TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é HTML?

Tese: O Que é HTML?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  Tese  •  933 Palavras (4 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 4

O básico: O que é HTML?

Entenda o HTML básico, saiba o que significa tags do HTML e entenda como fazer.

HTML é uma das linguagens que utilizamos para desenvolver websites. O acrônimo HTML vem do inglês e significa Hypertext Markup Language ou em português Linguagem de Marcação de Hipertexto.

O HTML é a liguagem base da internet. Foi criada para ser de fácil entendimento por seres humanos e também por máquinas, como por exemplo o Google ou outros sistemas que percorrem a internet capturando informação.

Quem criou o HTML?

Tim Berners-Lee. Esse é o nome do homem que criou o HTML. Ele criou o HTML para a comunicação e disseminação de pesquisas entre ele e seu grupo de colegas. O HTML ficou bastante conhecido quando começou a ser utilizada para formar a rede pública daquela época, o que se tornaria mais tarde a internet que conhecemos hoje.

O que são as tags do HTML?

O HTML é uma linguagem baseada em marcação. Nós marcamos os elementos para mostrar quais informações a página exibe. Por exemplo, um título importante. Aquele título do artigo, da manchete do site, nós marcamos com uma tag/elemento chamado H1. Veja um exemplo:

<h1>Aqui vai o texto do título</h1>

Perceba que o texto está entre duas marcações. Essas marcações são chamadas de TAGS. As tags são abertas e depois fechadas. No exemplo acima abrimos a tag com <h1> e fechamos com </h1>. O que está dentro é o conteúdo mostrado para o usuário.

O parágrafos são marcados com a tag P. Assim:

<p>Aqui vai o texto do parágrafo.

Geralmente parágrafos tem muitas palavras,

letras menores que as do título</p>

Utilizando as tags, nós dizemos para o navegador o que é cada informação. O que é um título, o que é um parágrafo, o que é um botão, um formulário etc. Dizemos também o que é cada coisa para os sistemas de busca, como o Google. O Google, nesse caso, para exibir os resultados de busca, ele precisa saber o que é um parágrafo e o que é um título. Ele sabe disso através das tags.

A estrutura básica

Todo HTML começa do mesmo jeito. Não há segredos aqui. Você pode simplesmente copiar em algum lugar para usar esse código toda vez iniciar um novo HTML.

<!DOCTYPE html>

<html lang="pt-br">

<head>

<meta charset="utf-8">

<title>Título da página</title>

</head>

<body>

... aqui vai todo o codigo HTML que faz seu site...

</body>

</html>

A primeira linha se chamada DOCTYPE. O Doctype avisa aos browsers, robôs de busca, leitores de tela e outras coisas que tipo de documento e aquele que eles estao prestes a carregar. Existem outros códigos que podemos carregar, por exemplo XML. Por isso o Doctype avisa o browser para que ele saiba como se comportar ao ler o código.

Depois começamos com a Tag HTML. Isso quer dizer que todo o que estiver entre as tags <html></html> é escrito em HTML. Ao lado da palavra HTML tem um atributo (explico o que são atributos mais pra frente) chamado lang, onde indicamos qual o idioma do texto que escreveremos.

Logo após a tag html temos a tag <head>. Na tag Head nós indicamos o título do documento e indicamos a tabela de caractéres que o browser deve usar para renderizar seu texto. Também não se preocupe com isso agora.

A tag &lttitle> é muito importante. É com ela que você indica o título do documento. O Google e outros sistemas de busca utilizam essa tag para indicar em suas buscas o título da págin. Isso é muito importante para que você apareça bem nas buscas.

Logo depois da tag de fechamento </head>

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com