TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORGANIZAÇAO DE COMPUTADORES INFORMATICA

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.726 Palavras (19 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 19

FUNCIONALIDADE DA MÁQUINA (1)

FUNCTIONALITY MACHINE

SOBRENOME, nome do aluno¹.

Graduando em Análise de Desenvolvimento de Sistemas – IFG/Uruaçu

SOBRENOME, nome do aluno².

Graduando em Análise de Desenvolvimento de Sistemas – IFG/Uruaçu

SOBRENOME, nome do aluno³.

Graduando em Análise de Desenvolvimento de Sistemas – IFG/Uruaçu

RESUMO

Palavras-chave:

ABSTRACT

Keywords:

  1. INTRODUÇÃO

HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES

Para entender o funcionamento de um computador, precisamos conhecer sua evolução. Como salientamos, os computadores que usamos hoje incorporam em sua estrutura decisões que foram tomadas tempos atrás. Explicamos ainda que o computador moderno ou digital possui níveis, e que o nível mais simples utiliza um conjunto de instruções denominado linguagem de maquina. Entretanto, mesmo esse nível mais simples não nasceu pronto. Ele e fruto de uma evolução, pois um dispositivo sempre incorpora ao menos parte da tecnologia de predecessores.

Como diversos dispositivos influenciaram a criação do computador moderno, seria impraticável tratarmos de todos, motivo pelo qual escolhemos os mais relevantes.

O ábaco e um instrumento de calculo, utilizado nas operações de somar e subtrair. O ábaco e formado por uma moldura com bastões paralelos, que correspondem da direita para esquerda, as unidades, dezenas, centenas etc. e nos quais estão os elementos de contagem, normalmente fichas ou bolas.

Estima-se que o ábaco, um dos dispositivos mais antigos da humanidade, apareceu milênios atrás e se desenvolveu independentemente em diferentes culturas, tais como Egito, China, Arábia, Roma, Japão etc.

Alem do ábaco, outro dispositivo que influenciou na elaboração de computadores foi a régua de calculo. Segundo a Infopedia, este dispositivo foi inventado em 1622 pelo inglês William Oughtred. Originalmente circular, o instrumento continha escalas em que a posição dos números era proporcional ao seu logaritmo. Utilizada ate os dias atuais, a régua de calculo permite fazer as operações básicas com uma precisão de quatro dígitos.

ENERGIA

Os avanços tecnológicos dos últimos séculos se mostraram de extrema importância para a sociedade moderna. Equipamentos eletroeletrônicos, como computador, televisão, aparelhos de som, condicionadores de ar, aquecedores e diversos outros equipamentos só existem graças à energia elétrica.

A descoberta das cargas elétricas por Tales de Mileto, na Grécia antiga, foi fundamental para a evolução tecnológica dos tempos modernos.

A energia elétrica é a capacidade de uma corrente elétrica realizar trabalho. Essa forma de energia pode ser obtida através da energia química ou da energia mecânica. Através de turbinas e geradores que transformam essas formas de energia em energia elétrica.

Ela é obtida através da aplicação de uma diferença de potencial entre dois pontos de um condutor, gerando uma corrente elétrica entre seus terminais. Hoje em dia a energia elétrica é a principal fonte de energia do mundo. A principal função da energia elétrica é a transformação desse tipo de energia em outros tipos, como, por exemplo, a energia mecânica e a energia térmica.

O COMPUTADOR

Os sistemas computacionais evoluíram na medida em que as tecnologias de integração e miniaturização e a capacidade de processamento foram evoluindo. No inicio, ou seja, durante a primeira geração, os sistemas eram compostos por válvulas (tubos elétricos a vácuo) de alto custo, de difícil implementação, baixa confiabilidade e alto consumo.

Com passar dos anos e com a evolução tecnológica, veio a revolução dos semicondutores (transistores), seguida dos circuitos integrados de alta capacidade de integração, os quais permitiram sistemas cada vez menores, mais rápidos, mais fáceis de implementar, com baixo consumo de energia e com maior capacidade de processamento.

O computador é um dos elementos básicos na composição de um sistema de informação. Por meio deste dispositivo os dados são coletados/inseridos, processados de acordo com uma serie de parâmetros pré-definidos e apresentados como informação para o usuário para uso posterior.

SISTEMA BINÁRIO

O sistema binário é um sistema de numeração em que todas as quantidades que se representam com base em dois números, com o que se dispõe das cifras: zero e um (0 e 1). A combinação desses dígitos leva o computador a criar várias informações: letras, palavras, textos, cálculos. A criação do sistema de numeração binária é atribuída ao matemático alemão Leibniz.

Conceito de bit e byte

O bit e a menor unidade computacional. Representa um estado lógico de ativo ou inativo e trata-se de uma abreviação da palavra Binary digit. Sendo uma informação basicamente digital, possui apenas dois estados (0 e 1).

Enquanto nós, humanos, contamos de 0 a 9 utilizando dez símbolos denominados sistema decimal, os computadores reconhecem apenas dois estados, zero e um (0 e 1), denominado sistema binário. Estes estados são impulsos elétricos e representam a presença de um impulso positivo (bit 1 – 5 volts) ou a presença de um impulso negativo (bit 0 – 0 volts). Os bits podem ser agrupados em números de oito e são chamados de byte, ou seja: 1 byte = 8 bits

Assim como em um sistema decimal, qualquer numero pode ser representado por dez símbolos (base decimal 0 – 9), cada qual com seu respectivo peso posicional. O mesmo ocorre para o sistema binário (base binária 0 e 1). Cada bit tem seu valor posicional dado por 2^n da direita para esquerda.

À medida que agrupamos mais e mais bytes, lançamos mãos de unidades de medidas para representar uma grande quantidade de bytes. As unidades kilo, mega, giga e outras, representarão milhares, milhões e bilhões de bytes, respectivamente. Estas unidades podem representar capacidades de armazenamento de memórias, discos rígidos, quantidade de dados coletados, informações processados e outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.9 Kb)   pdf (357.6 Kb)   docx (110.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com