TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Interdisciplinar Aplicado a Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas I

Por:   •  7/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.552 Palavras (11 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5][pic 6]

[pic 7][pic 8][pic 9][pic 10]


SUMÁRIO

1        Introdução        1

2        Funções e responsabilidades de um administrador de sistemas        2

2.1        Formação        2

2.2        Conhecimentos técnicos        2

2.3        Funções exercidas        2

3        Sistemas desktop e on-line        4

4        Sistemas Operacionais        5

4.1        Modelos        5

4.2        Principais características        5

4.3        Características de cada marca        6

5        Evolução dos computadores pessoais e dispositivos moveis        7

6        Principais dispositivos moveis        9

7        Subsistemas de memória        10

8        Comparativo desktop/notebook e tablet/smartphone        11

9        Armazenamento em nuvem        12

10        Benchmark        13

11        Mapa de resultados        14

12        Site de divulgação dos resultados        15

  1. Introdução

Desde o início da história dos computadores, suas evoluções nos surpreendem tanto na forma física, como na arquitetura lógica. Essas evoluções possibilitam que os sistemas computacionais estejam presentes em praticamente todos os segmentos, contribuindo na automação de diversos processos que facilitam e agilizam as rotinas diárias. Dessa forma, a importância e o crescimento contínuo dessa área são muito evidenciados, tornando um estímulo acentuado para quem tem aptidão pela área da computação.

A partir das disciplinas norteadoras, (Sistemas Operacionais, Organização de Computadores, Ferramentas para Sistemas Web, Probabilidade e Estatística e Desenvolvimento Pessoal e Profissional) abortaremos neste estudo funções e responsabilidade de administradores de sistemas, sistemas operacionais desktop e on-line, arquitetura de computadores e dispositivos moveis, subsistemas de memória e armazenamento em nuvem.


  1. Funções e responsabilidades de um administrador de sistemas

Administrador de Sistemas é o profissional coordenador de ambientes computacionais, desde implantação de documentação de rotinas e projetos, a controle de níveis de serviço de sistemas operacionais, banco de dados e redes.

O Administrador de Sistemas fornece suporte técnico no uso de equipamentos e programas computacionais e apoio a usuários, configurando e instalando recursos e sistemas, controlando a segurança do ambiente computacional.

Está sob suas responsabilidades a configuração e manutenção do ambiente, monitoração do desempenho e disponibilidade, acompanhamento de fornecedores de infraestrutura, montagem de máquinas, configuração e manutenção de backup, instalações e configurações dos sistemas operacionais.

  1. Formação

Não há uma formação específica para se tornar um administrador de sistemas, mas para o profissional ingressar na carreira, é desejável Graduação em cursos de Tecnologia da Informação.

  1. Conhecimentos técnicos

O Conhecimento técnico exigido poderá variar de acordo com o sistema de cada empresa, mas algumas certificações comprovando conhecimento específico (Microsoft MCSA, MCSE, Red Hat RHCE, Novell CNA, CNE, Cisco CCNA ou CompTIA A+ ou Network+, Sun Certified SCNA, Linux Professional Institute, entre outras) são fundamentais.

  1. Funções exercidas

As funções de um Administrador de Sistemas são abrangentes, e variam conforme a empresa. Administradores de Sistemas regularmente são encarregados de instalar, dar suporte, manter disponível servidores e outros sistemas, e planejar/responder a indisponibilidades de serviços. Outras tarefas incluem programação de scripts ou programas, gerenciamento de projetos relacionados a sistemas, supervisionar/treinar técnicos, dar suporte em caso de problemas de sistemas a Técnico de Apoio ao Usuário ou Suporte de Níveis.  


  1. Sistemas desktop e on-line

Sistemas desktop são aplicações usadas diretamente no computador, sem depender de conexão à internet. Por definição, uma aplicação desktop é qualquer software que pode ser instalado em um computador e usado para executar tarefas específicas. Qualquer aplicação desktop, obrigatoriamente, necessitar de um Sistema Operacional específico instalado para ser executada. Alguns exemplos de aplicações desktop são o Word, Excel, Media Player, etc.

Com o crescimento da internet, as aplicações ganharam novos espaços, e passaram a não necessitar de Sistema Operacional específico para serem executadas. Os Sistemas On-line usam um navegador web (Google Chrome ,Mozilla Firefox, Internet Explorer, Edge, dentre outros) como interface, e podem ser acessadas de qualquer dispositivo que o comporte, desde que se tenha acesso a internet.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (566.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com