TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRATAMENTO DE ESGOTO DOMÉSTICO ATRAVÉS DO SISTEMA DE TANQUE DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO

Por:   •  31/10/2019  •  Artigo  •  2.715 Palavras (11 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 11

TRATAMENTO DE ESGOTO DOMÉSTICO ATRAVÉS DO SISTEMA DE TANQUE DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO

Bruno Thiago P. de Lima Alves[1] 

Vladimir José Chagas[2]

                                                 Lucia Fernandes Santos[3]

RESUMO

O Brasil possui um grande problema no que se refere a tratamento de esgotos e efluentes domésticos, cerca de 60% dos dejetos são lançados no meio ambiente sem um tratamento adequado, principalmente nas periferias e meio rural, ocasionando a contaminação do solo e lençol freático, tendo por consequência vários problemas de saúde publica. Sendo assim algumas pesquisas vem sendo elaboradas no âmbito do tratamento desse tipo de resíduo a fim de solucionar tais problemas. Uma solução eficiente e de baixo custo é o tanque de evapotranspiração - TEvap e ou Bacia de Evapotranspiração – BET, que consiste basicamente em uma caixa lacrada, impermeabilizada, inserida parcialmente no solo, com uma câmara de fermentação através do processo anaeróbio e varias outras camadas filtrantes onde a última é composta por uma vegetação específica que fará o processo evapotranspiração durante a realização da fotossíntese, eliminando a agua do descarte no ambiente 100% limpa. Desse modo, este artigo objetiva fazer revisão bibliográfica sobre esse sistema e suas aplicações que possuem propriedades adequadas para tratar o esgoto doméstico (água negra), evitando assim que ocorra a degradação do meio ambiente através da contaminação do solo e a proliferação de doenças.

Palavras-chaves: saneamento; sustentabilidade; evapotranspiração; BET; TEvap.

ABSTRACT

Brazil has a major problem with regard to the treatment of domestic sewage and effluent, about 60% of waste is released into the environment without proper treatment, especially in the suburbs and rural areas, leading to contamination of soil and groundwater, with the consequence many public health problems. So some research has been developed in the context of the treatment of this type of waste in order to solve such problems. An effective solution and low cost is the evapotranspiration tank - TEvap and or Basin Evapotranspiration - BET, which basically consists of a sealed box, sealed, inserted partially in the ground, with a fermentation chamber through the anaerobic process and several other layers filter where the latter is composed by a specific vegetation which make the evaporation process during the course of photosynthesis, eliminating water from the disposal to the environment 100% clean. Thus, this article aims to make literature review of this system and its applications that have.properties suitable for treating domestic sewage (black water), thus preventing the occurrence of the environmental degradation through soil contamination and the spread of disease.

Keywords: sanitation; sustainability; evapotranspiration; BET; TEvap.

INTRODUÇÃO

Um assunto que vem ganhando atenção nas ultima décadas é sustentabilidade, e um de seus aspectos mais importantes está relacionado ao saneamento básico, que por sua vez está ligado diretamente ao lançamento de esgotos domésticos no solo. Esse sistema propõe a utilização de um método que viabilize o descarte de dejetos provenientes do vaso sanitário sem prejudicar o meio ambiente contribuindo para um desenvolvimento humano mais saudável.

Segundo o site Trata Brasil (2013), Saneamento é o conjunto de fatores que visa preservar ou modificar as situação do meio ambiente com a finalidade de prevenir doenças e promover a saúde, melhorar a qualidade de vida da população e à produtividade do indivíduo, como também facilitar a atividade econômica. No Brasil, o saneamento básico é um direito assegurado pela Constituição e definido pela Lei nº. 11.445/2007 como o conjunto dos serviços, infraestrutura e Instalações operacionais de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, drenagem urbana, manejos de resíduos sólidos e de águas pluviais. (TRATA BRASIL, 2013, p.1)

Ainda Segundo o site Trata Brasil (2013), apenas 8,6%da população tem acesso à coleta de esgoto sendo que mais de 100 Milhões de brasileiros não tem acesso a este serviço. Áreas publicas também sofrem com a falta de saneamento, por exemplo, mais da metade das escolas brasileiras não tem acesso à coleta de esgotos. A ineficiência de alguns programas de politicas publica ajudam a aumentar o problema, como 47% das obras de esgoto do PAC, monitoradas há seis anos, estão em situação inadequada. Apenas 39% de lá para cá foram concluídas e, hoje, apenas 12% se encontram em situação normal. Se formos fazer uma comparação entre Rondônia e o estado vizinho do Acre, pode notar o quanto a região carece de tratamento sanitário. Dados retirados do site Trata Brasil (2013), mostram que o Acre possui 11,96% de coleta de esgoto e 16,94% de tratamento de esgoto em quanto Rondônia tem apenas 3,53% de coleta e 4,24% de tratamento. Diferença muito grande se comparado com estados do sul ou sudeste, como é o exemplo do Paraná que coleta 60,36% do seu esgoto e trata 65,66% dos dejetos.  

Saneamento básico é um fator crucial para um país poder ser reconhecido como um país desenvolvido. Os serviços de água tratada, e tratamento dos esgotos levam à melhoria da qualidade de vidas das pessoas, sobretudo na Saúde das crianças com redução da mortalidade infantil, significativas melhorias na Educação, na expansão e desenvolvimento do Turismo, na valorização dos Imóveis, na Renda do trabalhador, na descontaminação dos rios e na preservação dos recursos naturais, etc. (TRATA BRASIL, 2013, p.1)

Um estudo do Instituto Trata Brasil (2013), mostrou que o Brasil convive com centenas de milhares de casos de internações por diarreias todos os anos (400 mil casos em 2011, sendo 53% de crianças de 0 a 5 anos), muito disso devido à falta de saneamento, e estudos do BNDES estimam que 65% das internações em hospitais de crianças com menos de 10 anos sejam provocadas por males oriundos da deficiência ou inexistência de esgoto e água limpa, que também surte efeito no desempenho escolar, pois crianças que vivem em áreas sem saneamento básico apresentam 18% a menos no rendimento escolar. Isso tudo leva ao final um grande custo financeiro para a nação.

 Dentro desse contexto percebemos que o saneamento no Brasil ainda é um grande problema a ser resolvido, alguns métodos independentes de baixo custo e fácil implantação podem ser uma solução muito eficiente no que diz respeito ao tratamento desses efluentes, se aplicados corretamente podem ajudar a diminuir a demanda por rede publica. Estudos veem demonstrando que o TEvap utiliza métodos de baixo custo, pois em sua composição podem ser utilizados materiais reciclados, além disso, tem demonstrado grande eficácia em sua função, por isso é muito importante debater as potencialidades desse sistema que pode ser implantado tanto no setor urbano quanto no meio rural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (602.4 Kb)   docx (439.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com