TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ONG - INCLUSÃO DIGITAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Por:   •  31/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.418 Palavras (14 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 14

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Gestão da Tecnologia da Informação

ONG - INCLUSÃO DIGITAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

PIM II

BRASÍLIA

2018

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Gestão da Tecnologia da Informação

ONG - INCLUSÃO DIGITAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

PIM II

Douglas Souza Roberto

RA 1438952

Gestão da Tecnologia da Informação

4º semestre

BRASÍLIA

2018

RESUMO

O presente artigo reporta-se a criação de uma ONG com o objetivo de promover a inclusão digital para atender pessoas deficientes matriculadas em escolas públicas, de comunidades carentes. Durante um congresso sobre inclusao digital e sustentabilidade, um pequeno empresário resolveu criar um ONG para atender as pessoas deficientes onde o foco principal é a inclusão digital e questões ambientais como descarte correto de resíduos e o consumo consciente, atendimento ao publico.

Após obter o apoio de professores voluntários e um local cedido pela prefeitura, faltavam os computadores e o conhecimento para a criação da ONG.

Passaram-se algumas reuniões com os voluntários onde foram levantadas questões sobre infraestrutura de TI, o pequeno empresário foram levantadas vantagens e desvantagens sobre diversas plataformas computacionais as quais o pequeno empresário necessitava saber qual a melhor plataforma de modo que pudesse ser utilizada por um longo período e que otimizasse os gastos para sua obtenção, uma vez que os recursos financeiros eram escassos.

Visando atingir estes objetivos, foi sugerida a contratação de uma consultoria especializada em montagem de ONGs. Após pesquisar no mercado foi contratado um consultor com especializado em montagem de ONG com expertise em Tecnologia da Informação.

Palavras-chave:  Inclusão Digital, ONG,  Infraestrutura de TI, deficientes.


ABSTRACT

This article reports on the creation of an NGO with the objective of promoting digital inclusion to assist disabled people enrolled in public schools, from underprivileged communities. During a congress on digital inclusion and sustainability, a small business owner decided to create an NGO to attend disabled people where the main focus is digital inclusion and environmental issues such as correct disposal of waste and conscious consumption, service to the public.

After obtaining the support of volunteer teachers and a place given by the city hall, they lacked the computers and the knowledge to create the NGO.

There were some meetings with the volunteers where questions were raised about IT infrastructure, the small business owner was raised advantages and disadvantages on various computing platforms which the small business owner needed to know which platform best so that it could be used for a long period and to optimize expenditures to obtain them, since financial resources were scarce.

In order to reach these objectives, it was suggested to hire a consulting firm specializing in setting up NGOs. After researching in the market, a consultant was hired who specialized in assembling NGOs with expertise in Information Technology.

Keywords: Digital Inclusion, NGO, IT Infrastructure, disabled.


Sumário


  1. INTRODUÇÃO

No Brasil, uma das principais deficiências é a educação, onde os alunos não possuem incentivo suficiente para dar continuidade às atividades educacionais após o horário de aula. Dada esta situação, temos o aumento da marginalidade infanto-juvenil pois mjuitos jovens acabam ingressando na criminalidade por não ter o tempo preenchido com tarefas que os motive a evoluir nos estudos e também em adquirir uma possível futura profissão. Nas comunidades carentes o acesso a Informática é limitado, a inclusão digital praticamente não existe ou se existe é insuficiente para atingir a demanda.

Nos dias atuais a Tecnologia da informação deixou de ser irrelevante na formação e passou a ser determinante para educação inicial.

Incluir uma pessoa digitalmente não é apenas "alfabetiza-la" em informática, mas sim fazer com que o conhecimento adquirido por ela sobre informática seja útil para melhorar seu quadro social.

O Objetivo do projeto aqui descrito é sugerir a participação de uma pequena empresa no desenvolvimento e na Inclusão Digital em uma comunidade carente.

A Inclusão digital terá papel fundamental na questão da desigualdade de status de cidadania com igualdade de oportunidades à informação, uma melhor qualificação objetivando um melhor posicionamento no mercado de trabalho, à busca de conhecimento para a ação em defesa dos próprios direitos, à comunidade e expressão. (Becker, 2009, o. 14).

O sistema operacional escolhido para ser utilizado nos computadores da ONG é o LINUX, o qual teve seu núcleo originalmente escrito por Linus Torvalds do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Helsinki, Finlândia, com a ajuda de vários programadores voluntários através da Usenet (uma espécie de sistema de listas de discussão existente desde os primórdios da Internet). Tal escolha se deve ao fato de minimizar os custos com a implantação da ONG, pois, o LINUX é distribuido sob licença de software GNU General Public License. Essa licença permite a distribuição e até a venda de versões até mesmo modificadas do Linux, mas requer que todas as cópias sejam lançadas dentro da mesma licença e acompanhadas de acesso ao código fonte.

  1.  Objetivo geral

O objetivo geral deste projeto é demonstrar um estudo de análise de impacto, planejamento, desenvolvimento e a viabilidade da implantação de uma ONG para promover a inclusão digital em comunidades carentes tendo com alvo criançàs matriculadas em escolas públicas.

  1.  Objetivos específicos

Desenvolver e aplicar os conhecimentos adquiridos em aula sobre Fundamentos de Sistemas Operacionais, Lógica, Estatística e Desenvolvimento sustentável;

Evidenciar os pontos culminantes de sucesso ou fracasso, decorrentes do bom ou mau uso da Tecnologia da Informação como fonte para a inclusao digital e a sustentabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (573.3 Kb)   docx (346.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com