TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSEQUÊNCIAS DA GRANDE TEORIA SOBRE OS PROCESSOS DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO EM MÍDIA MÉDICA DE COMPUTADOR

Projeto de pesquisa: CONSEQUÊNCIAS DA GRANDE TEORIA SOBRE OS PROCESSOS DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO EM MÍDIA MÉDICA DE COMPUTADOR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 3

IMPLICAÇÕES DA TEORIA DE VYGOTSKY AOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO EM AMBIENTES MEDIADOS PELO COMPUTADOR

Adriana Richit

"O processo de ensino-aprendizagem inclui sempre aquele que aprende, aquele que ensina e a relação entre essas pessoas". (Vygotsky)

PALAVRAS CHAVE

Tecnologias informáticas, aprendizado, desenvolvimento, mediação, signos, sistemas de símbolos, zona de desenvolvimento proximal, ambiente de aprendizagem.

RESUMO

O presente artigo tem por objetivo apontar algumas das implicações da teoria sócio-histórico-cultural de Vygotsky ao processo de desenvolvimento do indivíduo em um ambiente de aprendizagem mediado pelo computador. Da mesma forma, procura abordar os fundamentos desta teoria com o intuito de situar o leitor em sua leitura e reflexão.

ABSTRACT

The objective of this paper is to highlight some implications of Vygotsky socio-historical-cultural theory for the developmental process of the individual in a computer mediated learning environment. We also seek to address the foundations of this theory with the intention of situating the reader in his/her reading and reflection.

INTRODUÇÃO

Os processos de aprendizagem e desenvolvimento do indivíduo no contexto atual, no qual a difusão de informações e a apropriação do conhecimento ocorrem de forma acelerada e eficiente em conseqüência dos grandes avanços nos setores científico e tecnológico, têm revelado novas necessidades e desafios à prática pedagógica e também a participação do indivíduo na sociedade e na transformação da mesma.

Considerando os aspectos colocados acima, é notável a influência do meio e de todos os seus aparatos ao comportamento e ação do indivíduo, bem como ao seu desenvolvimento, conforme sugere e teoria de Vygotsky. Assim, consideramos necessária uma reflexão sobre os processos de ensino e aprendizagem que podem ser mediados por estas tecnologias, entre elas, o computador, que se constitui o foco de análise deste texto.

Portanto, o propósito deste texto é analisar a relevância da utilização das tecnologias de informação e comunicação e suas aplicações e implicações nos processos de ensino e aprendizagem, tomando a teoria de Vygotsky como aporte teórico.

Partindo deste propósito, consideramos necessária uma revisão de alguns dos conceitos da teoria sócio-histórico-cultural de Vygotsky para assim poder relacioná-los às ações pedagógicas no processo educativo e discutir as implicações das tecnologias aqui consideradas no fazer pedagógico e na prática docente.

No que concerne à ação do professor, é fundamental que ele tenha compreensão dos fundamentos da teoria de Vygotsky, à medida que os toma como alicerces à sua prática pedagógica, evitando assim, discrepâncias ou antagonismos entre teoria e prática.

Consideramos necessário, também, que esses professores tenham clareza dos objetivos daquilo que estão propondo, das necessidades específicas do contexto social que atuam, bem como do tipo de indivíduo que pretendem formar para interagir neste, pois só

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com