TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo de Software

Por:   •  10/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 3

Respostas:

1.O que é um processo de software e qual sua importância para o desenvolvimento de

software?

O processo de software é uma abordagem estruturada para desenvolver software de alta qualidade. É um conjunto de atividades, etapas, métodos e práticas que definem como o software será concebido, desenvolvido, testado e mantido ao longo do seu ciclo de vida. Ou seja, o processo de software é fundamental para garantir que o software seja desenvolvido de forma eficiente e eficaz, cumprindo os requisitos do cliente.

A importância do processo de software para o desenvolvimento de software reside em sua capacidade de aumentar a qualidade do software e reduzir o tempo e o custo de desenvolvimento.

2.Quais são as características de um processo de software?

As características de um processo de software variam dependendo da metodologia ou modelo de processo específico que está sendo utilizado. As características mais comuns que a maioria dos processos de software possui:

Estruturado

Repetível

Mensurável

Adaptável

Envolvimento do cliente

Foco na qualidade

Comunicação eficaz

3.Quais os tipos de processos de software existentes?

Alguns dos principais tipos de processos de software:

Processo Cascata: é um modelo sequencial, no qual o processo de desenvolvimento de software é dividido em fases distintas, como planejamento, análise, projeto, implementação, teste e manutenção. Cada fase deve ser concluída antes que a próxima possa começar.

Modelo Incremental: é um modelo iterativo, no qual o desenvolvimento do software é dividido em incrementos ou entregas menores, cada um com suas próprias fases de planejamento, análise, projeto, implementação e teste. Cada incremento é construído em cima do anterior, resultando em um software funcional entregue gradualmente ao longo do tempo.

Modelo Espiral: é um modelo iterativo e incremental, que combina elementos do modelo Cascata com a abordagem iterativa do modelo incremental. É um processo adaptativo, que permite que a equipe de desenvolvimento faça ajustes ao longo do ciclo de vida do software.

Modelo Ágil: é uma abordagem iterativa e colaborativa que enfatiza a entrega contínua do software funcional em pequenas iterações. Ele se concentra na comunicação frequente entre a equipe de desenvolvimento e o cliente, na colaboração e na adaptação aos requisitos em constante mudança.

DevOps: é uma abordagem que combina o desenvolvimento de software (Dev) com a operação (Ops) do software, buscando alinhar as necessidades do cliente com a capacidade de entrega do software. Ele se concentra na automação, colaboração e integração contínua entre as equipes de desenvolvimento e operações.

4.Qual é a importância do processo de desenvolvimento de software para se obter uma

boa qualidade em um software?

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (40.5 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com