TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é tecnologia da informação (TI)

Tese: O que é tecnologia da informação (TI). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  Tese  •  818 Palavras (4 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 4

O que é Tecnologia da Informação (TI)

Em seu início, a computação era tida como um mecanismo que tornava possível automatizar determinadas tarefas em grandes empresas e nos meios governamentais. Com o avanço tecnológico, as "máquinas gigantes" começaram a perder espaço para equipamentos cada vez menores e mais poderosos. A evolução das telecomunicações permitiu que, aos poucos, os computadores passassem a se comunicar. Como conseqüência, tais máquinas deixaram de simplesmente automatizar tarefas e passaram a lidar com Informação.

A informação é um patrimônio, é algo de valor. Não se trata de um monte de bytes aglomerados, mas sim de um conjunto de dados classificados e organizados de forma que um usuário ou uma empresa possa tirar proveito. A informação é, inclusive, um fator que pode determinar a sobrevivência ou a descontinuidade das atividades de uma empresa. E isso não é difícil de ser entendido. Basta imaginar o que aconteceria se uma instituição financeira perdesse todas as informações relativas aos seus clientes...

Apesar de possível, muito dificilmente uma empresa de grande porte consegue perder suas informações, principalmente quando se fala de bancos, casas de câmbio, entre outros. No entanto, o que ocorre com mais freqüência é o uso inadequado das informações adquiridas ou, ainda, a sub-utilização destas.

A Tecnologia da Informação (TI) pode ser definida como um conjunto de recursos tecnológicos e computacionais para a geração, uso e guarda das informações.

A TI está fundamentada nos seguintes componentes (Rezende, 2000):

 hardware e seus dispositivos e periféricos;

 software e seus recursos;

 sistemas de telecomunicações;

 gestão de dados e informações.

Por que usar tecnologia da informação?

Algumas das razões que levaram à disseminação do uso da TI:

 única maneira de fazer determinado trabalho;

 melhorar processos internos;

 aplicar controles melhores;

 reduzir custos;

 melhorar a qualidade e disponibilidade das informações importantes interna e externamente à organização;

 agregar valor aos serviços e produtos ofertados por uma organização.

Na verdade, as aplicações para TI são tantas - estão ligadas às mais diversas áreas. Sendo a informação um bem que agrega valor a uma empresa ou a um indivíduo, é necessário fazer uso de recursos de TI de maneira apropriada, ou seja, é preciso utilizar ferramentas, sistemas ou outros meios que façam das informações um diferencial competitivo. Além disso, é necessário buscar soluções que tragam bons resultados, mas que tenham o menor custo possível. A questão é que não existe "fórmula mágica" para determinar como utilizar da melhor maneira as informações. Tudo depende da cultura, do mercado, do segmento e de outras aspectos de uma empresa. As escolhas precisam ser bem feitas. Do contrário, gastos desnecessários ou, ainda, perda de desempenho podem ocorrer. Por exemplo, se uma empresa renova sua base de computadores comprando máquinas com processadores velozes, muita memória e placa de vídeo 3D para funcionários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com