TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Estequiometria

Por:   •  10/5/2022  •  Ensaio  •  832 Palavras (4 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 4

_______________________________________________________________________Relatório Estequiometria

Resumo

Relata e discute sobre a determinação da massa de CO2(g), originado de uma reação química, com o objetivo de possibilitar uma melhor compreensão dos conceitos de estequiometria. Os resultados mostram que o experimento foi satisfatório e pode compreender melhor os conceitos da estequiometria das reações na situação prática por meio do diálogo estabelecido com aspectos teóricos.

Palavras-chaves: estequiometria, reação química, experimento.

  1. Introdução

O relatório refere-se ao experimento da reação química do bicarbonato de sódio, vinagre e detergente que resulta na formação de dióxido de carbono. O bicarbonato de sódio é um sal, chamado de hidrogeno carbonato de sódio ou carbonato ácido de sódio, apresenta-se como um pó branco. Pode ser produzido por reação de dióxido de carbono com hidróxido de sódio liquido que por aquecimento libera gás carbônico. Sua fórmula química é NaHCO3, ele é muito utilizado na indústria como fármaco.

O dióxido de carbono, conhecido como gás carbônico é um óxido presente na atmosfera, é associado ao chamado efeito estufa e por isso é considerado prejudicial ao ambiente.

Vinagre é o produto obtido exclusivamente da fermentação acética do vinho. A palavra vinagre significa "vinho azedo" e nada mais é do que o produto da transformação do álcool em ácido acético por bactérias acéticas O ácido acético é o principal componente do vinagre, sendo o responsável por seu sabor azedo, também é solúvel em água, álcool e éter. É um dos ácidos carboxílicos mais conhecidos, seu nome é ácido etanoico. Em grande concentração é muito tóxico, no estado sólido ele é conhecido como ácido acético glacial, se apresenta em cristais brilhantes, incolores e transparente. É o principal componente do vinagre, aparece em solução de 4% em volume de ácido acético com sua fórmula química C2H4O2.

Já a composição química do detergente  é formada por ácido linear dodecil benzeno sulfonato de sódio, hidróxido de sódio, trietanolamina, Alcanolamida de ácido graxo de coco, lauril éter sulfato de sódio, espessante, corante, conservante e água. Componente ativo biodegradável: Ácido linear dodecil benzeno sulfonato de sódio, muito utilizado para lavar louças e de fácil acesso.

  1. Objetivos

Proceder à realização do experimento referente ao assunto de estequiometria através da reação química do bicarbonato de sódio, vinagre e detergente para obtenção do CO2. Como também, executar o balanceamento adequado da reação.  

  1. Materiais
  • Bicarbonato de sódio (sal) – 30 g
  • Vinagre (ácido) – 200 ml
  • Detergente neutro – 100 ml

  1. Método

Em um recipiente foi adicionado 200 ml de vinagre, em seguida, colocou-se 30g de bicarbonato de sódio. Observou-se que houve imediatamente a reação resultando na formação de um gás. No mesmo instante, foi depositado o detergente neutro, com o intuito de melhor visualizar a reação, pois forma-se uma espuma. Logo, é importante notar que a reação química descrita resulta na formação de apenas um gás, o dióxido de carbono.

5. Resultados e Discussão

A adição do detergente, um bom agente espumante sobre o vinagre (H3CCOOH), se deu para favorecer a visualização da formação de espumas, ao adicionar na sequência, o bicarbonato de sódio (NaHCO3). O que ocorreu foi uma reação entre o ácido acético presente no vinagre e o bicarbonato de sódio, gerando produtos, dentre eles, o gás dióxido de carbono (CO2), água e o etanoato de sódio (H3CCOONa). A reação completa acontece entre 1 a 4 minutos depois de misturar o bicarbonato de sódio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (70.8 Kb)   docx (552.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com