TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DEPARTAMENTO DE QUÍMICA AUTOMAÇÃO BANCÁRIA

Por:   •  28/6/2017  •  Seminário  •  3.396 Palavras (14 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

PÓLO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

AUTOMAÇÃO BANCÁRIA

VOLTA REDONDA - RJ

2015

Resumo

Durante anos, as instituições bancárias eram somente um ambiente no quais pessoas depositavam e retiravam dinheiro, adquiriam empréstimos e conseguiam alcançar lucros por meio de compras de produtos financeiros. Na verdade, este lugar era um ambiente fechado com uma garantia de segurança suficientemente elevado, onde as operações conseguiriam ser executadas. Com o advento da tecnologia de telecomunicações e da automação dos processos, iniciou a eclodir um novo ambiente de atendimento. O setor bancário, mediante seus dirigentes, foi o primeiro a constatar a relevância de adotar a tecnologia mais recente, para adaptar seus processos e oferecer mais vantagens e facilidades aos seus clientes. Com isso, tornou-se, em quase todos os casos, o setor líder no que se refere às novidades tecnológicas.

A propagação exponencial da Internet em todo o mundo tem aceleradamente incrementado o uso do World Wide Web (WWW), como excelente plataforma para o comércio eletrônico, impondo empresas de todos os setores a reconsiderarem e a restaurarem suas estratégias de tecnologia de informação. Saindo de folhas de papéis para micro e macro computadores de alta segurança, os bancos nos dias de hoje possuem uma tecnologia que não era vista em nenhum lugar, sendo o Brasil, um dos países com as ferramentas mais seguras e antifraude do mercado nacional.

Um novo cenário se mostra presente nas instituições financeiras do Brasil e do mundo. Desde a fundação dos primeiros Bancos em nosso país, profundas e contínuas mudanças tecnológicas ocorreram principalmente nas duas últimas décadas do século XX, modificando radicalmente a forma de processar os serviços bancários e o atendimento aos clientes dos Bancos. O Banco do Brasil AS será um dos focos do trabalho por ser um dos bancos pioneiros e mais importantes do Brasil, com a tecnologia disponível para o processamento do dos serviços prestados e as mais diversas formas de auto-atendimento oferecidos aos clientes deste Banco.

Objetivo

Avaliar os avanços tecnológicos do sistema de automação bancária, mostrando as etapas de evolução, desde a implementação até os dias atuais, partindo do pressuposto de que os bancos necessitavam cada vez mais da automação e da informatização para acompanhar o crescimento dos países nos quais se eram presentes.

Automação de dentro da sede bancária

Antecedendo um dos sistemas mais desenvolvidos da atualidade, os bancos eram mais falhos do que poderiam ser. No Brasil, tudo começou com o príncipe regente D. João que sancionou o alvará de fundação do Banco do Brasil SA em 12 de outubro de 1809, no Rio de Janeiro. Em forma de sociedade comercial por ações, com funcionamento permitido desde que se subscrevessem 100 delas. O capital inicial era de 1200 contos de réis, divididos em 1200 ações. O Banco acompanhou mudanças políticas e crises econômicas no Brasil. Cremos que uma instituição capaz de permanecer no mercado numa trajetória de mais de 200 anos merece o foco de todos os brasileiros pelos relevantes serviços prestados. Existia durante o período imperial, escassez de dinheiro no mercado. Assim o Banco do Brasil SA vem suprir também esta deficiência. As principais operações previstas pelo Banco na sua origem eram desconto de efeitos comerciais, empréstimos garantidos, depósito de dinheiro e valores, aceite de letras do Governo e particulares, venda de gêneros privativos da Coroa, comércio das espécies de ouro e prata (câmbio).

Dadas às complexidades das transações atuais, tudo era muito simples: os documentos relativos às transações bancárias eram manuscritos sejam do banco ou nos livros contábeis. Por muitos e muitos anos, a gestão dos negócios do Banco permaneceu igual. Com o passar do tempo, os clientes foram aumentando e os negócios do Banco também. Os sistemas de escrituração necessitavam ser modernizados. Vieram as máquinas calculadoras, de datilografia e de contabilidade manuais e depois as elétricas. Os clientes passaram a ter fichas gráficas de conta corrente onde eram registradas as suas movimentações financeiras. O Banco usava um sistema de contas internas para resumir contabilmente seus atos e fatos comerciais e para apuração dos seus resultados. Nos anos 60, os procedimentos mecanizados tiveram a contribuição das antigas máquinas de contabilidade.

Elas passaram a modificar o sistema de escrituração, que permaneceu até o uso dos recém chegados Mainframes para processar papéis de forma centralizada em algumas capitais. O mainframe é um computador de grande porte, destinado correntemente ao processamento de uma grande capacidade de informações. Os mainframes são capazes de conceder atividades de processamento a milhares de usuários através de milhares de terminais conectados diretamente ou por meio de uma rede. Com o software básico escrito em MIL (Micro Implemented Language) e SDL (Software Development Language). Foram as primeiras máquinas Burroughs microprogramáveis, o que lhes dava uma flexibilidade impar. Estas máquinas marcaram o início do uso de circuitos integrados com tecnologia TTL com integração em média escala (MSI). Muito usados em ambientes comerciais e grandes empresas, como bancos, universidades, dentre outros, o Mainframes foi crucial para a informatização nos bancos. A experiência de centralização de dados foi o embrião dos primeiros Centros de Comunicação e Processamento de Dados (CESEC), na década de 70, que centralizavam o processamento de documentos e papéis durante a noite, papéis estes que os funcionários das agências do Banco preenchiam e validavam durante o dia e após o encerramento do expediente eram postos malotes e levados até os CESEC para serem processados. Como meio de comunicação escrita entre as dependências o Banco utilizava nesta época o TELEX. Neste sistema, escrevia-se a mensagem do aparelho de Telex, que transmitia as informações utilizando linha telefônica. Em seguida, passou-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (73.3 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com