TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS COMPUTADORES NOS NEGÓCIOS

Por:   •  1/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.186 Palavras (5 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 5

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 - Computador        

Figura 2 - Comunicações        


LISTA DE TABELAS

Tabela 1 - PROJETOS        


SUMÁRIO

1        Computadores nos negócios        

2        Por que as empresas precisam de informações        

3        O valor e o custo da informação        

4        Planejando a automação da informação        


  1. COMPUTADORES NOS NEGÓCIOS

        

Em menos de uma geração, a tecnologia da computação revolucionou os negócios ao redor do mundo. Virtualmente, todas as companhias, grandes ou pequenas, agora dependem de equipamentos para o processamento de informações para automatizar ou auxiliar virtualmente todos os aspectos do comércio. Os computadores são essenciais para enfrentar o desafio da concorrência global, na qual as empresas precisam ser eficientes e ágeis e têm de produzir produtos e serviços de alta qualidade a um custo sempre menor. A figura 1 mostra a imagem de uma máquina digital.

Figura 1 - Computador

[pic 1]

Fonte: Microsoft, 2010

Computadores tornaram-se tão importantes para muitas corporações que precauções extensas são tomadas para assegurar que sistemas e dados estejam disponíveis a todo o momento. Mas os computadores fazem muito mais do que apenas tratar os dados, eles ajudam as pessoas a tomar decisões. Estas máquinas também ajudam na comunicação entre as pessoas. Diante disto, hoje, quem sabe usar um computador eficientemente tem grande vantagem sobre quem não tem esse conhecimento.

Felizmente, nos últimos 20 anos testemunhamos diminuições drásticas no custo da computação, o que levou à instalação de milhões de computadores.

  1. POR QUE AS EMPRESAS PRECISAM DE INFORMAÇÕES

O que é informação e porque ela é tão importante? Do ponto de vista de uma corporação típica, informação é qualquer item intangível que afete a empresa. Previsões sobre desempenho do mercado de ações, planos para novos produtos, avaliação de empregados, lista de preço. As corporações precisam de informação para tomar decisões sobre características dos produtos, esforços de marketing e investimentos, entre outras coisas.

Figura 2 - Comunicações

[pic 2]

Fonte: Microsoft, 2010

Obter boas informações e transformá-las rapidamente em produtos que os consumidores desejam é a chave para ficar nos negócios; a empresa que não está bem informada pode ser deixada rapidamente para trás por concorrentes ágeis.

  1. O VALOR E O CUSTO DA INFORMAÇÃO

Embora o computador ajude as pessoas a gerenciar informações, os seres humanos ainda precisam avaliar essas informações e fazer escolhas. Para as pessoas que dependem de informações para tomar decisões, três fatores que afetam o valor dos dados: oportunidade, precisão e apresentação. O equilíbrio dessas necessidades cria muitos desafios para as pessoas que gerenciam as informações: determinar o que guardar e o que descartar; descobrir a melhor maneira de organizar as informações; construir sistemas automatizados para filtrar e relatar as informações; e controlar quem tem acesso a elas. Todas essas decisões têm de ser ponderadas em relação ao custo do gerenciamento das informações. Pode ser difícil definir exatamente o valor da informação, mas não o custo de gerenciá-la.

  • Oportunidade: o valor da informação em geral está diretamente relacionado ao seu tempo de existência, ou ao momento em que ela é necessária. Quanto mais urgente for a informação, mais custará. Portanto, se a oportunidade for crucial para o valor das informações, as pessoas estarão dispostas a pagar mais para obtê-las.
  • Precisão: no que se refere aos computadores, precisão significa mais detalhes e isso significa mais informações. Informações perfeitas (100% completas e 100% precisas) são inatingíveis. Toda informação é, na verdade, um meio-termo que atinge uma fração dessas metas. Quanto mais complexa e detalhada a informação, mais armazenamento será necessário.
  • Apresentação: a apresentação pode ser crucial para o valor de uma informação. As pessoas em geral acham muito mais fácil compreender gráficos do que números, e uma imagem é capaz de transmitir uma idéia muito melhor do que simples palavras. A apresentação de uma informação é o ponto onde realmente brilha a tecnologia dos computadores. A tecnologia que permite correlacionar e processar grandes quantidades de dados existe há tempos, mas só de uns anos para cá os computadores começaram a apresentar os resultados de todos esses números em um formato que a maioria de nós é capaz de compreender rapidamente.

  1. PLANEJANDO A AUTOMAÇÃO DA INFORMAÇÃO

Antes de uma organização aplicar a informática às suas necessidades de informação, ela tem de analisar exatamente quais tipos de informação são essenciais. Ela tem de desenvolver um quadro claro do modo como, exatamente, os vários componentes da informação interagirão. Tradicionalmente, as companhias criam fluxogramas e diagramas que detalham os dados existentes, as origens dos dados e como são usados. Esses fluxogramas e diagramas são importantes para mostrar o relacionamento e as dependências dos vários aspectos da empresa em relação aos componentes da informação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (190.7 Kb)   docx (65.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com