TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema de limpeza de tanques de navios com base em RUP

Por:   •  3/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.241 Palavras (13 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

CAMPUS TATUAPÉ

Sistemas de Informação



Atividades práticas supervisionada

Sistema de limpeza de tanques de navios com base em RUP




6º SEMESTRE



Trabalho da disciplina de APS

Prof°.

Data: 28 / 02 / 2018




SÃO PAULO

2018


ÍNDICE


Introdução        3

Conceitos Gerais        4

Requisitos de Software        4

Engenharia de Requisitos        6

Objetivo do trabalho        7

Documentação RUP        8

Conclusão        29

Bibliografia        29

Introdução

 

O trabalho visa mostrar os requisitos de engenharia de software, fazendo uma breve abordagem sobre o tema, será abordado também o Documento de Especificação de Requisitos de Software conhecido como Processo Unificado (UP), um modelo utilizado pelo RUP.

O RUP é projetado e documentado utilizando a notação UML para ilustrar os processos em ação, provê uma solução disciplinada de como assinalar tarefas e responsabilidades dentro de uma organização de desenvolvimento de software.

O projeto especifica um sistema utilizado para controlar o uso de um produto bactericida fundamental para o tanque de navios ativos que aportam no Brasil, cujo foco é manter um banco de dados que lhe permitam autonomia de gerenciamento.

Para o desenvolvimento da documentação foi utilizado o CRUD, que se resume em quatro operações básicas utilizadas em bancos de dados: inserção, consulta, atualização e exclusão, as principais ações para o gerenciamento de informações.

O sistema agirá da seguinte forma para realizar uma consulta: o usuário informa o código do Navio e o sistema executa a consulta, retorna com as informações e o usuário finaliza a operação e retorna a tela inicial. Falando de restrições, o sistema somente faz consultas através do código do Navio (gerado pelo sistema no momento da inclusão) e ao informar valores inválidos como, caractere inválido, nome ou código inexistente o sistema exibe uma mensagem de erro.

Porém, somente os usuários com acesso de administrador terão o direito de realizar as funcionalidades do sistema de alterar, incluir e excluir. Usuários normais só terão acesso à função de consultar.

Os cadastros serão efetuados com os seguintes dados: Código, Nome, Proprietário e Limpeza. A consulta só poderá ser feita através do Código do Navio, já a inclusão, exclusão ou alteração de algum dado relacionado ao Navio só poderá ser feita se o mesmo já existir no banco de dados.

O projeto foi desenvolvido da seguinte forma: foi feito uma pesquisa ao sistema implantado na área em questão e verificou grandes anomalias, foram feitas reuniões e entrevistas com o cliente interessado no software a fim de atender suas principais necessidades e deficiências.

 

O cliente interessado no caso é o Ministério da Saúde, que solicitou um sistema capaz de realizar de forma organizada e simples, o controle das informações referentes a essa área de atuação, no caso, o controle dos Navios que aportam no Brasil, que utilizam ou não o produto da Empresa contratante.

O produto usado nos tanques dos navios é de alta tecnologia bactericida e de natureza orgânica, ele provém de enzimas produzidas por abelhas e ajuda a neutralizar as bactérias encontradas nos tanques de água dos navios, se aplicado corretamente. Esses tanques provém do mundo todo e utilizam em muitas ocasiões os portos brasileiros, causando danos à população e outras enfermidades, ao contaminar nossas águas.

Falando da perspectiva do produto, o sistema deverá atender as necessidades do usuário, realizando operações com agilidade e praticidade, assim o usuário atenderá as expectativas da empresa com maior desempenho, melhorando a produtividade de resultados e evitando problemas.

Já de sua Confiabilidade, o sistema necessita estar disponível 98% das vezes que for requisitado, pois é nele que ficam todas as informações necessárias para manter o controle do serviço realizado. Os 2% que ele não estiver em funcionamento, estima que terá um técnico para solucionar seu problema.

Assim, para finalizar, o Software deve permitir autonomia ao usuário para efetuar o gerenciamento de informações contidas em seu banco de dados. Para manter-se acima do padrão de sistemas que foram pesquisados o tempo de alocação de dados, buscas de informações e alterações devem ser extremamente rápidas, garantindo assim um melhor desempenho.

Conceitos Gerais

 

Requisitos de Software

 

A análise e a especificação de requisitos são atividades para determinar os objetivos de um software. Estas atividades devem ser vistas como parte da análise de sistemas. Normalmente, elas são iniciadas juntamente com a análise do sistema, podendo se estender após a elaboração do documento de especificação do sistema, quando serão refinados os requisitos do software.

Requisitos são objetivos ou restrições estabelecidas por clientes e usuários do sistema que definem as diversas propriedades do sistema. Os requisitos  de software são, obviamente, aqueles dentre os requisitos de sistema que dizem respeito a propriedades do software.

Os requisitos podem servir para uma dupla função, podem ser a tanto a base para a formulação de uma proposta a um contrato (lado do proponente) quanto a base do contrato propriamente dito (lado do contratante).

Cada requisito deve expressar um único pensamento, ser conciso e simples. Isso é importante para que o requisito não seja mal interpretado. Deve ser fácil de se ler e entender. Portanto, um bom requisito especifica de maneira clara algo que é necessário, verificável e atingível.

Outra característica é que um requisito deve ser livre de implementação. Ou seja, o requisito não deve refletir o projeto, implementação ou descrever uma operação. Porém, requisitos de interfaces são exceções.

Um requisito pode ser mensurável (tempo médio de atendimento de requisições), ou avaliado subjetivamente (qualidade da documentação). Requisitos são descritos em diferentes níveis de abstração:

Requisitos de usuário:

Especificam em linguagem natural as funções que o sistema deve prover ao usuário final;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)   pdf (589.8 Kb)   docx (254.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com