TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Operacional Android

Por:   •  8/11/2018  •  Ensaio  •  2.004 Palavras (9 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 9

SISTEMA OPERACIONAL

ANDROID

Alexia

Crismeure Macedo

Rodrigo

Sidnei

INTRODUÇÃO

O Android surgiu a medida que os dispositivos móveis foram evoluindo, cada vez fabricados com maior complexidade e mais aplicações para os novos celulares “ os smartphones”, assim o Android surgiu e vem trazendo consigo novas possibilidades, permitindo, inclusive, o surgimento de novas interfaces, cada vez se tornando mais eficiente e evoluído, devido os aparelhos mais robustos criando a necessidade de sistemas operacionais mais complexos, e com capacidade de gerenciar os novos componentes de hardware.

O Android está presente em mais de 190 países ao redor do mundo em milhões de dispositivos, é considerada a maior base de plataforma móvel instalada e cresce rapidamente.

Segundo o site Android.com (2012)“Android é a plataforma para dispositivos móveis mais popular do mundo. O Android está presente em milhões de celulares, tablets, e outros dispositivos trazendo o poder da Google e da web em suas mãos. Com um browser incrivelmente rápido, sincronização em nuvem, sistema multitarefa, facilidades para se conectar e compartilhar, e os mais recentes aplicativos da Google (e milhares de outros aplicativos disponíveis na Google Play) com Android seu dispositivo está muito além de inteligente”.

HISTÓRICO

A trajetória deste sistema inicia-se em julho de 2005, quando a Google adquiriu o controle da Android Inc., uma pequena empresa em Palo Alto, Califórnia, USA. Na Google, no tempo que era conduzida por Andy Rubin, foi desenvolvida uma plataforma para sistemas móveis baseado em Linux, com o objetivo de ser uma plataforma flexível, aberta e de fácil migração para os fabricantes. Nascia assim o embrião do sistema operacional Android. Esse sistema foi desenvolvido na plataforma Java. Na época, o pouco que se sabia sobre ela era que produzia softwares para celulares. Em meio a muitas especulações do mercado, logo começava o desenvolvimento do novo Android, baseado no Linux, sistema operacional gratuito para computadores.

Visando o emergente número de vendas de smartphones, diversas empresas, entre essas a Google, se juntaram para formar, em novembro de 2007, a OHA (Open Handset Alliance) e lançar a plataforma Android (OHA, 2014), essa que atualmente mantém o sistema. Este grupo se uniram para inovar e acelerar o desenvolvimento de aplicativos e serviços, com a finalidade de trazer aos consumidores uma experiência muito mais rica em termos de recursos e menos custos em termos financeiros para o mercado de telefonia móvel. A OHA é constituída por um grupo de aproximadamente 80 empresas (entre as quais estão a HTC, LG, Motorola, Samsung, Sony Ericsson, Toshiba, Sprint Nextel, China Mobile, T-Mobile, Asus, Intel, Garmin e outras mais).

Os Sistemas de Android adotam codinomes de sobremesas e seguem em ordem alfabética. A primeira versão chama-se Cupcake, que depois foi precedida pelo Android Donut, até chegar na versão Nougat 7.0.

O primeiro smartphone equipado com o sistema Android foi o T-Mobile G1, também chamado de HTC Dream, fabricado pela HTC, lançado em 23 de setembro de 2008. Em poucos meses, fabricantes como a Samsung e LG aderiram ao sistema operacional desenvolvido pela OHA (TANJI, 2014). No Brasil, o Android chegou em setembro de 2009, através do HTC Magic (TAGIAROLI, 2010). Rapidamente surgiram lançamentos de outros fabricantes: LG GW620, Motorola Milestone (conhecido no exterior como Motorola Droid), Samsung Galaxy e Galaxy Lite, Sony Ericsson Xperia, são alguns deles.

CARACTERÍSTICAS

O funcionamento do Android é idêntico a outros sistemas operacionais (como Windows, Mac OS, Ubuntu, entre outros), cuja função é gerenciar todos os processos dos aplicativos e do hardware de um computador para que funcionem perfeitamente.

A diferença é que o Android foi impulsionado pela Google para ser operado nos seus próprios dispositivos móveis e, desta forma, entrar na concorrência com outros sistemas operacionais dominantes como o Symbian (dispositivos Nokia), iOS (dispositivos Apple, como iPhone) e Blackberry OS.

Segundo Pereira (2009) O Android é uma plataforma para tecnologia móvel completa, envolvendo um pacote com programas para celulares, já com um sistema operacional, de mesmo nome, aplicativos e interface com o usuário. Por ser Open Source (código aberto), existe a possibilidade de desenvolvedores aprimorarem o sistema e também que desenvolvam aplicativos para essa interface, como também, incorporar novas tecnologias, conforme estas surjam. A plataforma Android está sempre em evolução, uma vez que as comunidades de desenvolvedores estão sempre trabalhando para construir aplicações móveis inovadoras.

O sistema operacional Android é baseado no kernel Linux. Apesar de ter sido desenvolvido no início para smartphones, hoje é utilizado em diversas outras aplicações como tablets, netbooks, relógios, etc.

O Android foi desenvolvido com base no kernel (gerenciador de recursos de um sistema) do Linux, porém, não pode ser considerado um Linux, por não ter alguns conjuntos de distribuições apresentados em algumas distribuições do Linux. Segundo Nakashima (2011) Apesar de ser baseado no kernel do Linux, existe pouca coisa em comum com distribuições Linux convencionais (embarcadas ou não), lembrando que um sistema embarcado (ou sistema embutido) é um sistema microprocessado no qual o computador é completamente encapsulado ou dedicado ao dispositivo ou sistema que ele controla. Em uma análise abrangente, compreende-se que o Android é uma máquina virtual Java rodando sobre o kernel do Linux, dando suporte para o desenvolvimento de aplicações Java através de um conjunto de bibliotecas e serviços.

O Android é um sistema de Open Source (com código aberto e disponível para desenvolvedores), isto pode possibilitar a sua personalização, de acordo com as preferências e necessidades dos desenvolvedores. O sistema já vem com aplicativos nativos, como leitores de mídia, e-mail, gerenciador de contatos, agenda, reprodutores de música e de vídeo, navegador, calendário entre outros. Contudo, o usuário tem a possibilidade de alterar os aplicativos padrões e, caso queira buscar alternativas, existe um local que hospeda aplicativos de terceiros, a PlayStore, onde o usuário encontra aplicativos diversos para baixar. O desenvolvedor, por sua vez, pode usar esta mesma plataforma para disponibilizar aplicativos gratuitos ou buscar lucro, vendendo-os na loja do Android.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (130 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com