TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel do Contador na Atividade Rural: uma Análise das Fontes de Assessoramento Contábil

Por:   •  3/10/2020  •  Seminário  •  726 Palavras (3 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 3

1.Conforme os conhecimentos adquiridos na disciplina de Contabilidade no Agronegócio, realize uma interpretação no texto apresentado e discorra uma dissertação de no mínimo 20 linhas sobre a relação da Contabilidade com as empresas rurais.

O Papel do Contador na Atividade Rural: uma Análise das Fontes de

Assessoramento Contábil

A Contabilidade Rural pode ser compreendida como um instrumento que aponta as informações sobre pontos positivos e negativos da propriedade rural, esclarecendo indicativos na tomada de decisão e deve ser instrumento adequado para que se possa atuar de forma eficaz no resultado final (Dias, Andrade & Gomes Filho, 2019). Por sua vez, Marion (2017) e Rodrigues,Busch,Garcia e Toda(2016) descrevem que a empresa rural, abrange diferentes atividades rurais, sendo as atividades agrícola, zootécnica e agroindustrial. Para esses autores a atividade agrícola é aquela que explora o solo com o propósito do plantio e da produção vegetal, enquanto que a zootécnica consiste na criação de animais para serviços de lavoura, consumo doméstico ou para fins industriais e comerciais.

A atividade rural corresponde a exploração das atividades agrícolas, pecuárias, a extração e a exploração vegetal e animal, a exploração da apicultura, avicultura, suinocultura, sericicultura, piscicultura e outras de pequenos animais (Marion, 2017).A transformação de produtos agrícolas ou pecuários, sem que sejam alteradas a composição e as características do produto in natura, realizada pelo próprio agricultor ou criador, com equipamentos e utensílios usualmente empregados nas atividades rurais também são consideradas atividades rurais (Crepaldi, 2019).

Dentre as especificidades da Contabilidade Rural destaca-se a diferença entre oano agrícola e o ano fiscal, pois o primeiro corresponde ao período de 12 meses, levando em consideração o cultivo até a colheita (Crepaldi, 2019).Já,o ano fiscal, para esse autor, vai de 1º de janeiro até 31 de dezembro do respectivo ano. Ao contrário de outras atividades cuja a comercialização se distribui ao longo dos 12 meses, a atividade agrícola é sazonal concentrando-se em determinado período que pode ser menor do que o ano fiscal, como nas culturas temporárias, ou maior, como nas culturas permanentes (Crepaldi, 2019).

Deve-se considerar que se refere à classificação das atividades agrícolas, o tipo de cultura existente, como sendo cultura temporária, conceituada por Marion (2017) como aquela submetida ao replantio após a colheita,ou cultura permanente que “são aquelas que permanecem vinculadas ao solo e proporcionam mais de uma colheita ou produção. Normalmente atribui-se às culturas permanentes uma duração mínima de quatro anos” (Marion, 2017, p. 18).

Fonte: DE FÁTIMA ARRUDA, Eduarda; DE ARRUDA, Renata Souza; KRÜGER, Cristiane. O Papel do Contador na Atividade Rural: uma Análise das Fontes de Assessoramento Contábil Juliano Carlos Raddatz Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

De acordo Calderelli (2003, p. 180), “a Contabilidade Rural é aquela que tem suas normas baseadas na orientação, controle e registro dos atos e fatos ocorridos e praticados por uma empresa cujo objeto de comércio ou indústria seja agricultura ou pecuária”. Destaca-se no meio do agronegócio como fator principal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (38 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com