TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Web Design

Por:   •  12/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.052 Palavras (5 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM DESIGN DIGITAL

Fichamento de Estudo de Caso

Antonio da Rocha Cavalcante Junior

Trabalho da disciplina: Web Design

                                                 Tutor: Prof. Thiago Rodrigues Medeiros

São Paulo

2018

Estudo de Caso de Harvard: Acessibilidade na Web

Referência: Brasil. Decreto no 5.296, de 2 de dezembro de 2004. Regulamenta as Leis no 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e a no 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2004/Decreto/D5296.htm. Motion Picture Association. “Goals for Digital Cinema”, 31 de agosto de 2000. Disponível em .

Brasil. Decreto no 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Decreto/D6949.htm.

ABNT. Norma Brasileira ABNT NBR 9050:2004. Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Disponível em: http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/sites/default/files/arquivos/%5Bfield_generico_imagens-filefield-description%5D_24.pdf.

W3C. Acessibilidade para o WAI. Disponível em: http://www.w3.org/WAI/intro/accessibility.php.

Web Accessibility Initiative (WAI). Home page. Disponível em: http://www.w3.org/WAI/.

W3C. Getting Started with Web Accessibility – Web Accessibility initiative – W3C. http://www.w3.org/standards/webdesign/accessibility.

Fernandes J, Godinho F. Acessibilidade aos sítios Web da AP para cidadãos com necessidades especiais, maio 2003. Disponível em: http://www.acessibilidade.gov.pt/manuais/manualv2.doc.

W3C. Introduction to Web Accessibility – Web Accessibility Initiative. Disponível em: http://www.w3.org/WAI/intro/accessibility.php#i-what.

W3C. Essential Components of Web Accessibility. Disponível em: http://www.w3.org/WAI/intro/components.php.

RENAPI. Acessibilidade Virtual – Informação ao alcance de todos. Disponível em: http://acessibilidade.bento.ifrs.edu.br/acessibilidade-web.php.

W3C. Essential Components of Web Accessibility. Disponível em: http://www.w3.org/WAI/intro/components.php.

Nascimento C. Frase vencedora do concurso “Jornadas de Conhecimento sobre Acessibilidade na Web”, 2007.

The Center for Universal Design: The Principles of Universal Design, Version 2.0. Raleigh, NC: North Carolina State University. Disponível em: http://www.ncsu.edu/ncsu/design/cud/about_ud/udprinciplestext.htm.

Derivado de W3C Web Content Accessibility Guidelines 1.0 1999; Accessible Environnements: Toward Universal Design por Ronald L. Mace, Graeme J. Hardie e Jaine P. Place, Centro de Design Universal da Faculdade Estadual da Carolina do Norte, EUA, 1996. Disponível em: http://www.w3.org/TR/WCAG10/ e http://www.ncsu.edu/ncsu/design/cud/pubs_p/docs/ACCEnvironments.pdf.

W3C. WAI (Web Accessibility Initiative): Developing a Web Accessibility Business Case for Your Organization: Overview. Disponível em: http://www.w3.org/WAI/bcase/#intro.

W3C. WAI: Stories of Web Users. Disponível em: http://www.w3.org/WAI/intro/people-use-web/stories.

WCAG 1.0. Recomendações de Acessibilidade para Conteúdo Web (em português de Portugal – traduzido pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro). Disponível em: http://www.utad.pt/wai/wai-pageauth.html.

Texto do Fichamento: A acessibilidade na web – web é um dos serviços oferecidos na internet (uma grande rede de computadores, criada a partir de um conjunto de regras e protocolos que interligam permanentemente milhões de computadores em todo o mundo), concebido para disponibilizar permanentemente informações a todos os usuários. Composta por um imenso conjunto de documentos, que nos são apresentados em pequenas porções chamadas de páginas web. Essas possuem muitas interligações entre seus conteúdos, feitas por hiperlinks. Esse tipo de organização não linear é chamado de hipertexto. O hipertexto, portanto, é um texto que possui marcações especiais, indicando sua ligação ou hiperlink com outros hipertextos. A linguagem usada para a marcação dessas estruturas e hiperlinks nos hipertextos é chamada de Hypertext Markup Language, ou HTML. O protocolo usado para transferir os hipertextos entre os servidores é chamado de Hypertext Transfer Protocol, ou HTTP – significa que pessoas com deficiência podem usar a web. Mais especificamente, a acessibilidade na web significa que pessoas com deficiência podem perceber, entender, navegar, interagir e contribuir para a web. E mais. Ela também beneficia outras pessoas, incluindo pessoas idosas com capacidades em mudança devido ao envelhecimento. É a possibilidade e a condição de alcance, percepção, entendimento e interação para a utilização, a participação e a contribuição, em igualdade de oportunidades, com segurança e autonomia, em sítios e serviços disponíveis na web, por qualquer indivíduo, independentemente de sua capacidade motora, visual, auditiva, intelectual, cultural ou social, a qualquer momento, em qualquer local e me qualquer ambiente físico ou computacional e a partir de qualquer dispositivo de acesso. Para abarcar a complexidade do conceito de acessibilidade na web, existem alguns aspectos específicos que precisam ser considerados, tais como: a abrangência: onde é cada vez mais importante que a web esteja disponível em todas as situações e ambientes, a qualquer momento, sob as mais diversas condições técnicas; a reciprocidade: onde pessoas com deficiência podem perceber, compreender, navegar e interagir com a web e podem também contribuir com a web; a multiplicidade e a diversidade de fatores envolvidos: onde é necessário que vários componentes estejam trabalhando adequadamente em conjunto. Por exemplo: conteúdo, navegadores/outros agentes do usuário, tecnologia assistiva, conhecimento do usuário, desenvolvedores e usuários que contribuem com conteúdo, ferramentas de autoria e ferramentas de avaliação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (175.8 Kb)   docx (804.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com