TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O papel da Atividade Física e do Esporte na saúde física e mental

Por:   •  13/11/2022  •  Artigo  •  2.787 Palavras (12 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 12

O papel atividade física e do esporte na saúde física e mental 

 

 

 

Elias Pereira da Silva Júnior Silva 

Marcelo Vieira Félix 

Nilza Costa de Lima¹ 

Lucas Lima de Almeida² 

 

RESUMO 

 

Este trabalho versa da importância das atividades físicas tais como: treino de exercícios cardiorrespiratórios, musculação, Zumba e Muay Thai direcionadas pelo profissional de Educação Física nas academias e objetiva, de forma geral, discutir a importância das atividades físicas e do esporte Muay Thai para promoção ou manutenção da saúde, partindo do pressuposto de que estas possuem abrangência benéficas nos aspectos físicos e mentais dos praticantes. E mais especificamente a forma que estas ocorrem; as idades dos praticantes; a frequência e; o nível de satisfação pessoal dos praticantes. Para tal, foi feita uma revisão literária nas obras de autores que abordam a temática, bem como observações das atividades físicas e esportivas em campo com a realização de entrevistas com pequeno grupo de praticantes dessas atividades supracitadas. Como resultado obteve-se que as atividades físicas e o esporte Muay Thai favorecem aspectos como: perda de peso; controle da ansiedade e tensão advinda com transtornos afins; resistência do sistema cardiorrespiratório e elevação da autoestima e sensação de satisfação e prazer na realização desta rotina de exercícios físicos proporcionando então benefícios não só no âmbito físico como também mental dos seus praticantes.  

 

 

Palavras-chave: Educação Física. Treino Funcional. Muay Thai. Esporte.  

 

1. INTRODUÇÃO 

A priori, observa-se que atividade física no Brasil cresceu em comparação com décadas anteriores, e esse aumento já vem correndo não só a partir dos anos 2000, mas até antes, conforme discorre o autor BASTOS et al. (2013, apud SOBRAL, 2020).  

Sobre esta luta, consideremos, de acordo com Confederação Brasileira de Muay Thai, este termo significa luta, ou arte marcial, tailandesa, sua origem remonta aproximadamente 2 mil anos. Conhecida com a arte das oito armas, considerando os dois punhos, dois cotovelos, dois joelhos e duas pernas, utilizados nos combate, criada inicialmente para defesas de guerra. Foi trazida ao Brasil pelo mestre Nélio em 1979, ganhou a conotação de esporte também conhecido como boxe tailandês. Hoje sua prática é sinônimo de disciplina e promoção de bem-estar dos praticantes. Vez que este figura-se como uma excelente ferramenta aliada na promoção e prevenção de saúde, assim como estimula a integração entre os alunos/atletas e a prática de exercícios físicos regulares. (AMARILLA; SOUZA; STACECHEN; GRIGNET, 2018). 

Partiu-se da seguinte problemática: de que forma as atividades físicas esportivas influenciam na saúde não só no âmbito físico, mas também mental, isto é, qual seu papel nesse processo? 

 Assim este estudo foi pautado na investigação teórica na literatura da temática em questão sob a ótica da Educação Física, analisando-se os benefícios advindos das práticas de atividades físicas e como o esporte está envolvido nesse processo.  

Para verificação prática da teoria pesquisada os resultados e discussões foram propiciados por meio da observação práticas destas atividades e do esporte Muay Thai, bem como entrevistas com os participantes para melhor entendimento de sua finalidade, observando-se grupos etários que representam, frequência e nível de satisfação com estas atividades físicas e esportivas. 

 

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 

 

Deparamo-nos, nas últimas décadas do século XX, com um número crescente de discursos a propósito da vida a partir de um corpo biológico a cumprir suas funções metabólicas e a se expor, agradavelmente, aos espelhos e, notadamente, aos olhares alheios, passamos a identificar e a compreender a emergência de um subproduto que cruza inúmeros campos teóricos e práticos do nosso dia a dia, a que podemos nomear como uma “epidemia” de fitness (p.48). 

Conforme afirma Brasil (2017), “mesmo decorridas várias décadas de pesquisas e estratégias de saúde pública para aumento dos níveis populacionais de prática de atividade física, a alta prevalência de inatividade física ainda configura um problema de saúde em diversos países, incluindo o Brasil”. (p. 45).  

Isto envolve uma questão complexa, pois são diversos os fatores comportamentais envolvidos no que tange à prática de atividade física por meio de hábitos saudáveis e existem muitas teorias e modelos que buscam compreendê-los melhor já que influenciam tal questão. (TESSARO; SILVA; LOCH, 2021). 

A atividade física pode ser uma importante aliada na manutenção da saúde cardiovascular de pessoas hipertensas (RANQUINEN, 2015 et al., 2015, HORTÊNCIO et al., 2018). 

Ainda com relação aos hipertensos, excetuando-se as atividades físicas de lazer de alta intensidade, tais como:Cooper, handebol, squash, aeróbica, que devem ser evitadas. As demais atividades de lazer periódicas, consideradas de intensidade leve a moderada, como a caminhada, ginástica calistênica; dança, golfe, andar a cavalo, tênis, bicicleta, hidroginástica, boliche, natação, dentre outras podem ser executadas, assim como são recomendadas. (REAVEN; BARRETT-CONNOR; EDELSTEIN 1991, apud JR; MARTINS; DANTAS, 1999).  

Inclusive, atividade física leves como corridas moderadas e mesmo exercícios na esteira ergométrica podem ser executados, já que “atividade física aeróbia regular é capaz de promover aumento na capacidade física em nível pelo menos moderado, pode ser benéfica, tanto para a prevenção, como para o tratamento da hipertensão”. (JR; MARTINS; DANTAS, 1999). 

No que tange ao sedentarismo, de acordo com Matsudo (2006, p.135), “existem várias revisões da associação entre inatividade física e risco de doenças cardiovasculares. As meta-análises têm indicado o dobro de risco de doenças cardiovasculares em indivíduos inativos quando comparados com os ativos”. 

De acordo com Hall e Rossi (2008, apud TESSARO; SILVA; LOCH, 2021) indivíduos que estão mais dispostos a realizar modificações em seus ritmos e tendências a praticar atividades físicas e esportes acreditam que os benefícios são mais importantes do que os contras para tal engajamento de forma regular, se comparados a indivíduos que não partilham da mesma ideia. 

Com relação ao esporte Muay Thai quando trabalhado em academias, “a técnica deve ser trabalhada segundo seu propósito, com o contexto determinando seu sentido e resultado social” (SILVA; NASCIMENTO, 2016, p.168), priorizando-se o “ensino das destrezas motoras esportivas dotadas de novos sentidos, subordinados a novos objetivos a serem construídos juntos com um novo sentido para o próprio esporte” (BRACHT, 2006, p 138). 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (167 Kb)   docx (189.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com