TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MUNDO DO TRABALHO NA ERA DIGITAL

Por:   •  11/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  709 Palavras (3 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 3

O MUNDO DO TRABALHO NA ERA DIGITAL

  Vemos que na Sociedade de Rede na sua dimensão de definição de políticas, numa abordagem que nos leva a interrogar a formação de conhecimento econômico, a partir do conhecimento baseado na tecnologia e na inovação, até à reforma organizacional e modernização do setor público, passando pela regulação políticas de comunicação. A sociedade é que dá forma à tecnologia de acordo com as necessidades, valores e interesses das pessoas que utilizam as tecnologias. A era digital vem causando transformações radicais no mundo do trabalho.

O trabalho pode ser concebido de duas maneiras:

- Modo de produção de mercadorias

- Formas Históricas que vão assumindo

  Na concepção geral, o trabalho é o processo através do qual o homem transforma a natureza, os outros homens a si mesmo, tendo em vista construir condições necessárias a sua sobrevivência.

  Com mercantilização de serviços em geral podemos destacar as novas faces da organização e gestão do trabalho na área da saúde. O autor descreve em seu texto alguns pontos importantes que nos chamou atenção;

“Os serviços de saúde sofreram impactos da crise do capitalismo no final do século e no inicio desse”

 “O subitamente indica que não há nenhuma crise de consciência, de arrependimento da exploração imposta aos operários, mas uma estratégia para vencer os concorrentes (Gounet, op.cit; p47)”.

Com essa nova mudança no mercado de trabalho existe alguns sofrimentos, mas “Por que os trabalhadores aceitam o sofrimento no trabalho”?

“Do ponto de vista do sofrimento no trabalho, há questões que precisam ser apontadas: a natureza não material do trabalho do cuidador, que o submete a mais sofrimento, em face do que se torna mais vulnerável às doenças ocupacionais, e em especial, à síndrome da desistência, chamada por Codo ‘burnout’ (Codo, 1999).”

A sobrecarga de trabalho pode causar no trabalhador algumas doenças entre elas, a Síndrome de Burnout, quando o esgotamento no trabalho pode deixa-lo doente, afetando seu estado físico, emocional e mental de exaustão extrema, resultado do acúmulo excessivo em situações de trabalho que são emocionalmente exigentes e estressantes.

   Com a crise gerada pelo padrão de acumulação na década de 70, o governo queria uma reestruturação (Modernização) das vias de produção a fim de amenizar/controlar as crises sociais, e esta nova forma seria o Toyotismo que veio para substituir a maneira de produção Taylorista/Fordista, que foram o que ocasionou o acúmulo de capital e as lutas sociais. Segundo alguns autores as mutações no estilo de produção nos anos 70 seriam responsáveis pela instauração de uma nova forma de organização industrial e de relacionamento entre capital e o trabalho.

   O Taiichi Ohno criador do Toyotismo começou com a ideia da prática do “Just-in-Time”, que inibe a capacidade do acúmulo de matéria prima e produtos nas fábricas, as fábricas toyotistas só trabalhavam na forma de pedidos.

  Não parando no “Just-in-Time” o Toyotismo se diferencia do fordismo por mais fatores estes sendo :

  1. Produção vinculada à demanda, procurando atender as petições feitas pelo mercado.
  2. Trabalho operário em equipe, com múltiplas funções. Team Work.
  3. Produção Flexível em que o operário invés de ficar preso a uma máquina ele opera múltiplas máquinas.
  4. O dito “Just-in-Time”.
  5. Utilização do sistema de kanban, placas de comando de reposição de estoque.
  6. Complexo produtivo toyotista, que possui uma estrutura horizontalizada, que foca em a empresa “chefe” (grandes empresas) contratar empresas secundárias (terceirização).
  7. Organização dos Círculos de Controle de qualidade (CCQS).
  8. Implantação do “emprego vitalício” para uma parcela dos trabalhadores das empresas, este tendo um salário vinculado ao aumento de produtividade e o garanti mento da estabilidade de emprego.

   O objetivo do Toyotismo foi o de achar e novas formas de intensificação (explorar) de trabalho, assim são aplicadas um processo de organização de trabalho que reduz muito o trabalho improdutivo, suas formas assemelhadas, nas atividades de manutenção, acompanhamento e inspeções de qualidade são funções que passaram a ser diretamente incorporadas ao trabalho produtivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (74.8 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com