TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Protocolo TCP/IP e Suas Camadas

Por:   •  16/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 2

TCP/IP

O TCP/IP faz parte da internet e é através dele que ela funciona. Como o próprio nome já indica, ele é separado em duas partes que são:

TCP, Transmission Control Protocol, é a linguagem de comunicação básica que a internet usa, o TCP é responsável pelos pacotes que podem ser texto, imagens, vídeos entre outros. Além disso, ele os compila em pacotes menores e envia-os para onde outra camada do TCP para que os receba.

IP, Internet Protocol, fica responsável por manter a integridade dos dados e envia-los ao exato local em que ele é necessário.

Existe também um protocolo que pode substituir o TCP em algumas situações, que é o UDP. Este protocolo se diferencia basicamente do TCP em que ele não envia sinais verificação, apenas envia os dados. Tornando os pacotes ainda menores, este protocolo por se encontrado em jogos, transmissões de vídeos e comunicação de vídeo.

O TCP/IP é dividido em 4 camadas que são:

  • Camada de aplicação: Garantir a comunicação de programas e aplicativos. Esta camada completa os pedidos através das portas, por conta disso, auxilia o TCP o permitindo usar os recursos e aplicativos necessários. Como por exemplo: a porta 25 que é usada pelo protocolo SMTP e entrega correio para o cliente de e-mail.

Alguns protocolos desta camada são: HTTP,SMTP,FTP.

  • Camada de transporte: Esta camada ela recebe os dados recebidos da camada de aplicação e os fragmenta em pequenos pacotes de dados diferentes o que facilita no envio para a camada de internet e os numera para a junção dos dados quando o receptor final receber todos os dados.

Alguns protocolos desta camada são: TCP,UDP.

  • Camada de internet: Dentro do TCP/IP cada computador se identifica pelo seu endereço virtual que é chamada IP. Esta camada ele adiciona ao pacote de dados recebidos da camada de transporte um cabeçalho, alguns dados de controle e o IP de origem e o IP de destino, isto é quem envia e quem recebe.

Alguns protocolos desta camada são: IP

  • Camada de linha: É nesta camada que os dados recebidos da camada de internet são enviados. A camada de linha ou link layer depende da rede em que o computador esta conectado. Esta camada é compilada em 3 subcamadas:
  1. LLC, Logic Link Control, que descreve em qual protocolo os dados devem ser transmitidos.
  2. MAC, controle de acesso de mídia, adiciona um endereço para uma placa de rede física.
  3. Camada física, que converte o quadro gerado pela camada MAC em eletricidade (rede com fio) ou ondas eletromagnéticas (rede sem fio)

TCP/IP é, portanto, um conjunto de protocolos para interconexão de redes de pacotes adotado como padrão pela Internet.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (44.1 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com