TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS COMPUTADORES DA 4ª GERAÇÃO

Por:   •  20/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 3

COMPUTADORES DA 4ª GERAÇÃO

Ao longo da história nós presenciamos grandes avanços e formidáveis avanços na tecnologia de tal forma que nem em sonhos nossos avôs conseguiriam imaginar tais possibilidades. Os computadores foram sendo atualizados e ultrapassados de tal forma que a cada avanço era possível separar uma geração de computadores de tão diferentes que cada uma apresentava e vamos descobrir um pouco agora a respeito da 4ª geração.

Na geração anterior vimos que o desenvolvimento de CI’s circuitos integrados possibilitou a miniaturização dos componentes que de longe comparado aos atuais seriam como gigantes. Então pode se perceber que a intenção era sempre diminuir cada vez mais o tamanho e a estatura dos componentes e aumentar velocidade e qualidade e quantidade de armazenamento.

Na 4ª Geração de computadores que se iniciou em 1971 e foi até o ano de 1980 vamos ver o surgimento da CPU, que é o cérebro do computador moderno, é a unidade central de processamento. Essa geração já inicia com a apresentação dos microprocessadores, estes por sua vez tem o papel de executar instruções e um sistema eletrônico em geral. O sistema operacional é construído sobre este conjunto de instruções e por meio dele acontecem todas as demais atividades do computador. Como os componentes foram cada vez mais reduzidos, os computadores se tornaram cada vez mais baratos e acessíveis, sendo assim os chamados PC’s ou “computador pessoal” foram vistos pela primeira vez nesta geração, porque nas gerações anteriores ainda era muito caro a obtenção de um, então seu uso se restringia apenas ao uso comercial.

 O primeiro microprocessador desenvolvido foi o intel 4004, lançado em 1971. Este microprocessador possuía uma clock de 740 kHz o que significa que ele podia calcular até 92 mil instruções por segundo. O i4004 como assim denominado não era muito poderoso já que ele só podia somar e subtrair 4 bits por vez, mas mesmo assim ter essa funcionalidade em um único chip era algo incrível para a época afinal até então os antigos computadores da outra geração eram construídos com vários chips, ou seja, transistores ligados um a um. Esse microprocessador foi utilizado em uma das primeiras calculadoras portáteis. Se tratando de computador pessoal o primeiro microprocessador utilizado foi o 8080 ele é um computador de 8 bits completo dentro de um chip e foi lançado em 1974. Posteriormente nas próximas gerações vamos visualizar com mais detalhes a evolução dos microprocessadores onde vamos chegar, por exemplo, no Pentium e core que conhecemos hoje em dia que também foi criado pelo intel mostrando que o uso dos microprocessadores foi uma das grandes invenções que marcaram não só essa geração mais a história dos computadores no geral.

Nessa nova era da informática em um único chip se abrigavam cerca de 100 mil transistores, é como uma se fosse uma cidade de transistores apenas um chip, por isto recebeu o nome de microprocessador por ser visível apenas em escala micro.

Mas não pense você que esta é a única novidade desta geração, não, muitas outras coisas marcaram esta época como por exemplo, o avanço da teleinformática, ou seja, a transmissão de dados entre computadores por meio de uma rede.

Com o passar do tempo a obtenção de um computador começou a ser muito mais acessível e com isso também veio a necessidade de conectar um computador a outro, afinal se um computador já é bom dois melhor ainda, então através deste sistema de rede 2 ou mais computadores podiam compartilhar os dados entre si de maneira a expandir ainda mais suas capacidades e tarefas, fazer isto já era uma grande vantagem, entretanto o uso da rede pode vencer também a distância, ou seja, você poderia se comunicar por exemplo com outra pessoa a uma distancia grande

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (65.7 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com