TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DO COMPUTADOR E DA INFORMÁTICA NO ENSINO DE HISTÓRIA

Por:   •  9/11/2020  •  Projeto de pesquisa  •  3.239 Palavras (13 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

MARIA ISABEL BATISTA LOPES

História e Ensino:
O USO DO COMPUTADOR E DA INFORMÁTICA NO ENSINO DE HISTÓRIA

Projeto apresentado ao Curso de Historia do Cear, à Universidade Estadual de Goiás, para a disciplina de Metodologia Científica.

Professor Formador: Matheus Orion

Tutor à distância: Tanubia

Tutor Presencial: Darlene Tavares de Lima

Polo Niquelândia

Abril/2018

SUMÁRIO

1 INTODUÇÃO.................................................................................................................. 03
2 JUSTIFICATIVA.............................................................................................................. 04
3 OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICO............................................................................... 06
4 METODOLOGIA............................................................................................................. 07
5 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA........................................................................................... 09
6 FONTE............................................................................................................................ 11
7 CRONOGRAMA............................................................................................................. 12
8 REFERÊNCIAS.............................................................................................................  13

1 INTRODUÇÃO

O tema do trabalho é: o uso de computadores e da informática no ensino de história. A pesquisa será feita de dois modos: através da pesquisa bibliográfica pois, será usado todo tipo de material escolhido acerca do respectivo tema como obras, artigos, livros, sites, entre outros, através da coleta de informações e organização de ideias e análise do material coletado.

E por meio da pesquisa de campo, onde serão colhidos materiais para análise de dados como entrevistas com alunos e professores, e análise prática através do real contato com o meio desenvolvido pelo tema do trabalho.

Podemos apresentar o uso de computadores e da informática no ensino de história como uma forte alternativa para gerar resultados positivos em sala de aula tanto em alunos como nos professores da disciplina de história.

Através desse recurso avançado e tecnológico, é possível trabalhar a história em sala de aula com alunos por um meio de comunicação em que os mesmos já estão familiarizados, usando softwares, conexões virtuais, internet, e vários outros meios que possibilitarão um contato e uma conexão entre a história, a tecnologia, e o cotidiano do aluno gerando assim uma cumplicidade entre ambos.

A linha teórica trabalhada será a de história e ensino, pois o conhecimento histórico será produzido em comunhão com os alunos ajudando os mesmos a produzirem seu conhecimento independente durante as aulas, fazendo com que o saber e o conhecimento cheguem aos alunos através das atividades desenvolvidas neste trabalho.

Sabe-se que no ensino de história, os alunos de hoje estão sobrecarregados de métodos repetitivos. Assim, a curiosidade de experimentar algo novo os motiva e os encoraja a buscar melhorias tornando-os mais exigentes em busca de um ensino de qualidade. Sendo assim esse pode ser um recurso bastante utilizado pelo professor de história e pela escola.






2 JUSTIFICATIVA

Sabe-se que o sistema educacional brasileiro sofreu com o passar do tempo muitas transformações. No decorrer da história da educação, várias metodologias e mudanças nos currículos de história contribuíram tanto para o avanço, como para o atraso da disciplina de história.

Atualmente, podemos observar que o ensino de história e os profissionais da área tem um carinhoso apego ao tradicionalismo que, mesmo depois de tantas reformas nos modelos de ensino e nos currículos escolares, continua entranhado nas salas de aula impossibilitando tanto professores como alunos, de explorarem novos métodos e práticas, que possam gerar bons resultados no ensino aprendizagem das escolas.

O mundo de hoje está vivendo a era da informática e das tecnologias, principalmente no que se refere ao uso de computadores e da informática. Em todo o mundo, poucas são as pessoas que não tem oportunidade de manusear um equipamento desses, avançado, de fácil uso e rápida compreensão. Então porque o computador, essa máquina tão fantástica cheia de informação e conhecimento, não pode ser usada no ensino de história para que haja um desapego ao tradicionalismo, e então uma renovação na história e na forma como é ensinada?

Fazendo uma retrospectiva de quando cursei o ensino fundamental e médio, percebo que o computador e a história sempre estiveram lá, porém, nunca foram usados corretamente. No ensino fundamental lembro que havia um laboratório de informática e, por duas vezes estive lá, mas, nenhuma delas foi para uma aula, foi por curiosidade e nem mesmo tinha internet. A própria escola monitorava fervorosamente os alunos e limitava nosso espaço no laboratório sem contar que não havia um técnico ou uma pessoa que pudesse auxiliar. Vale a pena dizer que nesta escola cursava a 8° série no ano de 2005.

A principal função da escola é produzir a construção do conhecimento, promovendo acesso aos saberes e culturas da sociedade a que pertence. Assim a tecnologia, principalmente o computador e a informática não podem ser excluídos desse contexto levando em conta principalmente que a criança e o jovem da atualidade já nascem no mundo da tecnologia.

Concordando com os PCNs que que indicam como um dos objetivos que os alunos sejam capazes de saber utilizar diferentes fontes de informações e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimento, sabe-se que o uso do computador e da informática no ensino de história estabeleceria novas relações do aluno com o mundo aumentando sua interação cultural, intelectual social, profissional e política.

O acesso as novas tecnologias é uma necessidade que leva o aluno ao contato com novos equipamentos e novas práticas educativas. Utilizar o computador, acessar à internet, são alguns requisitos básicos da atualidade que envolvem um processo de ensino e aprendizagem de qualidade.

Seguindo deste ponto, e entendendo que o computador e a informática no ensino de história podem andar lado a lado e dar um novo aspecto à disciplina livrando-a do tradicionalismo em que a mesma se encontra arraigada, é que será desenvolvido o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (137.5 Kb)   docx (68.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com