TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Por:   •  27/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.182 Palavras (9 Páginas)  •  60 Visualizações

Página 1 de 9

ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

TRABALHO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – AF2

INTRODUÇÃO

Neste trabalho vamos apresentar as principais características associadas aos sistemas de informação utilizados em uma empresa, como por exemplos os sistemas de apoio a operações, sistemas de Informação gerencial, sistemas integrados, sistema de apoio à decisão, sistema especialista e sistema de gestão de conhecimento. Finalizaremos abordando as principais mudanças que uma organização está sujeita ao utilizar sistemas de informação integrados de gestão empresarial.

Desenvolvimento

Sistemas de Apoio as Operações (SAO)

Estes sistemas monitoram todas as operações relevantes de uma instituição, que são estabelecidos de acordo com cada empresa, gerando informações relevantes as pessoas responsáveis pelas tomadas de decisões nas organizações.

São exemplos de sistemas de apoio as operações: sistemas de processamento de transações (SPT), que é um sistema computacional que registra todas as operações relevantes de uma empresa, no intuito de monitorar o funcionamento da mesma. Neste tipo de sistema o volume de eventos monitorado é grande e, portanto, a forma como os dados são armazenados e analisados influencia na eficiência. Além de corretamente dimensionar todos os recursos disponíveis dentro da organização para evitar tempo ocioso e garantir o bom funcionamento da empresa, evitando erros. Estes sistemas geralmente lidam com dados sensíveis, tanto de clientes quanto da própria organização e, portanto, a segurança destes é muito importante.

Outro exemplo de SAO é os sistemas de informações funcionais, estes realizam atividades que não são de rotinas. Tradicionalmente, os sistemas de informação foram projetados dentro de cada área funcional como apoio aos processos diários de trabalho e criados para atender uma área especifica da organização, como por exemplo:

 

- Departamento de venda e marketing responsável direto pela venda de produtos e serviços e, portanto, deve possuir um sistema de capaz de identificação de clientes; criar mecanismos de contato e relacionamento; criar bancos de dados de clientes; realizar pesquisa de mercado de produtos e serviços etc.…

- Departamento de produção que é responsável pela confecção de todos os bens e serviços de uma empresa. Os sistemas que apoiam esta área tratam do estabelecimento de metas de produção, da aquisição e estoque de mercadorias, da disponibilidade de materiais, peças e componentes, da programação de equipamentos, da disponibilidade das instalações e das matérias-primas exigidas para a fabricação de produtos acabados.

- Departamento de finanças e contabilidade que possui um sistema de informação que possibilite o planejamento financeiro e planejamento orçamentário, o gerenciamento das transações financeiras, o gerenciamento de investimentos e principalmente a realização de auditorias. 

- Departamento de recursos humanos, o qual deve ser capaz de realizar treinamentos e cursos de desenvolvimento dos funcionários, realizar seleção, avaliar desempenho, elaborar a folha de pagamento, registrar cada funcionário e dependente.

Sistemas de Informação Gerencial (SIG)

Os sistemas de informação gerencial (SIG) são desenvolvidos com o objetivo de auxiliar os gestores das áreas funcionais de uma organização. Estes sistemas proporcionam relatórios sobre o desempenho geral da organização que são categorizados como rotina ou especiais. Os relatórios de rotina descrevem dados básicos adquiridos dos sistemas de processamento de transações (SPT) e os reduzem de forma a serem apresentados em forma de indicadores periódicos. Por exemplo: a venda diária, a produção semanal ou o faturamento mensal.  Por sua vez os relatórios especiais detalham operações que não são rotineiras, como por exemplo: relatórios detalhados que mostram um nível maior de especificidade, relatório de indicadores que mostram o desempenho de atividades críticas, relatórios comparativos que comparam os desempenhos e os períodos de tempo ou relatórios de exceção que incluem apenas informações fora de padrão.

Sistemas Integrados (SI)

Sistemas integrados (SI) desenvolvidos para que os diferentes setores de uma organização possam comunicar-se de modo que os processos internos sejam realizados em conjunto e a gerencia de recursos seja feita online. São exemplos de aplicativos integrados: sistemas de planejamento de recursos empresariais (ERP), sistemas de gerenciamento da cadeia de suprimentos (SCM) e sistemas de gestão do relacionamento com o cliente (CRM).

Sistema de planejamento de recursos empresariais (ERP) consiste num conjunto de módulos de software integrados a um banco de dados central que coleta os dados de vários processos de negócios importantes por toda a empresa, especificamente nas áreas de: vendas e marketing, produção, finanças e contabilidade, recursos humanos. A informação, que antes estava espalhada em sistemas diferentes, pode ser compartilhada por todos na empresa, e as diferentes partes da organização podem cooperar para melhorar a eficiência do trabalho. A informação que vai ser compartilhada deve ser previamente selecionada para que tenha valor agregado. A SAP, ORACLE e a DATASUL são exemplos de empresas que oferecem softwares integrados. Além de compartilhar informações estes sistemas possuem ferramentas analíticas, e formatos de informações ou indicadores comuns à área gerencial.

Sistemas de gerenciamento da cadeia de suprimentos (SCM) possibilitam as empresas a administrar suas relações com os fornecedores. Esses sistemas auxiliam fornecedores, empresas de compra, distribuidores e empresas de logística a compartilhar informações sobre os pedidos, produção, níveis de estoque e entrega de produtos e serviços com eficiência. Assim reduzem os custos das transações comerciais de rotina e melhoram a qualidade do fluxo de informações, reduzindo ou eliminando erros. A falta de um sistema de gerenciamento de suprimento pode causar problemas sérios para uma organização como criar falta de insumos para a produção de produtos, ou gerar mão de obra ociosa, aumentar o custo de transportes ou mesmo gerar informações incorretas que serão utilizadas para a tomada de decisões. Os SCM’s podem ser classificados em: Sistemas de planejamento da cadeia de suprimentos, o qual capacita a empresa a gerar previsões de demanda, a desenvolver planos de compra de material, possibilitando o planejamento de pedidos, a programação e planejamento de fabricação de produtos, planejamento de demanda, planejamento da distribuição e planejamento de transporte; ou Sistemas de execução da cadeia de suprimentos, o qual auxilia na gerencia do fluxo de produtos nos centros de distribuição que vem garantir pedidos, reposições, gerenciamento da distribuição e distribuição revers.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (95.2 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com