrita tem muito de fascínio, sendo que, com o surgimento do papel, as superfícies de pedra, os papiros e os pergaminhos de couro foram sendo substituídos e aperfeiçoados, dando então, início ao primeiro passo para a democratização da escrita e, conseqüentemente, do saber. O autor destaca também que o rádio e o código Morse foram criados na era da eletricidade, possibilitando assim o incremento na comunicação, com a invenção dos satélites e o advento da rede mundial de computadores, denominada Internet, e neste viés foram quebrados paradigmas comunicacionais da relação humana, possibilitando novas experiências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (70.9 Kb)   docx (25.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com