TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O qué é um HTML

Por:   •  10/5/2015  •  Ensaio  •  934 Palavras (4 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO
Este trabalho vai apresentar a linguagem de programação web HTML. Começando pela sua definição irei apresentar o documento HTML, seus comandos e técnicas de desenvolvimento.
A leitura deste trabalho traz para o leitor a compreensão do desenvolvimento de sites em linguagem HTML, os diversos modos de aplicar e inserir vídeos e imagens em um site, além de diversos outras curiosidades sobre esta linguagem.

O que é um documento HTML

HTML é uma das linguagens que utilizamos para desenvolver websites. A sigla HTML vem do inglês e significa Hypertext Markup Language ou em português; Linguagem de Marcação de Hipertexto.

O HTML é a linguagem base da internet. Foi criada para ser de fácil entendimento por seres humanos e também por máquinas. Uma página web pode ser construída a partir do mais básico dos editores de texto (bloco-notas), mas existem editores muito mais avançados (eu, por exemplo; costumo usar Dreamweaver da Adobe). Apesar de limitar seu processo criativo, o ganho em velocidade é incalculável, já que escrever código de varias páginas pode ser bastante cansativo.

Como são chamados os comandos em HTML

Todo documento HTML apresenta elementos entre sinal de menor que e maior que;  esses elementos são as (tags) de HTML, que são os comandos de formatação da linguagem. Toda tag aberta, deve ser fechada ....

Um arquivo HTML é um arquivo texto contendo pequenas tags de marcação, as tags de marcação indicam para o Navegador Web como mostrar a página. Os navegadores identificam as tags e apresentam a página conforme está especificada.

[pic 1]

Observa-se então no exemplo acima, que para finalizar uma tag, utilizamos uma barra.


Melhorando a aparência de um documento HTML:

Existem diversos meios para melhorar a visualização de um site. Atualmente várias funcionalidades vêm sendo aprimoradas com intuito de dar mais interatividade em um documento web sendo assim a:
a) Inserção de imagens e vídeos;
b) Tabelas podem ser inseridas e editadas;
c) Inserir links de outras páginas, servindo assim como “âncoras” para navegação interna e externa ao documento;
d) Cores de fontes, bem como cores de fundo podem sermanipuladas dentro do documento, fazendo assim que o site se torne cada vez mais agradável.

Inserindo imagens em um documento HTML:
Para inserir uma imagem no documento HTML, é primeiro necessário que a imagem já exista no computador. No computador, uma imagem é um arquivo de um tipo específico. 
Uma vez que a imagem já existe, para incluí-la no documento HTML utiliza-se o elemento IMG. O valor do atributo src (source = origem) aponta para o endereço URI da imagem.

Exemplo:




Inserindo vídeos no documento HTML:

No HTML5 é tão simples quanto usar uma tag . Penas tenha o vídeo disponível em uma pasta do seu site e coloque no seu documento o tag apontando para ele: 
Exemplo: 
Como na tag imagens, esta tag também pode receber atributos de formatação, fazendo assim com que ela se porte de diferentes maneiras dentro do documento. Posso citar atributos de alinhamento, tamanho, borda, controle entre outros.

Inserindo tabelas em um documento HTML:

Para criar tabelas é usado a tag . Dentro do tag é preciso definir e estrutura de linhas e colunas que formarão cada célula da tabela. Para isso, é utilizado dois outros tags, um que cria as linhas e o outro que cria as colunas da tabela. Estes tags são:
a) – tag : que define uma linha;
b) – tag : que define uma coluna;
c) – tag : que define a tabela cabeçalho e é exibido em negrito e centralizado.
Assim como outros comandos, estes tags também podem receber atributos de configuração para melhorar a sua visualização estesatributos modificam a borda, forma, tamanho, cores e outras funções mais.

Inserindo link’s para navegação em um documento HTML:

Para que o documento seja mais interativo e informativo, é possível inserir link’s. Estes link’s torna possível a navegação interna com outras páginas no interior ou exterior ao documento HTML. Uma tag própria para isso é escrita no cógido sendo este a tag .
Exemplo de utilização:
.

Conforme descrito, é possível que um texto ou uma imagem seja inserida como link para a navegação interna do documento ou externa. 
Variável local e global:

As variáveis que são criadas dentro de uma função são Locais e referenciáveis apenas dentro da função.
As variáveis criadas fora de funções são Globais, podendo serem referenciadas em qualquer parte do documento. Desta forma, variáveis que precisam ser referenciadas por várias funções ou em outra parte do documento, precisam ser definidas como globais.

Passagem de parâmetro por função, por referência e por valor:
a) Por valor:
Na passagem por valor (como foi visto até agora), os parâmetros de uma função funcionam como variáveis suas, ou seja NADA tem a ver com as variáveis da função que a chamou. Desta forma alterações nos valores desses parâmetros não interferem nos valores das variáveis da função chamadora.

Exemplo:
int soma (int x1, int x2)
{
x1+= x2;
return x1;
}
void main (void)
{
int v1, v2;
scanf(“%d %d”,&v1,&v2);
printf(“%d”,soma(v2,v1));
}

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (52.8 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com