TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito de Redes

Por:   •  27/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.692 Palavras (7 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 7

Relatório 01: Histórico da Empresa

1.1 Histórico da Empresa:

Nome Empresa: EDV (empresa de desenvolvimento de veículos)

Quantidade de Funcionários: 18 pessoas.

Departamentos: 5.

Infraestrutura da Empresa

Quantidade de Pessoas por Departamentos e Nome Departamento:

Financeiro: 3 pessoas

Rh: 3 pessoas

Call-Center 9 pessoas

Recepção: 1 pessoa

Gerencia: 2 pessoas

1.2 Objetivo do Projeto:

A empresa, tratasse de uma empresa nova que vem se expandindo cada vez mais no mercado. Por ser uma empresa pequena contém poucos funcionários e poucos setores.

Os setores são divididos das seguintes formas o RH que e composto por dois funcionários, o estoque que contem quatro funcionários um grupo de atendentes cinco funcionários e duas pessoas responsáveis pela gerencia.

Cada funcionário tem um computador conectado à rede para que possa efetuar cada uma de suas funções designadas. Com isso a empresa utiliza um sistema simples de rede interna via LAN onde cada funcionário tem liberações em seu sistema através de seu nome de usuário, onde apenas o gerente da permissão de acesso ao usuário de acordo com seus cargos e funções. As redes são bloqueadas por um Proxy que limita os acessos do usuário com a rede que também estará sendo monitorada pelos supervisores.

1.3 Esboço do Projeto de Redes de Computadores:

Forma

Relatório 02: Estrutura Lógica do Sistema de Redes de Computadores

2.1 Topologia do Sistema de Redes de Computadores

Topologia rede nada mais é que o método em que os computadores estão conectados com outros dispositivos na rede. Podendo ela ser descrita fisicamente ou logicamente.

A topologia física se trata de como estão conectadas a redes focando observar a forma com que os cabos estão conectados e a influencia em diversos pontos considerados críticos como a flexibilidade a velocidade e a segurança. Já a topologia lógica tem como foco monitorar a maneira com que os sinais agem sobre os meios da rede. Topologias lógicas são capazes de serem reconfiguradas dinamicamente por tipos especiais de equipamentos como roteadores e switches.

Apesar de existir diversos meios de topologia a empresa EDV concordou que o método mais viável para os fins da empresa seria topologia de malha. A topologia de malha é utilizada em várias configurações, pois facilita a instalação e configuração de dispositivos em redes mais simples. Todos os nós estão atados a todos os outros nós, como se estivessem entrelaçados. Já que são vários os caminhos possíveis por onde a informação pode fluir da origem até o destino. Mesmo tendo em vista o custo desse método a empresa entrou em um acordo de que seria o melhor para seus fins trabalhístico, pois a topologia de malha é a que ofereceria menos ricos de falha para a empresa. Portanto assim não haverá riscos de ficarem sem rede desabilitando a produtividade da empresa reduzindo os seus lucros.

2.2 Tipos de Topologias

Topologia de redes são formas distintas que são organizados os componentes de uma rede e configurações internas, podem ser divididas através de dois tipos: físicas e lógicas.

As topologias físicas são as formas que serão inseridas sobre um ambiente como cabos de redes, roteadores, switches, estações de trabalho (computadores) e etc., há várias topologias físicas como, por exemplo: ponto a ponto, barramento ou bus, anel ou ring, estrela, árvore, mista ou híbrida, grafo, etc.

As topologias lógicas são apenas as configurações internas dos componentes alocados sobre uma determinada rede de computadores, como por exemplo: Ethernet, Token Ring, Arcnet e etc.

2.3 Representação das Topologias Físicas

Para poder evitar transtornos com cabeamento como a figura acima demonstra a empresa EDV tem um contrato assinado com uma especifica empresa onde determina uma internet wireless com uma rede dedicada (termo assinado legalmente por contrato exigindo uma velocidade determinada) 200 mega bytes transmitidas por uma fibra ótica. Foi decidido colocar uma rede de fibra ótica nas maquinas das empresas porque facilita muito e diversas vantagens (maior velocidade na internet possui a maior capacidade de transmissão de dados entre muitas outras vantagens).

Como visto na planta demonstrada a cima à empresa EDV e tem seu gerenciamento de redes administradas por um switch localizado em uma sala corretamente refrigerada.

O switch tem como função criar uma serie de canais exclusivos em que os dados do computador de origem são recebidos somente pela máquina destino.

Impedindo assim o congestionamento de informações facilitando assim a conexão de redes paralelas. O resultado é um maior desempenho e comunicação constante entre as máquinas, exceto quando dois ou mais computadores tentam enviar informações para o mesmo destinatário.

2.4 Equipamentos do Sistema de Redes de Computadores

Contudo a empresa EDV para que fosse possível gerenciar todos esses equipamentos teve uma taxa de gasto. Apesar de ser uma quantia um tanto quanto alta foi por sinal uma verba muito bem investida, pois foram equipamentos totalmente essenciais para empresa possibilitando futuros lucro que começaram todos os gastos.

Equipamentos

Itens

Preço

Marca

Total

computadores

18

R$ 1.499,00

Inspiron

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (80.1 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com