TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de redes de computadores

Por:   •  2/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.262 Palavras (14 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 14

Capitulo 1

Introdução a redes de computadores

Antes de tudo faremos um breve resumo sobre a história das redes de computadores. Assim como qualquer tecnologia as redes de computadores não surgiram do jeito que a conhecemos hoje elas são quase tão antigas quanto os computadores. Foi em meados dos anos 60 que criaram as primeiras redes de computadores inaugurando uma nova era na aria da computação porque até então ainda se utilizava cartões perfurados para transportar informações de um computador para outro, isso era um processo extremamente demorado e trabalhoso.

A primeira grande rede foi criada pela ARPA (Advanced Research Projects Agency) a ARPANET, a ARPA era um órgão responsável pelo desenvolvimento de projetos especiais, juntando seu nome com a palavra NET (rede em inglês) formou se este nome ARPANET. Era uma rede que interligava quatro campus universitários e utilizavam linhas telefônicas adaptadas tinha uma taxa de transmissão bem pequena, 50 kbps aproximadamente mas para a época era muito rápido. A ARPANET funcionava bem parecido com a internet atual com cada nó interligado a mais outros dois pelo menos impedindo que a rede caísse, se uma dessas ligações fosse interrompida as outras continuavam funcionando normalmente. Na figura um mapa da ARPANET no ano de 1977.

Figura 1 Mapa da ARPANET

Mas essa rede chegou ao seu limite e em o engenheiro Bob Metcalf trabalhando no laboratório PARK desenvolveu um novo padrão para transmissão de dados, o Ethernet, tinha uma boa taxa de transmissão com mais de 2 megabits por segundo utilizando cabos coaxiais e podiam conectar até 256 maquinas nessa rede.

Esse padrão foi que possibilitou depois o uso de meios de transmissão mais eficientes de como o cabo UTP, a fibra ótica ou o wireless. Foi assim a ARPANET com o padrão Ethernet que nasceu a maior rede de computadores do mundo a Internet. Esta é a maior e mais conhecida de todas as redes e a que temos mais contado no nosso dia a dia. Voltaremos a falar sobre ela e suas características mais adiante.

1.1Conceito de Rede de Computadores

Como já conhecemos a origem das redes de computadores agora abordaremos o seu conceito na atualidade. Uma rede de computadores nada mais é que um conjunto de maquinas interligadas entre si compartilhando recursos, informações e serviços. Pela lógica formal o correto seria “Rede de informática”, já que além de computadores existem vários outros componentes que fazem parte dessas redes contribuindo para que de fato eles funcionem corretamente e com o desempenho desejado, como por exemplo os roteadores, switch, hubs, etc. Estas maquinas podem ser interligadas através de vários meios de transmissão como cabos de cobre (coaxial, UTP), fibra óptica, ou ondas (wireless)

Atualmente as redes de computadores são largamente aplicadas em diversos tipos de empresas, mostraremos algumas aplicações que se pode empregar nas empresas que dispõe de uma infraestrutura de rede de computadores.

Cloud Computing (ou computação em nuvem) Um serviço que vem crescendo muito ultimamente e consiste na utilização de poder de armazenamento e processamento de servidores compartilhados interligados por meio da internet. A principal vantagem desse sistema é que os dados armazenados podem ser acessados de qualquer lugar através da internet sem a necessidade de estalar programas específicos ou de armazenar dados tornando seu uso mais viável do que utilizar unidades físicas para armazenamento.

Compartilhamento Em uma rede é possível compartilhar arquivos com segurança e facilidade para todos os setores da empresa. Pode se criar bancos de dados para que se tenham fácil acesso a essas informações assim como a atualização destas de forma rápida e coordenada, compartilhamento de recursos como softwares eliminando a necessidade de tê-lo instalado em todas as maquinas. Também é possível compartilhar maquinas como impressoras escâneres etc., evitando gastos desnecessários com esses acessórios.

Comunicação Através da rede é possível utilizar os mais diversos tipos de comunicação e cada um pode escolher a forma mais apropriada para sua necessidade Correio eletrônico (e-mail), Mensagens instantâneas (Messenger) e salas de bate-papo (chat Rom), Netgroups, Comunicação não hierárquica (peer­to­peer ou p2p), VoIP e outras formas de telefonia utilizando Internet como vídeo conferencias, muito utilizada nas empresas hoje em dia.

1.2 Classificação das Redes de Computadores

Existe várias maneiras de classificar as redes, aqui alguns exemplos.

Classificação das redes de computadores segundo a Tecnologia de Transmissão (Broadcasting e Peer-to-Peer)

Broadcasting é tipo de transmissão onde todos os computadores conectados na rede recebem as informações passadas simultaneamente, este tipo é mais usado quando vários sistemas tem um interesse comum numa mesma informação assim fica mais fácil enviar um Broadcast do que arquivos individuais para cada máquina.

Na rede Peer-to-Peer (do inglês par-a-par ou simplesmente ponto-a-ponto, com sigla P2P) existe uma arquitetura onde cada máquina ou nó da rede funciona como cliente mas também como servidor assim pode se compartilhar arquivos sem a necessidade de um servidor central para isso. No entanto todas as maquinas devem ter programas específicos ou compatíveis para fazer a comunicação entre se. Nesta rede os recursos são divididos entres os nós da rede cada máquina fica responsável por uma parcela de recurso como armazenamento processamento ou largura de banda, diferente do modelo cliente-servidor onde o servidor é quem alimenta toda a rede e os clientes são apenas consumidores numa analogia.

Figura 2 Rede Peer To Peer

No entanto o método mais utilizado de classificação é por área geográfica ou organizacional A seguir apresentaremos essas classificações de acordo a tecnologia de transmissão e escala.

LAN (Local Área Network) –Ou ainda rede local, são o tipo de redes mais comuns uma vez que permitem interligar computadores, servidores e outros equipamentos de rede, numa área geográfica limitada (ex. Salas de Aula, Residências, Praças de Alimentação, etc.).

Figura 3 Rede LAN

WAN (Wide Area Network) – É uma rede metropolitana de longa distância que permite integração de rede local, numa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (154 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com