TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Cenário Problema

Por:   •  29/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.031 Palavras (5 Páginas)  •  34 Visualizações

Página 1 de 5

1 – Cenário Problema

Em uma movimentada área comercial de uma cidade, encontra-se uma loja de jogos eletrônicos e produtos geek. A loja é conhecida por oferecer uma ampla variedade de jogos, consoles, acessórios e itens colecionáveis relacionados à cultura geek.

Situação Problema: A loja de jogos enfrenta uma série de dificuldades na gestão de estoque e controle de vendas. Atualmente, a loja depende exclusivamente de planilhas em Excel para registrar informações sobre produtos, estoque disponível, preços e histórico de vendas.

No entanto, o uso de planilhas se tornou um obstáculo para a eficiência e a precisão nas operações da loja. Os funcionários enfrentam problemas como erros de digitação, fórmulas incorretas e falta de sincronização entre as diferentes planilhas. Isso resulta em desafios para manter o estoque atualizado e fornecer informações precisas aos clientes.

Além disso, a falta de integração de dados dificulta o acompanhamento do desempenho de vendas, identificação de produtos mais populares e análise de tendências. A loja não consegue obter informações em tempo real sobre quais produtos estão em alta demanda ou se algum item específico está se esgotando.

Essas dificuldades na gestão de estoque e controle de vendas têm impacto direto nos clientes da loja de jogos. Eles podem enfrentar a frustração de pedir um produto que, na verdade, está fora de estoque ou receber informações de preços inconsistentes. Isso prejudica a experiência do cliente e pode levar à perda de vendas e à reputação negativa da loja.

Diante dessa situação, a equipe da loja de jogos percebe que é crucial modernizar seus processos de gestão. Eles decidem buscar uma solução que ofereça um sistema integrado de gerenciamento de estoque e vendas, permitindo o acompanhamento em tempo real, reduzindo erros e melhorando a experiência do cliente.

A equipe se compromete a pesquisar e implementar um software especializado para o varejo, capaz de lidar com inventário, vendas, preços, relatórios e outras operações essenciais. Com a adoção dessa solução, a Pixel Empire espera aumentar sua eficiência, melhorar a precisão dos dados, evitar problemas de estoque e garantir uma experiência de compra mais satisfatória para seus clientes.

2 - Funções de negócio do sistema de controle de estoque e vendas de jogos eletrônicos, acessórios e produtos geek:

  1. Gerenciamento de estoque: O sistema permite o controle e monitoramento do estoque de produtos, incluindo informações como quantidade disponível, localização física, datas de entrada e saída, e níveis de reposição.
  2. Registro de vendas: O sistema registra as vendas realizadas, incluindo informações como produtos vendidos, quantidades, preços, datas e horários de venda, além de dados do cliente.
  3. Cadastro de clientes: O sistema permite o cadastro e armazenamento de informações dos clientes, como nome, endereço, contato, histórico de compras e preferências, facilitando a personalização do atendimento e a fidelização.
  4. Controle de acesso ao sistema: O sistema garante a segurança dos dados e das operações, permitindo o acesso restrito apenas a usuários autorizados, com diferentes níveis de permissões de acordo com as responsabilidades de cada funcionário.
  5. Geração de relatórios de vendas e estoque: O sistema é capaz de gerar relatórios detalhados sobre as vendas realizadas, incluindo análises de desempenho, produtos mais vendidos, margens de lucro, histórico de vendas por período, entre outros. Além disso, é possível obter relatórios de estoque, como níveis de estoque atualizados, produtos em falta ou com pouca rotatividade.
  6. Precificação e gestão de preços: O sistema permite a definição e atualização de preços dos produtos, incluindo a gestão de promoções, descontos e estratégias de precificação para maximizar a rentabilidade.
  7. Integração com fornecedores: O sistema pode ter a capacidade de se integrar com fornecedores, possibilitando a realização de pedidos automáticos de reposição de estoque ou a verificação de disponibilidade de produtos em tempo real.
  8. Controle de devoluções e trocas: O sistema registra e gerencia as devoluções e trocas de produtos, facilitando o processo de atendimento ao cliente e a gestão de estoque.

3 – Pesquisa e Soluções disponíveis no mercado

https://www.omie.com.br/

https://marketup.com/certificado-digital/?gad=1&gclid=CjwKCAjw1MajBhAcEiwAagW9MYL8ROG51WQAcTLvQiLk48gxYU7WtTvaAH_0Yf3kuHD-7snMvmyfdxoCBCYQAvD_BwE

Após uma pesquisa no mercado para sistemas de gestão de vendas e estoque existentes, foi considerado as funcionalidades, custos e capacidade de atender às necessidades específicas da loja de jogos eletrônicos, acessórios e produtos geek.

Encontramos algumas opções:

Linx Omni:

  • Funcionalidades: Oferece um sistema de gestão integrada que inclui PDV, controle de estoque, gestão de vendas, compras, financeiro, CRM, entre outros recursos. É uma solução abrangente para o varejo.
  • Custos: Os preços são personalizados de acordo com as necessidades e porte do negócio. É necessário entrar em contato com a empresa para obter um orçamento.

Bling:

  • Funcionalidades: Oferece um sistema de gestão empresarial completo, com recursos de vendas, estoque, finanças, emissão de notas fiscais eletrônicas, integração com marketplaces e diversas ferramentas para a gestão do negócio.
  • Custos: Possui diferentes planos de preços, com valores variando de acordo com o número de usuários, recursos adicionais e volume de notas fiscais emitidas.

Tiny ERP:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (76.2 Kb)   docx (198.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com