TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Manual de Competição FLL 2018/2019

Por:   •  26/3/2020  •  Resenha  •  6.922 Palavras (28 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 28

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

PARTICIPANTES 

Estudantes: jovens de 9 a 16 anos, o jovem não deve exceder a idade máxima (16 anos) em 30 de abril do ano seguinte ao do Lançamento do Desafio, do Ensino Fundamental, Médio e Técnico, são o público alvo deste importante e motivante programa de incentivo da Robótica. Eles constroem robôs, realizam pesquisas sobre temas da atualidade, participam de um desafio e competem em um jogo envolvendo tecnologia. Espera-se que eles possam adquirir experiência em apresentações em público, tomadas de decisão, trabalho em grupo e, principalmente, se divirtam muito com ciência e tecnologia.

 

Técnicos e Mentores: os Técnicos são o pulmão da FLL. Podem ser estudantes veteranos, voluntários de cursos técnicos e interessados da comunidade. Eles treinam os estudantes, dão suporte técnico, incentivam a busca de soluções, organizam as equipes, ajudam a buscar recursos financeiros para o time e ajudam a solucionar os desafios que possam ser encontrados pelas crianças, auxiliando-os com a experiência deles. É muito importante que os técnicos recebam suporte para realizar as tarefas que lhes cabem.

Professores: eles podem ser técnicos das equipes ou apenas suportar equipes de sua escola com auxílio na infra-estrutura, apoio financeiro. Mas, o papel principal do professor é absorver de forma positiva as experiências adquiridas pelos alunos.

Voluntários no Evento: os voluntários são peça fundamental da FIRST, em todos os seus programas. Os voluntários são convocados na comunidade em que o evento será realizado. Eles recebem um treinamento para as funções que irão exercer no dia do evento e na preparação dele. Ele podem ocupar diversas funções, como: Jurados, Árbitros, controladores de fluxo de equipes, auxiliar na operação técnica do evento, auxiliares das equipes (Anjos), entre outros.

Espírito do Evento: é fundamental que o evento seja divertido para os jovens. O espírito deve ser de cooperação, alegria e diversão. Tudo isto depende muito de informações. Os participantes devem saber o que fazer, onde fazer e quando fazer. Toda a logística do evento deve estar muito clara para os participantes, como: praça de alimentação, estacionamento, sanitários, enfermaria e locais de competição e apresentação de pesquisa.

[pic 5]

TAMANHO DO TORNEIO

Muito da organização de um evento depende do tamanho do evento. Este é mensurado basicamente pelo número de equipes participantes.

Tipos de eventos

  • Micro FLL
  • Seletiva Oficial
  • Regional
  • Nacional

[pic 6]

Torneios Micro FLL: no Brasil o evento deve ter no mínimo 4 equipes inscritas e serem da mesma escola ou rede escolar. Estes eventos não necessitam de toda a estrutura de áudio e vídeo que caracteriza um evento Regional, com isto os custos de organização de um evento local tornam-se acessíveis a um número maior de instituições interessadas. Eventos locais possuem o intuito de preparar as equipes para os torneios Regionais ou Seletivas oficiais, eles não são classificatórios para o Brasileiro e/ou World Festival (Torneio Mundial).

O modelo micro-FLL pode ser utilizada para seletivas internas, pois agiliza o processo e já dá para ter uma boa noção de equipes que podem ir para um torneio regional. Se tiverem um robô capaz de competir na mesa, a tendência é que tenham um projeto de robô para apresentar no torneio regional. Se tiverem um bom projeto de pesquisa (aprovado) e forem selecionados para o torneio regional, comprova-se que a equipe trabalhou em conjunto chegar no resultado (core values). Na regional a equipe deverá passar pelas 4 áreas de avaliação.

Seletivas Oficiais: no Brasil o evento deve ter no mínimo 8 equipes inscritas. É um Evento Oficial da FIRST LEGO League e precede o Campeonato Regional. Uma Seletiva classifica uma equipe para a Etapa Regional, porém é facultativa. É composta pelas quatro categorias de avaliação, juízes treinados e é operada por um parceiro oficial.

Regionais de FLL: devem ter no mínimo 20 equipes, sendo que cada escola pode inscrever no máximo 4 equipes. O número máximo de equipes deve ser adequado ao espaço físico, número de juízes e voluntários, não devendo ultrapassar 48 equipes. Um evento Regional caracteriza-se pelo atrativo de áudio e vídeo proporcionado para as crianças. É condição básica e necessária que uma Regional tenha condições de oferecer todos os recursos técnicos e de pessoal necessários para a operacionalização do evento. Os estudantes devem sentir-se impactados com o evento da mesma forma que estariam se estivessem assistindo a um show de música ou a uma partida de futebol.

No máximo 10 equipes em uma sala. Exceções podem ser estudadas em condições especiais (grupo de juízes com experiência, por exemplo). Casos omissos deverão ser discutidas com o Comitê de Avaliação e o DN.

Nacional de FLL: devem ter capacidade de receber no mínimo 84 equipes, que serão classificadas dos diversos torneios regionais pelo país. O número máximo de equipes deve ser adequado ao espaço físico, número de juízes e voluntários. Um evento Nacional caracteriza-se pelo atrativo de ter, em um único local, os melhores e mais impactantes projetos de robótica e de pesquisa, com equipes que valorizam o trabalho em equipe, e que podem se tornar inspiração para outras equipes que não conseguiram a classificação para a Nacional. É o evento mais importante, grandioso e gracioso do Torneio de Robótica FLL no Brasil. [pic 7]

VOLUNTARIADO

O Coordenador do Evento é o principal responsável pelo recrutamento de voluntários para trabalharem na FLL. Ele trabalhará diretamente com o SESI-DN para receber instruções e treinamento dos voluntários. Devem ser convidados voluntários para diversas funções, desde cadastro de times no dia evento até juízes de arena e jurados de pesquisa.

Instituições, empresas e a comunidade em geral devem ser a fonte de pessoas que se tornarão voluntários para o programa de educação tecnológica da FLL. Escolas podem se envolver na organização do evento, sendo os professores, profissionais da educação, os melhores voluntários possíveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.3 Kb)   pdf (557 Kb)   docx (934.5 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com