TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Por:   •  10/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.003 Palavras (9 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

POLO JOINVILLE

[pic 1]

CURSO DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE

SISTEMAS

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

PROINTER IV

(RELATÓRIO FINAL)

                BRUNO RAFAEL MENDONÇA ANTUNES        - RA: 6037473589              

                WILLIAN GUSTAVO FERNANDES                           - RA: 2500624496

           

PROJETO PARA IDENTIFICAR AS NECESSIDADES DE

DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO.

Tutor: Mário Roberto Angioletti

JOINVILLE-SC, 21 DE OUTUBRO DE 2018


Sumário

Resumo        3

Introdução        4

Objetivos e Descrição do Projeto        5

Levantamento de requisitos detalhado das ações do sistema        6

Cronograma de Desenvolvimento        8

Definição do Banco de Dados        9

Protótipos de Tela        10

Protótipo de Interface em C#        12

Implementação de Funcionalidades        14

Scripts de Banco de Dados        15

Conclusão        16

Bibliografia        17


Resumo

Neste trabalho elaboramos uma simulação de proposta de projeto com objetivo de entregar uma solução para atender a necessidade de negócio apresentada para uma empresa Locadora de veículos. Inicialmente foram levantados os requisitos e particularidades do tipo de negócio deste cliente fictício, e nesta etapa identificamos algumas características que nortearam o restante do desenvolvimento do projeto.

Vale citar como exemplo que levamos em consideração a forma com que o cliente possui a distribuição de unidades de negócio em diversas localidades, e que é necessária a integração dos dados da frota de veículos para que o sistema funcione corretamente, e que esta característica influenciou fortemente na escolha do tipo de arquitetura do sistema, sendo decidido por este motivo a proposição de um sistema web no formato e-business que permite a utilização em tempo real do sistema de forma centralizada, em qualquer uma das unidades.

Ainda neste âmbito, identificamos que por se tratar de um modelo de negócio que atende diretamente o consumidor final (Business to Consumer), seria imprescindível que a interface do sistema utilizada pelo usuário final fosse simplificada e intuitiva, permitindo a fácil visualização dos dados dos veículos da frota e da contratação do serviço prestado pela referida Locadora de veículos.

Além da implementação da interface simplificada para o usuário final, foi identificada a necessidade de permitir o controle adequado dos dados manipulados pelo sistema para os funcionários da companhia, sendo este o principal motivo de adicionarmos algumas funcionalidades como a geração de relatórios e dashboards de controle, permitindo a criação de gatilhos para identificação de cenários de baixa de estoque de veículos por exemplo, além de permitir a identificação de outros cenários de falhas de forma proativa.

Com todos estes pontos, chegamos a conclusão que a análise do negócio do cliente em um projeto de software é uma das, senão a, atividade mais importante, pois a transformação destas prerrogativas e necessidades levantados em soluções a partir de desenvolvimento do software que é o valor final entregue ao cliente, e a qualidade desta análise tem impacto crucial no resultado final apresentado.


Introdução

Neste documento apresentaremos uma proposta de projeto para implementação de um sistema Web no formato B2C para auxiliar no processo de venda e manutenção da operação de uma empresa Locadora de veículos.
Esse visa demonstrar a viabilidade real de construção de um sistema de informação dentro da organização citada, elencando as situações, problemas, e particularidades de negócio do cliente, e propondo através do desenvolvimento de software, soluções para as situações e necessidades de negócio elencadas e existentes na corporação.
Iremos mostrar as principais características técnicas necessárias para implementação do escopo definido, bem como apresentaremos protótipos para ilustrar a futura implementação das soluções propostas de forma visual.


Objetivos e Descrição do Projeto

Após avaliar o cenário de negócio do cliente e suas necessidades, elaboramos este projeto, que tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema para gerenciamento das operações de uma Locadora de veículos. Identificamos que devido à natureza de negócio do cliente, não seria possível o desenvolvimento de um sistema instalado localmente em cada unidade, pois é necessária a integração entre as frotas de diversos pontos de atendimento de forma unificada, bem como deve-se permitir o fácil acesso dos clientes as informações de veículos da frota e a contratação do serviço prestado pela referida Locadora de forma mais simples e prática.

Desta forma, para atingir estes objetivos iremos propor o desenvolvimento de um sistema web no formato e-business, atendendo o modelo de negócio B2C (Business to consumer), que controlará as transações comerciais entre a empresa e seus clientes, permitindo a solicitação e controle das locações, bem como o cadastro e acompanhamento da distribuição de veículos por unidade, considerando-se a data de disponibilidade de acordo com os períodos de contratação do serviço, além de utilizar esta base de dados para geração de dados no formato de relatórios, que permitam um melhor controle da situação da frota pelos operadores.


Levantamento de requisitos detalhado das ações do sistema

Requisitos Funcionais

 

  • RF 1: Cadastro de Clientes;
  • RF 2: Cadastro de Veículos;
  • RF 3: Locação de Veículos (Data de Início e Período Total);
  • RF 4: Devolução de veículos;
  • RF 5: Contas a Receber;
  • RF 6: Reservas;

Requisitos Não-Funcionais

  • RNF 1: Controle de Acesso;
  • RNF 2: Realizar Manutenção dos Veículos;

Cenários e Descrição

  • Cenário 1: Cadastro de Veículos;
  • Cenário 2: Controle de Caixa;
  • Cenário 3: Aluguel de Veículos;
  • Cenário 4: Devolução e Pagamento.

A locadora aluga os veículos existentes aos clientes que já possuem cadastro no sistema.

Caso o cliente ainda não esteja cadastrado no sistema, esta atividade estará disponível a partir da página inicial do website.

Caso um carro que esteja disponível for escolhido por um cliente, o mesmo poderá ser alugado, sendo registrada a data inicial e a data final, assim como o valor do aluguel.

O sistema terá uma validação no cadastro do cliente, onde não será possível finalizar a locação, caso exista alguma dívida em aberto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (540.9 Kb)   docx (265 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com