TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Produto Segway

Por:   •  16/6/2017  •  Dissertação  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 2

Depois de 13 anos de ter sido lançado, o SEGWAY, não teve todo o sucesso que foi pensando na época.

No final de 2001, o americano Dean Kamen divulgou que estava finalizando algo que iria revolucionar o transporte urbano.  O patinete motorizado com duas rodas lado a lado, apresentado em dezembro de 2001, era, de fato, inovador. A Segway gastou 100 milhões de dólares no desenvolvimento do produto.

Pessoas que tiveram acesso aos planos de Kamen aumentaram a expectativa com declarações bombásticas.  O investidor John Doerr disse que seria algo mais importante que a internet. Ele previu que a empresa Segway, que iria fabricá-lo, atingiria vendas de US$ 1 bilhão por ano mais rapidamente que qualquer outra na história. Jeff Bezos, o fundador da Amazon, afirmou que “cidades seriam construídas em torno dessa ideia”.

Pese ao promissor do produto, ele encontrou uma variedade de obstáculos. Em alguns países, ele foi considerado veículo motorizado, que precisava ser licenciado. Em outros, seu tráfego em estradas foi proibido. Mesmo assim as ruas são perigosas demais para o SEGWAY e as calçadas não estão preparadas para ele1

Além disso, o inventor e sua equipe não perceberam que o patinete era caro demais para um veículo que a maioria das pessoas considerou supérfluo.  

Na época , todo mundo imaginava que o futuro das grandes cidades seria povoado deste novo veiculo e que teríamos milhares ou milhões de pessoas usando o mesmo,  usando-o para passeios ou  para transporte. A realidade mostrou outra coisa. Em cinco anos, a Segway vendeu apenas 30 mil unidades. Acabou que o patinete que iria revolucionar o mundo acabou virando transporte para guardas de segurança em shopping centers.

Isto nos ensina que mesmo tecnologias inovadoras  que quebram paradigmas, não necessariamente são sinônimo de êxito,  por que o modelo de negocio, o ambiente no qual será inserido tem que estar adequados ou “preparados” para receber esta inovação. Quer dizer que ao lançarmos um produto, temos que nos preocupar tanto pelo produto em si como no ambiente no qual o mesmo será utilizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (29.2 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com