TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo de Linux

Por:   •  21/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 3

Sistema Operacional Linux

O nome Linux foi criado pelo administrador do site chamado ftp.funet.fi, Ari Lemmeke observou a disponibilidade em seu diretório FTP, o núcleo Linux e assim o batizou, embora inicialmente tenha recebido o nome de Freax. Em 5 de Outubro de 1991, Linus Torvalds disponibilizou a primeira versão do Linux (0.02). Logo no seu lançamento, somente programadores aderiam seu uso, pois só era possível usar linhas de comandos. Atualmente o sistema é mais difundido e inclusive utilizado por várias empresas. Pela estabilidade do Linux, é possível reconhecer a maioria dos periféricos, sem a necessidade da instalação de drivers específicos (rede, vídeo e som). Uma versão do SO Unix que possui código aberto e pode ser escrito e distribuído por qualquer tipo de usuário na internet, por ser um software gratuito, sendo proibido a comercialização do sistema. Qualquer pessoa poderá ver o código fonte, resolver problemas através de uma lista de discussão online, em que consultores e usuários que trabalham na manutenção do código poderão solucionar, fazer atualizações, etc. Além disso, ele dá suporte a placas, cd-rom e outros dispositivos mais ultrapassados e/ou avançados. O SO é composto pelo kernel e vários programas, que podem ser criados de acordo com as suas distribuições. Cada distribuição Linux tem características diferentes e foram criadas para usuários específicos, um sistema multitarefa, multiusuário, conexão com outros tipos de sistemas operacionais, segurança quanto a proteção de processos executados na memória RAM, não há licença para seu uso.

Vantagens de um Sistema Operacional Linux:

Robusto e estável suportar grande tempo de trabalho sem falhar.

Flexível com código-fonte aberto, inúmeras opções de configuração e inúmeros softwares desenvolvidos para Linux. Não precisa de um processador potente para funcionar.

Seguro pois desde o início leva em conta sua concepção, Linux é resistente às ameaças de segurança.

Totalmente grátis esse sistema operacional Linux, diferentemente do Windows uma licença básica (home/starter) onde suas funções são limitadíssimas deve-se pagar cerca de R$200,00 a R$300,00.

Sempre há opções de modificar o Software ao seu jeito se você não gosta de um programa pode usar outro similar.

Modularização que somente carrega para a memória o que é utilizado durante o processamento, deixando totalmente a memória, assim o programa/dispositivo é finalizado.

Multiusuário o que permite criar várias contas de usuários distintas as quais serão acessadas.

Desvantagens de um Sistema Operacional Linux:

Compatibilidade muitos Software só rodam no Windows, grande parte deles tem similares no Linux mas não são todos. Se você necessita de um programa mais específico, é muito provável que haja somente uma versão Windows.

Conhecimento pois os usuários demoram pra se acostumar com o sistema diferente do Windows.

Acessibilidade pois não são todos os drivers que estão sempre disponíveis, mesmo que o progresso tem sido feito a esse respeito. 

Sabemos que o sistema Windows é o mais usado em todo o mundo. Nos últimos anos, a Apple cresceu bastante (especialmente com o IOS) e o Linux passou a ser uma alternativa.

[pic 1]

No total, as várias versões do Windows 90,72%. O MAC segue na segunda posição com 7,68% e o Linux ocupa a terceira posição com 1,60%.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (114.9 Kb)   docx (35.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com