TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento de Computador

Por:   •  10/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.522 Palavras (7 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

                                   

Aluno: Kayky Bittencourt Santana

Este trabalho tem como objetivo desenvolver um computador que atenda os requerimentos da empresa ReconTech, sendo eles:

• Executar as ferramentas de desenvolvimento de software;

• Executar ferramentas de testes de software;

• Escrever relatórios técnicos;

• Construir a documentação dos sistemas de software;

• Acessar internet;

• Gerenciar arquivos;

• Utilizar ferramentas de comunicação remota;

• Conectar à rede utilizando cabos e tecnologia sem fio.

Hardware utilizado:

Placa mãe Asus H110M-C/BR

[pic 2]

A placa mãe (também chamada de motherboard) é o componente mais importante de qualquer computador, e isso se deve ao fato dela ser a principal peça para comunicação de todo o resto do hardware de uma máquina, peças como processador, HD, placa de vídeo e toda outra parte necessária para o funcionamento de um computador está conectado a placa mãe, que consegue ler e gerenciar as informações passadas por todas as outras peças do computador.

A motherboard H110M-C/BR é uma ótima placa com um bom custo-benefício, com uma faixa de preço entre 500~400R$. Seu chipset é um Intel H110, isso faz com que ela tenha compatibilidade apenas com processadores Intel, além disso, seu chipset também consegue informar quantas portas a placa mãe possui, que nesse caso são 4x Portas SATA de 6Gb/s, ela também consegue suportar um total de 32 GB de memória RAM, mais do que o necessário para executar ferramentas de software como o MATLAB e derivados.

O chipset é extremamente importante para o funcionamento do computador, ele é dividido em duas partes, a ponte norte (ou northbridge), que fica responsável por controlar os outros hardwares da máquina como processador, placa de vídeo e memória ram, e a ponte sul (ou southbridge) que controla os dispositivos de entrada e saída, como periféricos, discos rígidos, etc.

A motherboard também disponibiliza quatro portas USB 3.0/2.0 e seis portas USB 2.0/1.1, aumentando ainda mais a capacidade de periféricos.

Memória RAM Corsair 8GB DDR4 – CMV8GX4M1A2133C15 (2x)

[pic 3]

Dois pentes de memória RAM serão necessários para garantir um bom desempenho durante a utilização de ferramentas de desenvolvimento de software, e a Corsair CMV8GX4M1A2133C15 consegue trazer essa garantia. Normalmente, os programas utilizados terão especificações de 8 GB de RAM recomendados, porém, com 16 GB você consegue rodar programas como Gitlab ou Eclipse IDE enquanto consegue processar outras coisas durante a utilização deles sem nenhum problema de latência ou travamentos indesejados.

A palavra RAM vem de “Random Access Memory”, que se traduz para Memória de Acesso Aleatório, seu objetivo é basicamente guardar informações que a máquina precisa para executar comandos e cumprir as funções necessárias.

A memória RAM Kingston CMV8GX4M1A2133C15 é DDR4 (“Double Data Rate”), que basicamente significa que esse pente consegue transmitir o dobro de dados de um pente DDR3, que por sua vez transmite o dobro de dados de um pente DDR2, e assim por diante.

É importante utilizar uma memória ram DDR4 quando se está utilizando a placa mãe H110M-C/BR, já que a mesma apenas suporta esse tipo de memória, com dois soquetes para um total de até 32 GB.

Processador Intel Core i5-7400 – BX80677I57400

[pic 4]

O processador de um computador pode ser explicado como um microchip especializado, a função dele é mexer com todos os tipos de dados recebidos pelo computador, respondendo esses dados baseados em instruções que estão armazenadas em sua memória.

O processador BX80677I57400 é também um ótimo processador com muito custo-benefício, possuindo todas as qualidades necessárias para rodar programas de desenvolvimento de software, sendo este um quad-core, esses “cores” são as unidades de processamento do processador, sendo elas capazes de lidarem com casos completamente independentes umas das outras.

A maioria dos programas de software pedem qualquer tipo de processador que possua no mínimo quatro núcleos, então o BX80677I57400 funcionará perfeitamente para todos os casos.

É de extrema importância utilizar um processador da marca Intel quando se usa a placa mãe H110M-C/BR, visto que seu chipset também é da marca Intel, dessa forma, seus processadores são otimizados para tal chipset.

Disco Rígido Seagate BarraCuda 1TB – ST1000DM010

[pic 5]

O disco rígido (comumente chamado de HD) é a principal parte de armazenamento de arquivos do computador, conseguindo armazenar todo tipo de programa necessário para criação de software, como estes tendem a ser relativamente pesados, o Seagate BarraCuda 1TB é escolhido por suportar até 1 terabyte de arquivos.

O disco rígido recebe este nome pois ele é essencialmente composto de discos extremamente firmes, lisos e uniformes, pois são neles que todas as informações do computador. Tais características são necessárias pois impedem qualquer tipo de deformação durante o uso, enquanto assegura grandes RPM (rotações por minuto).

O Seagate BarraCuda consegue até 7200 RPM, o que é um valor robusto, quanto mais rápido o disco magnético gira, mais rápido o computador é capaz de acessar informações a partir dele.

Fonte EVGA 500W 80 – 100-W1-0500-KR

[pic 6]

É basicamente um fato universal dizer que um componente elétrico precisa de uma certa quantidade de energia pra funcionar, e é claro que isso iria se aplicar também para um computador, por isso que a fonte de alimentação existe.

A função de uma fonte de alimentação é transformar a corrente elétrica que normalmente chega em uma alta voltagem, para uma voltagem indicada para os hardwares do computador, ela também consegue garantir que exista uma estabilidade em relação a voltagem, que pode sofrer variações e danificar o hardware, a fonte mantém a voltagem correta independente dessas variações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (697.7 Kb)   docx (582.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com