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O JOGO DIGITAL EM JAVA

Por:   •  26/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  15.953 Palavras (64 Páginas)  •  79.245 Visualizações

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UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP CAMPUS PAULISTA

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

 

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

2020

INTEGRANTES DO GRUPO

T97978-1 – João Victhor Ho [CC3P04]

F1081E-0 – Lucas Zanqueta da Rocha [CC2P04]

N4278G-5 - Paulo Henrique Neres Sousa Viana [CC3Q04]

F09AII-9 – Raí Alves Freitas da Luz [CC2P04]

N53281-5 – Raí Rodolfo Laurentino [CC2P04]


ÍNDICE

Objetivo...................................................................................................................... 3

Introdução.................................................................................................................. 4

Regras e Funcionamento do jogo....................................................................... 5 a 7

                

Plano de Desenvolvimento do Jogo................................................................ 7 a 15

Relatório Linhas de Códigos............................................................................16 a 59

Bibliografia.............................................................................................................. 60

OBJETIVO

O projeto tem como objetivo a criação de um jogo baseado na linguagem de programação orientada a objetos JAVA. Com embasamento na educação ambiental tendo como base a vida numa grande metrópole.

Objetivo é educacional e visa o incentivo, onde a tecnologia pode impactar no desenvolvimento ambiental, com a criação de jogos aonde pessoas podem ser influenciadas desenvolver as boas maneiras e uma visão mais conservadora sobre o meio ambiente. E cada vez mais novatos e veteranos se interessarem em desenvolvimentos de bons jogos com uma linguagem de alto nível.

 

INTRODUÇÃO

Os jogos digitais, mais conhecidos como “games” fazem parte de nossa cultura a muito tempo, devido ao seu uso muito frequente e ao impacto que os jogos causam, é importante ter a disposição jogos simples, com boa jogabilidade e que divirta o usuário.

O tema Desenvolvimento Sustentável vem sendo muito discutido nas últimas décadas, mais recentemente se intensificou devido as drásticas mudanças climáticas no nosso meio ambiente, e até mesmo a mudanças políticas influenciam neste meio.

E a cada ano que passa, o meio ambiente e tecnologia vem se tornando aliados, onde muitas iniciativas de preservação ocorrem digitalmente, seja por mídia social ou por games, que vem se tornando um bom meio de transmitir essa mensagem de preservação.

Iremos discutir como os games/jogos podem influenciar na educação ambiental, onde está sendo fundamental essa interação digital dos assuntos do meio sustentável de nosso ambiente.

Em todas as áreas do conhecimento são utilizados jogos educacionais para auxiliar ou mesmo motivar os alunos em uma determinada matéria. Na área de programação não é diferente, porém como nas outras áreas do conhecimento ainda há uma falta de incentivo para os jogos didáticos.

 Mesmo com a falta de incentivo ainda é de grande ajuda uma ferramenta para auxiliar o ensino, por isso foi desenvolvido um jogo didático, onde foram apresentados problemas por meio de desenhos de fluxogramas e o aluno deverá resolvê-los ou completá-los.

Esse jogo foi desenvolvido para ensinar de maneira mais agradável o pensamento lógico necessário para se aprender a programar, pois mesmo aqueles que não se tornarão programadores precisarão de um pensamento lógico desenvolvido para melhor atuar em suas respectivas áreas.

Atualmente enfrenta-se na área da educação grandes desafios. Percebe-se que os atuais alunos de muitos cursos, possuem certa deficiência de atenção, devem-se buscar as tecnologias possíveis para cativar estes alunos, como a utilização no ensino na forma de jogos para computador.

O nosso projeto busca contribuir para a sociedade acadêmica mostrando um jogo funcional, com um plano de desenvolvimento bem elaborado.

O projeto tem a intenção de esclarecer conceitos, funções e aplicações usadas no jogo, apresentando o desenvolvimento do game simples e funcional, integrando com os meios estudantis com foco na sustentabilidade.

REGRAS E FUNCIONAMENTO DO JOGO

Desenvolvemos o jogo chamado EcoSkate do gênero esportivo, que se passa em uma grande cidade, que por sua vez terá o tema de educação ambiental abordado. O personagem principal, andará de skate pela cidade e suas missões serão, ajudar a despoluir a cidade coletando os itens(lixo) espalhados.

As regras do jogo são bem simples e objetivas, o personagem precisa desviar dos obstáculos e durante o percurso deve coletar todos os itens (lixos) disponíveis, caso ele atinja algum obstáculo, perderá a rodada, caso contrário, irá continuar até os itens  (lixos) disponíveis terminarem, e ao final deve exibir em um placar a somatória dos itens coletados (HighScore).

REGRAS E FUNCIONAMENTO DO JOGO

Abaixo listamos os comandos direcionais de jogabilidade do jogo.

  • W – Andar para cima
  • S – Andar para baixo
  • A – Andar para frente
  • D – Andar para trás
  • Espaço – Iniciar o jogo no menu inicial

LAYOUT DO GAME

Abaixo destacamos algumas das principais telas do game, a tela do Menu Inicial que é composta por algumas funcionalidades como, Opções, Sobre, Jogar e Fechar.

Menu

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                   Tela Jogo[pic 3]

                       Tela Para Salvar Recorde

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Game over

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PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO JOGO

A configuração do ambiente de desenvolvimento utilizado é: IDE Eclipse, pode ser qualquer versão do Eclipse ou até mesmo com outras IDE.

Serão usadas para desenvolvimento do sistema a linguagem Java, com a IDE Eclipse, utilizando a tecnologia Swing e alguns conceitos do Java 2D. Não será utilizado nenhum banco de dados, pois a aplicação não necessitará armazenar dados dos usuários.

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